Avenida Alvear: Palácios que fazem valer o passeio

Você já ouviu falar da Avenida Alvear, em Buenos Aires?  Famosa por ter concentrado durante anos lojas das mais elegantes grifes do mundo, hoje já não conta com o mesmo glamour. Mas continua exibindo belos e luxuosos palácios em estilo francês do século XX. Um passeio para fazer a pé e com atenção à riqueza de detalhes.

 

Palácios valem o passeio

pela Avenida Alvear

 

Avenida Alvear_07

 

A Avenida Alvear é uma das mais antigas da capital portenha e uma das mais elegantes da capital portenha, embora atualmente mais pela arquitetura do que pelas presenças de grifes famosas, como acontecia antigamente.

 

Avenida Alvear - Gobierno_05

 

Tem apenas sete quarteirões e fica na zona conhecida como microcentro, nos bairros da Recoleta e de Retiro. Atualmente, os belos palácios que serviram de moradia às famílias mais abastadas do passado deram lugar a embaixadas, lojas de roupas, joalherias, galerias de arte, hotéis de luxo e antiquários.

 

Embaixada do Brasil fica na Avenida Alvear

 

Avenida Alvear_Palacio_Pereda

 

 

Logo no início da Avenida Alvear, encontra-se a Praça Carlos Pellegrini, onde há um monumento em homenagem a esse ex-presidente da Argentina. Na mesma altura da praça, estão o estonteante Palácio Ortiz Basualdo, projeto do arquiteto francês Paul Pater, de 1912, hoje Embaixada da França; o Palácio Pereda Girado, atual Embaixada do Brasil, construído entre 1919 e 1936, pelos arquitetos Luis Martin e Jules Dormal; e o Palácio Concepción Unzué de Casares, atual sede do Jockey Club Argentino, construído em 1882 a pedido do então presidente Carlos Pellegrini.

 

 

Leia mais sobre a Embaixada do Brasil em Buenos Aires aqui

Nunciatura Apostólica em palácio

doado ao Vaticano

 

Avenida Alvear - Nunciatura_Apostólica - wikipedia

 

Um pouco mais adiante, na altura do número 1605, encontra-se o belo edifício da Nunciatura Apostólica em Buenos Aires, uma mansão também em estilo francês datada de 1909, com projeto do arquiteto E. Le Monier. Pertenceu à família Fernández-Anchorena até 1920, quando foi comprado por uma rica herdeira, María Adelia Harilaos de Olmos, que depois doou o imóvel ao Vaticano.

 

  

Palácio Duhau

 

PalacioDuhau–ParkHyattBuenosAires

 

A caminhada segue pelo Palácio Duhau, hoje Park Hyatt Hotel, que fica na altura do número 1661. Em estilo neoclássico, foi construído em 1930 pela família Duhau. No cruzamento com a rua Rodríguez Peña encontra-se o edifício do Ministério de Cultura da Nação, no número 1690.

 

 

Alvear Palace Hotel

Avenida Alvear_Alvear_Palace_Hotel

 

Dois quarteirões mais à frente, entre Callao e Ayacucho, ergue-se imponente o Alvear Palace Hotel, um dos mais renomados da capital portenha, referência mundial em hospedagem de luxo, tanto pela beleza de seu estilo Luis XVI, como pela excelência do serviço.

 

 

Torcuato de Alvear

 

Avenida Alvear - Callao - Plaza Torcuato

 

A Avenida chega à Plaza Intendente Torcuato de Alvear, onde há um monumento com o mesmo nome, e gira um pouco em direção ao norte, terminando na Avenida del Libertador.

Torcuato de Alvear foi um político conservador argentino que exerceu o cargo de intendente municipal – o equivalente a prefeito – de Buenos Aires entre 1883 e 1887. O monumento em sua homenagem foi inaugurado em 1900 e é de autoria de Juan Lauer.

 

 

Maioria das lojas de luxo

da Avenida Alvear fechou

Avenida Alvear - Hermes

 

A Avenida Alvear costumava ser comparada com a quinta Avenida, de Nova Iorque, ou com a Champs-Elysée, de Paris, pela concentração de lojas de luxo. Mas isso é praticamente coisa do passado, graças à crise na economia argentina e às restrições às importações que vigoraram durante anos no País.

 

Marcas como Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, La Mansión, Polo, Ralph Lauren, Emporio Armani, Escada, Valentino, Calvin Klein, Cartier, Kenzo, Salvatore Ferragamo e Versacce fecharam suas lojas nos últimos anos. Hermés e Mont Blanc são duas das poucas grifes importadas que ainda mantêm lojas na via, mas a grande maioria dos comércios é de marcas nacionais.
 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

 

 

Leia Mais:

 6 Incríveis hotéis de luxo bem avaliados no Booking

Art Nouveau em Buenos Aires: baixe seu aplicativo grátis

Guias Buenos Aires: Dicas e Roteiros gratuitos

By |2017-08-03T08:00:17+00:00agosto 3rd, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS|Comentários desativados em Avenida Alvear: Palácios que fazem valer o passeio

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.