Atividades Culturais em Abasto: Listamos 7 para você conhecer

A região que todos chamam de “Abasto” não figura oficialmente como bairro nos registros cadastrais da cidade de Buenos Aires. O correto seria dizer Balvanera. Mas está nos mapas “emocionais” dos portenhos e se chama assim porque foi onde funcionou, de 1893 a 1984, o Mercado de Abasto Provedor, o maior centro de distribuição de frutas e verduras do país, hoje shopping Abasto (o maior da capital portenha). É uma região muito interessante, que às vezes fica fora da rota dos turistas, mas vale super a pena a visita. A seguir, as nossas dicas de atividades culturais em Abasto. Vem com a gente conferir!

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

MUSEU E CASA CARLOS GARDEL

 
abasto 2 Atividades Culturais em Abasto

A casa onde Carlos Gardel  (Jean Jaurès, 735) viveu com a mãe, entre os anos de 1927 e 1933, foi recuperada e transformada num museu, onde se pode ver objetos pessoais do cantor, seus instrumentos, bem como outros pertences da família. Um espaço bem interessante para saber mais sobre a vida e a obra deste ícone portenho. O acervo não é grande mas é bem curado, com uma coleção permanente e, em geral, uma mostra temporária. Está fechado para novas reformas no momento. Confira neste site a data reabertura da casa.

CONHEÇA A BUENOS AIRES DE CARLOS GARDEL

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

PASEO DEL TANGO

 

monumentos_de_tango_13 Atividades Culturais em Abasto

Bem pertinho do Museu Carlos Gardel está o Paseo del Tango, criado em 2014. É um circuito formado por diversos monumentos de personalidades ligadas ao gênero, criado com o objetivo de recuperar o espaço público e difundir a história e a cultura do bairro. As esculturas, entre elas as de Aníbal Troilo e Astor Piazzolla, estão na Travessa Carlos Gardel (Pasaje Carlos Gardel) – entre as ruas Jean Jaures,  Anchorena, Carlos Gardel e Zelaya. Aproveite que você está pela região e não deixe de admirar o fileteado portenho, uma tradição pictórica bem tradicional de Buenos Aires.

ESCULTURAS DE BUENOS AIRES: CONHEÇA 4 PASSEIOS

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

ESQUINA CARLOS GARDEL

 
Carlos_Gardel_Esquina Atividades Culturais em Abasto

Se você fez este caminho (Museu Carlos Gardel + Esculturas), agora deve estar bem em frente a uma das duas estátuas de Carlos Gardel em tamanho natural existentes em Buenos Aires (a outra está no Cemitério da Chacarita). E também em frente ao lugar onde acontece um dos mais famosos shows de tango de Buenos Aires, a Esquina Carlos Gardel. O espetáculo acontece no mesmo lugar onde um dia foi o Restaurante Chanta Cuatro, erguido em 1893 e por onde – dizem – teria cantado Gardel muitas vezes.

SAIBA DETALHES DO SHOW DA ESQUINA CARLOS GARDEL

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

CIUDAD CULTURAL KONEX

 

konex-capa Atividades Culturais em Abasto

Com mais de 10 anos em atividade, o Ciudad Cultural Konex  é hoje uma referência cultural do circuito mais alternativo da capital portenha. Tem uma oferta variada de espetáculos, que vão deste teatro, dança e música, até shows infantis e mostras de cinema, circo, exposições fotográficas, ciclos de filosofia e história e ainda festas. O programa mais famoso da casa é o La Bomba del Tiempo, a apresentação de um grupo percussão que rola todas às segundas-feiras e é furor na cidade. Mais de 3 milhões de pessoas já viram este show!  Confira a programação completa no site oficial do Konex.

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

TEATRO CIEGO

teatro-ciego Atividades Culturais em Abasto

Prepare-se para aguçar os sentidos! O Centro Argentino de Teatro Ciego é o único teatro do mundo em que todos os espetáculos são realizados em total escuridão. São nove espetáculos em cartaz, todos realizados na mais absoluta escuridão. As propostas são em variadas e incluem  desde um jantar gourmet às cegas (você come no escurinho mesmo!) até montagens infantis (como a linda montagem “Mi amiga la oscuridad”), passando por um show de magia e musicais. Isso sem falar na aula de tango às escuras! A equipe é de 70 pessoas, sendo que 40% são cegos ou possuem alguma deficiência visual. Confira a programação completa no site oficial do Teatro Ciego. 

SAIBA TUDO SOBRE O TEATRO CIEGO AQUI!

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

TEATRO INDEPENDENTE

 

el camarin de las musas off corrientes Atividades Culturais em Abasto

O bairro do Abasto, junto com Almagro, concentra as principais salas do circuito chamado “alternativo” ou “independente” de teatro. Estão no bairro, por exemplo, o  El Camarín de las Musas (Maro Bravo, 960), um espaço que é um teatro, mas também um bar e uma galeria de arte, e ainda o Abasto Social Club (Yatay, 666). Além, é claro, do próprio Konex e do Teatro Ciego, mencionados anteriormente. Mas a oferta é vasta! Para descobrir a oferta teatral de cada mês, acesse os sites  Alternativa Teatral e Planeando sobre BUE.

CONFIRA AQUI O POST QUE FIZEMOS SOBRE TEATRO ALTERNATIVO!

 

ATIVIDADES CULTURAIS EM ABASTO:

CONVENTILLO CULTURAL

 


abasto conventillo cultural blues Atividades Culturais em AbastoO Conventillo Cultural Abasto é um projeto independente dedicado à cultura. Tem uma agenda semanal de ciclos de arte, além de aulas regulares em diferentes áreas. Funciona numa casa antiga, de mais de 400 m2, com teatro, cinco salas de ensaio, bar, pátio e terraço. Fica em Anchorena, 575 (entre a Pasaje Carlos Gardel e Lavalle), a metros do shopping Abasto. Todos os domingos tem jam de blues! Confira a agenda atualizada no site oficial do espaço.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Você também pode gostar de:

La Catedral: Conheça a milonga no coração de Almagro
Praça Dorrego: sua história, o que ver e fazer pela região
Escritores argentinos fundamentais para a sua biblioteca
Museu do Holocausto de Buenos Aires

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.