De passagens compradas para vir a Buenos Aires? Hotel reservado e passeios programados? Ótimo! Mas e a documentação? Será que você se lembrou desse “detalhe”?  Falaremos aqui da entrada na Argentina com RG. Tiramos suas dúvidas!

Entrada na Argentina com RG: como funciona

Entrada na Argentina com RG-03

Parece mentira, mas muita gente perde a viagem por falta de documentação adequada para entrar no país de destino. No caso de Buenos Aires, não é diferente. Volta e meia, algum cliente escreve desesperado e triste porque não conseguiu embarcar! Então, fique ligado: saiba tudo sobre a entrada na Argentina com RG, como funciona!

Entrada na Argentina com RG:

brasileiro não precisa de visto

entrada na Argentina com RG-04

Primeiro de tudo, o melhor: turista brasileiro não precisa de visto para entrar na Argentina. Em segundo lugar, existem apenas dois documentos que são aceitos para entrada no país: RG e passaporte.

Ou seja, não são aceitos nem a Carteira de Motorista (CNH), nem Certidão de Nascimento, muito menos carteira da OAB. Ah! E se você só tem identidade militar, providencie já o RG civil ou o passaporte. Do contrário, não poderá embarcar!

Entrada na Argentina com RG:

estrangeiros residentes no Brasil

Imigração-em-Aeroportos-640x427

Da mesma forma, os estrangeiros residentes no Brasil também podem entrar apenas com o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). No entanto, pode ser que as autoridades de migração solicitem também o documento do país de origem. Portanto, se você é estrangeiro morando no Brasil, não viaje sem ele!

Entrada na Argentina com RG: sobre a fotografia

entrada na Argentina com RG-06

Dito tudo isso, passemos para algo MUITO importante: a fotografia. Segundo o Acordo Sobre Documentos de Viagem do Mercosul, existem dois requisitos para aceitação do documento. Primeiro: que esteja em bom estado de conservação. Segundo: que seja possível identificar claramente o titular pela foto.

Ainda segundo o Acordo, caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador, o agente migratório poderá solicitar outro documento oficial.

Entrada na Argentina com RG: menores

documentos-viagem

Se, por exemplo, você viaja com seu filho de 6 anos e o RG dele é de quando tinha meses, pode ter certeza de que não será aceito. Providencie um RG novo pra ele ou um passaporte. No caso de quem viaja com o passaporte, certifique-se de que esteja dentro do prazo de validade.

Entrada na Argentina com RG:

um pouco mais sobre menores

entrada-na-Argentina-com-autorização-menor

E já que falamos de menores, se estiverem viajando desacompanhados dos pais e com RG, é necessária uma autorização judicial para viajar. Da mesma forma, se viajam acompanhados de apenas um dos pais, uma autorização do outro genitor será requerida também.

Entrada na Argentina com RG: sobre o “vencimento” do RG

entrada-na-Argentina-com-RG-vários

Como dissemos antes, nosso foco hoje é a entrada na Argentina com RG. Você já sabe duas coisas básicas: que brasileiro não precisa de visto e que o RG é um dos documentos válidos para entrar na Argentina. Mas tem muita gente que acha que o RG tem vencimento. E não é assim.

Entrada na Argentina com RG: atenção às exigências

entrada na Argentina com RG-05

Apesar de tudo o que falamos até agora, algumas linhas aéreas exigem que o documento não tenha mais que dez anos de emissão. É o caso da GOL Linhas Aéreas, por exemplo. Embora já tenhamos dito, é bom reforçar: no caso de menores, o controle é ainda mais rígido. É preciso que eles sejam facilmente reconhecidos na foto, portanto, em alguns casos, pode ser necessário providenciar uma 2ª via com foto mais atual.

Entrada na Argentina com RG: na hora da volta

imigração

Ao ingressar na Argentina com o RG, você irá receber uma espécie de formulário de imigração (entrada e saída). Ele é o comprovante de ingresso fornecido pela “Dirección Nacional de Migraciones” no momento de sua admissão ao país. O comprovante deve ser guardado em local seguro, pois deverá ser apresentado no momento da saída do país para comprovar a data de seu ingresso. Isso apenas nos casos de quem viaja com o RG. No caso do passaporte, o carimbo no próprio documento substitui o documento.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?