8 Igrejas em Buenos Aires que você vai amar!

Visitar igrejas quando estamos viajando e conhecendo uma cidade nova é muito comum, mesmo entre turistas ateus ou pouco religiosos. Isso porque, em muitos casos, os templos religiosos encerram verdadeiros tesouros arquitetônicos e testemunham diversos momentos da história do lugar. Aqui listamos 8 igrejas em Buenos Aires que você precisa conhecer.

 

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES QUE VOCÊ VAI AMAR!

 

 

Igrejas em Buenos Aires

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é uma das mais importantes igrejas da capital portenha. Obra arquitetônica do período colonial, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1942. Tem uma imponente fachada com 12 colunas e uma escultura em alto-relevo que mostra o encontro de Jacó e seu filho José no Egito.

No interior, além de belos detalhes arquitetônicos e pinturas do italiano Francesco Domenighini retratando a Via Crucis, pode-se ver o mausoléu do General José de San Martín, um dos maiores heróis nacionais. Há também objetos pessoais e de liturgia utilizados pelo Papa Francisco durante os 15 anos que durou seu ministério pastoral na capital argentina, quando ainda era o arcebispo Jorge Bergoglio.

Veja neste post exclusivo mais informações sobre a Catedral de Buenos Aires!

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES:

IGREJA ORTODOXA RUSSA

 

Igrejas em Buenos Aires

A Igreja Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade, em San Telmo, chama atenção de quem passa em frente por seu conjunto de cinco cúpulas turquesa, tão características da arquitetura moscovita do século XVII.  A fachada tem também três vitrais que reproduzem diferentes passagens bíblicas e um belo mosaico realizado em São Petesburgo representando a Santíssima Trindade. Por dentro, o templo é de uma impressionante riqueza de detalhes e adornado com peças de grande valor. Vitrais multicoloridos, mosaicos venezianos e o uso de veludo, mármore e peças em dourado formam um ambiente imponente e de muita beleza. Foi inaugurada em outubro de 1901.

As visitas à Catedral Ortodoxa Russa ocorrem a cada segundo domingo de cada mês, às 15h. O custo individual é de $15 (15 pesos) e a duração é de cerca de 45 a 60 minutos.  É também possível assistir a uma missa, mas nesse caso não se pode recorrer o templo. Saiba mais aqui!

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES

BASÍLICA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 

 

Igrejas em Buenos Aires

Na rua San Martín, no bairro de Retiro, encontra-se a Basílica do Santíssimo Sacramento. Depois de oito anos em obras, foi finalmente inaugurada em 1916. Possui um estilo eclético. Na fachada, o destaque vai para as torres e um conjunto escultórico em mármore branco que representa o beato Pedro Julián Eymard, fundador da ordem da congregação do Santíssimo Sacramento Expuesto, junto a dois anjos ajoelhados.

Quando se fala de igrejas em Buenos Aires, essa é uma das preferidas da alta sociedade portenha para celebrar casamentos. Uma das mais luxuosas da cidade, a Basílica do Santíssimo Sacramento está ricamente adornada com elementos de mármore, granito azul, bronze, mosaico veneziano e belos vitrais. Conta ainda com um ostensório (objeto onde fica guardada a hóstia depois de consagrada) de ouro e prata.

Aproveite que está na região e procure conhecer o edifício Kavanagh e a Praça San Martín!

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES

MARIA AUXILIADORA E SÃO CARLOS

 

 

Igrejas em Buenos Aires

 

No bairro de Almagro, a Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos é um templo de beleza monumental, construído entre 1900 e 1910 pelos salesianos de Dom Bosco na Argentina.  Formada por uma mistura de estilos arquitetônicos, esta é, sem dúvida, uma das mais belas igrejas em Buenos Aires. Foi declarada de interesse histórico e cultural pela legislatura portenha em 2006.

Do lado externo, domina a austeridade, com um revestimento de tijolo aparente, sem excessos de ornamentação. Na parte interior, belas colunas de 15 metros de altura, escadas de mármore, painéis, uma enorme quantidade de altares, um pé direito de grande altura e o predomínio do vermelho e do dourado criam um ambiente festivo e requintado. Nessa igreja foi batizado o menino Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

 

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES:

PARÓQUIA JESUS NO JARDIM DAS OLIVEIRAS

 

 

Igrejas em Buenos Aires

Fora da capital, vale a pena conhecer a Paróquia Jesus no Jardim das Oliveiras (Parroquia Jesús en el Huerto de los Olivos), considerada uma das mais curiosas do mundo. Foi inaugurada em 1897, mas o edifício atual data de 1939. Do lado externo, o maior destaque é o verde que recobre a fachada da igreja, formado por trepadeiras.

O interior é simples, se comparado a outros templos adornados com ouro e objetos preciosos, mas de grande beleza. Talvez por isso, costuma ser palco de muitos casamentos de filmes e novelas argentinas. Aí encontra-se o mausoléu de Vicente López (1785-1856), escritor, advogado e político, autor do hino nacional argentino. Seus restos mortais, no entanto, descansam no Cemitério da Recoleta, já que a família negou-se a trasladá-lo a Olivos.

Falamos exclusivamente do Cemitério da Recoleta AQUI!

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES:

SANTO INÁCIO

 

 

Igrejas em Buenos Aires

Além das igrejas citadas, o turista pode ter curiosidade de conhecer também a primeira igreja de Buenos Aires, no bairro de Montserrat. Trata-se da Igreja de Santo Inácio, construída pelos jesuítas entre 1686 e 1722. Um dado interessante é que em seu subsolo há túneis construídos na época colonial, utilizados tanto para defesa quanto para atividades de contrabando. Foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1942.

 

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES:

PILAR

 

 

Igrejas em Buenos Aires

Outro lugar interessante é a Basílica Nossa Senhora do Pilar, na Recoleta. É também uma das mais antigas igrejas em Buenos Aires e uma das mais lindas obras da arquitetura colonial portenha. A primeira capela foi construída em 1732, e pertencia à ordem dos Franciscanos Recoletos. Os freis foram expulsos em 1821 pelo Governador Martín Rodriguez e o convento, fechado. No terreno onde tinham uma horta, construiu-se o Cemitério da Recoleta e em outro edifício da ordem, o Centro Cultural Recoleta. Em 1829 o templo foi elevado a Paróquia e, em 1936, basílica menor. Declarada Monumento Histórico Nacional em 1942.

 

Aproveite para visitar nas imediações a feirinha da praça em frente à igreja de Pilar e a Flor Metálica.

 

8 IGREJAS EM BUENOS AIRES:

BASÍLICA DE LUJÁN

 

Igrejas em Buenos Aires

Por fim, não poderíamos deixar de citar a Basílica de Luján. Apesar de estar a cerca de 70 km de distância de Buenos Aires, é um passeio super recomendado para quem é católico ou gosta de arquitetura. Saiba mais nesse post completo sobre a Basílica de Luján.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Saiba mais:

Não deixe de ir à Terra Santa, famosa réplica em Buenos Aires.

Faça o Tour Papal em Buenos Aires.

Passeios em Buenos Aires: Ofertas e descontos.

Ofertas de Shows de Tango com desconto.

By |2018-03-26T13:09:04+00:00março 25th, 2016|Categories: Blog|Comentários desativados em 8 Igrejas em Buenos Aires que você vai amar!

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.