Abasto: Como chegar e o que fazer na região

Já explicamos em outro post que a região que todos chamam de “Abasto” não figura oficialmente como bairro nos registros cadastrais da cidade de Buenos Aires. O correto seria dizer Balvanera. Mas está nos mapas “emocionais” dos portenhos e se chama assim porque foi onde funcionou, de 1893 a 1984, o Mercado de Abasto Provedor, o maior centro de distribuição de frutas e verduras do país, hoje shopping Abasto (o maior da capital portenha).

 ABASTO: O QUE FAZER PELA REGIÃO

 

Abasto

É uma região muito interessante, principalmente na parte cultural, mas devido a localização às vezes fica fora da rota dos turistas. Muitos apenas passam pelo Shopping Abasto e não sabem quem seu entorno há diversos atrativos e uma programação cultural bem ativa. Além do mais, é super fácil o acesso, já que o metrô deixa bem na parte principal do Abasto. Falando nisso, vamos explicar agora onde fica o Abasto.

 

ABASTO: COMO CHEGAR

 

Captura de Tela 2017-09-11 às 12.59.39

O Abasto fica no bairro de Balvanera, pertinho do Almagro e tem a Avenida Corrientes como eixo principal da região. É nessa avenida que estão concentrados os principais teatros, livrarias, restaurantes e pizzarias da cidade, além de ter uma vida noturna incrível! A zona do Abasto da qual estamos falando não é parte mais famosa da avenida, conhecida como “Times Square porteña“, mas é bastante movimentada e com muita oferta gastronômica, cultural e de compras.

Captura de Tela 2017-09-11 às 13.15.56

A principal forma de chegar até o Abasto é pelo metrô, mas depende sempre do seu ponto de partida e dos meios transportes disponíveis na zona que esta hospedado. Para chegar vindo do centro, basta pegar a linha B – cor vermelha sentido Juan Manuel de Rosas e descer na estação Carlos Gardel (pode escolher sair dentro do shopping ou na Avenida Corrientes). Existem também muitos ônibus que deixam nessa zona. Recomendamos dessa maneira acessar pelo Google Maps as opções (que varia de acordo com a origem) ou pelo aplicativo gratuito do governo COMO LLEGO BA. Taxi ou uber também são outras maneiras de chegar no Abasto ou em qualquer lugar da capital federal.

 

VEJA AGORA COMO SE LOCOMOVER POR BUENOS AIRES 

 

ABASTO SHOPPING: MAIOR DA CAPITAL

 

shopping_abasto_05

 

Shopping Abasto está construído onde antes funcionava um velho mercado de frutas e verduras, datado de 1883 e reformado em 1934. Em 1984, deixou de funcionar e passou por um longo período de abandono até ser transformado em shopping center, atualmente o maior da capital e conta com 230 lojas. Zara, Lacoste, Christian Lacroix e Adidas são algumas das marcas presentes e preferidas pelos brasileiros. Mas tem também livrarias, lojas de decoração, acessórios variados, Museu De Los Niños, praça de alimentação, praça de entretenimento e cinema.

 

MUSEO DE LOS NIÑOS: DIVERSÃO NO ABASTO

 

Buenos-Aires-Museums-Museo-de-los-Niños

 

Colorido e interativo, o Museo de los Niños é uma réplica de uma cidade de verdade e fica dentro do Shopping Abasto. Pensado para crianças até 12 anos, acaba sendo divertido para toda a família, já que se trata de uma miniatura fofa de uma cidade de verdade! A ideia é potencializar o desenvolvimento infantil de uma maneira lúdica, ou seja, que os pequenos visitantes possam aprender brincando. Aqui te contamos tudo sobre esse lugar mágico e interativo!

 

ONCE: VALE A PENA COMPRAR?

 

once

É bem em volta do Abasto que encontra-se a região do Once, conhecida pelo grande comércio de ruas e galerias. É como a 25 de Março em São Paulo, mas a verdade que nada ali é barato comparado aos preços no Brasil, além disso, não é considerado muito seguro. É preciso ter cuidado. Para quem mora aqui, é uma ótima opção, já que encontrará de tudo um pouco. Para os turistas, não recomendo caminhar pela zona.

ABASTO: O QUE E ONDE COMER?

 

restaurante_el-principe_abasto_04

 

Mas onde comer no Abasto? Além do Shopping Abasto que oferece comida rápida de shopping center, a zona de Abasto concentra diversas pizzarias e restaurantes peruanos. Isso ocorre porque o Abasto e no Once são locais onde a maioria dos imigrantes dessa região passaram a morar e também trabalhar. Para os apaixonados dessa gastronomia, lá é o lugar excelente para comer ceviche, ají de gallina e otros pratos típicos do Peru. Mas atenção: Nada chique e elegante. São restaurante simples, populares, com comida caseira, mas de excelente qualidade.

 

gambino

Outra dica para os turistas com saudade da comida brasileira é o restaurante Gambino, localizado na viela (pasaje) Carlos Gardel 3185. É no mesmo lugar onde estão as esculturas em homenagens ao tango, a casa de tango Carlos Gardel e bem ao lado do shopping. Pode juntar todos os atrativos em uma única programação. Falando nisso, vamos falar de atividades culturais?

 

ABASTO: ATIVIDADES CULTURAIS

 

teatro-ciego

 

A zona do Abasto, junto com Almagro, concentra as principais salas do circuito chamado “alternativo” ou “independente” de teatro. Estão no bairro, por exemplo, o  El Camarín de las Musas (Maro Bravo, 960), um espaço que é um teatro, mas também um bar e uma galeria de arte, e ainda o Abasto Social Club (Yatay, 666). Além, é claro, do Centro Cultural Konex e do Teatro Ciego, mais conhecidos entre os porteños e turistas.

 

konex-noche

 

Também é no Abasto que está a famosa Casa de TangoEsquina Carlos Gardel“, o circuito de esculturas “Paseo del Tango“, o museu “Carlos Gardel” e muitas pinturas espalhadas pela região, o que dar um “ar” mais artístico e rende fotos lindas.

 

abasto 2

 

 AQUI CONTAMOS COM DETALHES 7 ATIVIDADES CULTURAIS PARA FAZER EM ABASTO

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia mais:

Atividades Culturais em Abasto: Listamos 7 para você conhecer
Conheça a Buenos Aires de Carlos Gardel
10 atividades para fazer na Avenida Corrientes

By | 2017-09-11T08:00:24+00:00 setembro 11th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, COMPRAS + DINHEIRO, DORMIR + BAIRROS, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS, SHOWS + BALADAS|Comentários desativados em Abasto: Como chegar e o que fazer na região

About the Author:

Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 7 anos em Buenos Aires com o marido e dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o instagram e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!