Alfajor de maisena: o que é e onde comer?

Certamente você já ouviu falar do alfajor, uma das iguarias argentinas mais famosas entre os brasileiros. Mas você conhece o alfajor de maisena? Se a sua resposta é não, você precisa ler esse post!

Alfajor de maisena: o que é e onde comer

alfajor-de-maisena-lagiralda

Os alfajores de maisena são uma dessas pequenas delícias que enchem de alegria pequenos momentos. Comer um alfajor no meio da manhã ou no finalzinho da tarde é um costume bem argentino. Degustar um alfajor é dar um tempo na correria diária para reabastecer as energias. E se é um alfajor de maisena, esse ritual é enriquecido com um quê dessa magia que têm as coisas artesanais.

“Primero lo primero”: o que é um alfajor

alfajor-de-maisena-tapas

O alfajor – para quem ainda não sabe – consiste em duas “tampas” de biscoito unidas por um recheio. Pode ser de doce de leite, chocolate ou mousse (embora haja variações também com geleias de frutas, os meus preferidos). Por fora recebem cobertura de chocolate, açúcar de confeiteiro ou suspiro. O de maisena, como diz o nome, é feito à base de amido de milho. Ele é geralmente vendido em padarias e confeitarias, embora já existam no comércio algumas marcas industriais.

Alfajor de maisena: não deixe de provar

alfajor-de-maisena-nãodeixedeprovar

Muito turista brasileiro só conhece o alfajor de maisena da segunda ou terceira vez que visita Buenos Aires. Evite essa falha tão comum: não vá embora sem provar pelo menos uma vez um bom alfajor de maisena. Se você é do tipo que curte doces, não irá se arrepender!

Alfajor de maisena: onde comer

alfajor-de-maisena-nininamalba

Embora hoje em dia já exista o alfajor de maisena industrial, tente provar o artesanal. Ele está a anos-luz de distância no quesito sabor e prazer. Para provar um bom alfajor de maisena nossa sugestão é que você vá a uma das clássicas confeitarias ou cafeterias portenhas. Como Las Violetas, Café Tortoni ou La Giralda. Se você vai visitar o Malba, pode aproveitar para provar o alfajor de maisena do Ninina Malba. Trata-se de uma cafeteria e restaurante de Palermo que agora tem uma filial no museu.

Faça seu próprio alfajor de maisena

alfajor-de-maisenapreparativos02

Se você ficou desejando um alfajor de maisena, mas não tem viagem programada para Buenos Aires, pode tentar fazê-lo em casa! Para isso, escolhemos uma receita entre as milhares que aparecem hoje na internet. Ela foi tirada de um velho livro de receitas do amido de milho da marca mais famosa, a Maizena. Está em espanhol, mas é fácil de entender. Veja a receita aqui! E não esqueça de contar pra gente como ficou o seu alfajor caseiro!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?


By |2018-06-21T08:26:00+00:00junho 21st, 2018|Categories: Blog, COMER + BEBER|Tags: , |Comentários desativados em Alfajor de maisena: o que é e onde comer?

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.