Como são as regras para entrar na Argentina? Toda mala é examinada pelos funcionários da alfândega? Você tem dúvidas sobre imigração e alfândega em Buenos Aires? A gente tira pra você!

Imigração e Alfândega em Buenos Aires:

saiba tudo

Imigração-em-Aeroportos-640x427

Nem todo mundo tem experiência de viagem internacional. Sendo assim, uma dúvida muito comum entre os principiantes é quanto aos trâmites de imigração e alfândega em Buenos Aires. Na verdade, não tem mistério nenhum. Mas vamos contar com detalhes para que vejam que estamos falando a verdade!

Imigração e Alfândega em Buenos Aires:

os aeroportos

Aeroporto (1)

A chegada a Buenos Aires pode ser por dois aeroportos: Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, em Ezeiza; e Aeroparque Jorge Newberry, na capital. O de Ezeiza é bem maior e está atualmente em processo de reforma e ampliação. A área de imigração e alfândega é mais moderna e, geralmente, os procedimentos acontecem com mais agilidade.

No Aeroparque, que recebe principalmente voos domésticos, o processo costuma ser um pouco mais lento, já que conta com menos espaço e pessoal para atendimento. Mas, na verdade, tudo depende mesmo é da quantidade de voos que cheguem na mesma hora que o seu.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires:

sem necessidade de visto

entrada na Argentina com RG-06

Como já falamos outras vezes aqui no Blog, brasileiro não precisa de visto para entrar na Argentina. A entrada pode ser feita apenas com o RG ou com um passaporte válido. No entanto, existem alguns detalhes que você deve estar atento para não ser impedido de embarcar. Veja AQUI.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires:

formulário da AFIP

imigração-e-alfândega-em-Buenos-Aires-formulario-aduana

Importante: ainda no avião, você irá receber um formulário da AFIP (Administração Federal de Ingressos Públicos) para preencher com alguns dados e responder a algumas perguntas. Pode ser que te solicitem no guichê de imigração e pode ser que não, mas aconselhamos que preencha.

Caso contrário, se o pedirem e você não tiver preenchido, terá que voltar pra fila, pois o oficial não espera você preencher para não atrasar o atendimento. Esse formulário é uma declaração de que você não transporta nada que não seja permitido, como carne in natura, sementes, armas, drogas etc. Basta um por família.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires:

na fila correta

imigração-e-alfândega-em-Buenos-Aires-guichês

Ao descer do avião e entrar no aeroporto, você terá que seguir um caminho que obrigatoriamente vai levá-lo ao setor de imigração. Ao chegar, verá que existe uma fila para argentinos e residentes e outra para turistas estrangeiros. Coloque-se na fila correta e espere chegar a sua vez. No local, há várias cabines de atendimento.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires: atendimento com RG

imigração

Uma vez no guichê, o oficial de imigração vai receber seu documento o formulário. Irá também recolher sua digital e tirar uma foto. Ele vai ainda querer saber o seu local de hospedagem. Se não se sentir seguro em falar em espanhol, sugerimos que leve um print da página do hotel onde irá se hospedar.

 

Quem viaja com o RG, receberá de volta um papel que equivale ao carimbo de entrada no país.  Esse papel deve ser apresentado na imigração na hora da saída do país. Portanto, guarde-o em local seguro. No caso de perda, o processo é burocrático e há multa.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires:

com passaporte

Documentos (2)

No caso de quem viaja com o passaporte, o oficial carimba o documento com a data da entrada e o tempo de permanência no país, que é, no máximo, de 90 dias. Na sua saída do país, o passaporte será checado pelo oficial de imigração para que ele se certifique de que você está dentro do prazo de permanência de turista.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires: bagagens

imigração-e-alfândega-em-Buenos-Aires-guichês-aep-llegadas

Uma vez terminado o trâmite na Polícia Federal, você deverá se encaminhar para a área onde são retiradas as bagagens. Nos dois aeroportos, você é levado a passar por dentro do Free Shop para chegar ao local onde estão as esteiras.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires: alfândega

imigração-e-alfândega-em-Buenos-Aires-alfândega-02

De posse das malas, siga as placas que indicam a saída. O caminho também passa obrigatoriamente pela Alfândega antes de chegar ao saguão do aeroporto. Geralmente, o pessoal do setor pede para que todos os passageiros coloquem todos os pertences para passar no exame de raio-x. Pode ser que você seja “eleito” para que abram e revisem sua mala. Isso acontece se virem algo “suspeito” pelo raio-x ou se a luz vermelha acender justamente quando chegar a sua vez de passar.

Depois da Alfândega, é só sair pela porta à sua frente e já estará no saguão.

Imigração e Alfândega em Buenos Aires: saída

imigração

Na hora da volta ao Brasil, antes de chegar à área de embarque, você passará pela imigração. Fará todo o processo de novo. Entregará o formulário carimbado que recebeu ao entrar no país e o RG. Se entrou com o passaporte, apresenta apenas esse documento. Nesse caso, o oficial irá carimbá-lo com a data de sua saída. Pedirão novamente que deixe sua digital e tirarão uma fotografia.

Viu como é simples? Agora, relaxe e boa viagem!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?