Avenida caseros: novo polo gastronômico de Buenos Aires

Avenida Caseros: pólo gastronômico

A Avenida Caseros, em apenas uma quadra, entre Defensa e Bolivar, tornou-se um dos mais badalados polos gastronômicos de Buenos Aires.  Ou seja, é um lugar perfeito para você conhecer se está passeando por San Telmo. É uma rua com ares europeus que, se bem tem tantos restaurantes, mantém a tranquilidade de uma cidade do interior. Além disso, quase todos os espaços oferecem menu do dia com preços acessíveis durante o almoço, apesar de à noite ser mais caro.

A avenida, que leva o nome de uma batalha de 1852, na qual foi derrotado Juan Manuel de Rosas, é a fronteira entre San Telmo e Barracas. Aliás, também é famosa pelo edifício Schindler, construído em 1910 para ser moradia dos dirigentes ingleses que estavam construindo os Ferrocarriles del Sur, ou seja, a parte sul do sistema de trens argentino. Aproveite que você está na área e conheça também o Parque Lezama e o Museu Histórico Nacional.

Abaixo, uma foto da reinauguração da rua, em 2007, com a construção do canteiro central.

Pontos turísticos de San Telmo: monte o seu roteiro  

avenida-caseros-inauguracao-do-boulevard-2007

Avenida Caseros – Napoles

Chegando por Defensa, no lado direito de Caseros está o restaurante Napoles. Certamente  você não vai conhecer nenhum lugar tão impressionante em Buenos Aires!  O restaurante é de propriedade do mesmo dono do Antiquário Gabriel del Campo e possui 2.000 metros quadrados de área. Funciona onde um dia foi a garagem das carruagens de Eduardo Anchorena. No início do século XIX, a avenida Caseros se caracterizava pelas elegantes casas de fim de semana das famílias mais abastadas de Buenos Aires.

avenida-caseros-restaurante-napoles

O cardápio da casa é pequeno, mas o lugar é imperdível pela decoração, tapada de antiguidades. O espaço conta ainda com uma second hand de roupas e sapatos e com uma área de bar, caso você queira passar no fim da tarde somente para um drinque. O forte da casa são os pratos italianos, como as pastas e pizzas. Há sempre um menu do dia, que inclui entrada e bebidas (inclusive taça de vinho). Se for à noite, a partir de quinta-feira, o melhor é fazer reserva. Caseros, 449.

Avenida Caseros – Bacán

avenida-caseros-restaurante-bacan

Seguindo pelo mesmo lado da rua, na esquina de Caseros com Bolivar, está o Bacán, talvez um dos mais discretos da quadra. Tem piso de “dameiro”, como se diz na Argentina, em branco e preto, como se fosse um tabuleiro de jogo de damas. Decoração simples e elegante, perfeito para um café da manhã tardio ou para fim de tarde. A carta inclui, por exemplo, excelentes bruschettas, mas também risotos e carnes. Comida portenha com pitadas mediterrâneas. Caseros, 499.

PS:  “Bacán”, em lunfardo, é uma pessoa com muito dinheiro. Mas não se assuste porque os preços são acessíveis. 

Avenida Caseros – La Popular de San Telmo

avenida-caseros-restaurante-la popular

Saindo do Bacán e atravessando para o outro lado da avenida Caseros, bem na esquina está o La popular de San Telmo. É um restaurante com aspecto de cantina italiana, decoração com cores fortes e bandeirinhas, especializado na comida típica dos restaurantes de bairro: milanesas, bife de chorizo com batatas fritas, picadas (a versão argentina da nossa tábua de frios), “tortillas”, além de massas e carnes. Porções fartas. Caseros, 500.

Avenida Caseros – Caseros

avenida-caseros-restaurante-caseros

Coladinho ao La Popular está o restaurante que leva o nome da rua e foi primeiro a surgir, lá por 2008. O Caseros é um “bodegón sofisticado”, todo clean, com mesinhas brancas também ao lado de fora, perfeitas para a primavera. Sem dúvida, um dos preferidos da vizinhança. Como o Napoles, possui uma carta enxuta, mas bem variada e dedicada à cozinha rio-platense, mas com pitadas de chef. O cardápio tem, por exemplo, massas caseiras, carnes e pescado. Os pratos são feitos com ingredientes de primeira. Menu do dia durante a semana, na hora do almoço. Ou seja, um clássico! Caseros, 486.

Avenida Caseros – Cervejaria On Tap

avenida-caseros-cervejaria-ontap

Se seguimos descendo a rua, ao lado do Caseros está a cervejaria On Tap. Por certo, o menor espaço da rua, minúsculo. É indicado, sem dúvida, somente aos que não se importam em beber ao lado de fora ou até e pé. Aqui na Argentina se diz que “quem avisa não trai”. Ou seja, não é para os que buscam conforto. Talvez mais para a moçada! Fim de tarde está sempre lotado. Só para ilustrar, a casa oferece 20 tipos da bebida, todas de microcervejarias argentinas. Caseros, 482.

Avenida Caseros – Sorveteria El Fundador

avenida-caseros-sorveteria-elfundador

Nossa próxima parada, ao lado da On Tap, é para provar certamente um dos mais deliciosos sorteves de Buenos Aires. A El Fundador abriu as portas em 1914, pelas mãos de imigrantes espanhóis. Produz sorvetes e picolés de maneira artesanal, com matéria-prima de excelente qualidade. São quase 50 sabores, como, por exemplo, tiramisu, mousse de maracujá, doce de leite em diferentes combinações. Por fim, eles fazem ainda uma sobremesa muito comum na Argentina, o almendrado (de amêndoas, como diz o nome), que recentemente começaram a exportar para a China. Tudo uma delícia!

Avenida Caseros – Hierbabuena

avenida-caseros-restaurante-hierbabuena

Para vegetarianos, a dica da quadra é o restaurante Hierbabuena,  que oferece comida natural e também tem opções que valem para quem tem restrição alimentar, como celíacos. Por outro lado, o Hierbabuena não é ortodoxo e oferece algumas proteínas animais, como por exemplo salmão e frango. O espaço é super charmoso e também tem mesinhas ao ar livre. Por fim, ao lado do Hierbabuena,  há um pequeno mercado onde se pode adquirir produtos orgânicos certificados.  Por exemplo, desde vinho feitos em campos biodinâmicos a frutas e vegetais da estação, além de pães feitos na hora.

Restaurante Hierbabuena: alimento para o corpo e a alma

Avenida Caseros – The Pizza

avenida-caseros-restaurante-thepizza

Para completar esta lista deliciosa está o The Pizza! Assim como os outros restaurantes da avenida Caseros, eles oferecem várias opções, como uma versão nutritiva, saudável e orgânica desta nossa velha e saborosa conhecida, bem como massas caseiras e uma boa carta de drinques. O chefe avisa que não é fast-food! É para sentar e comer sem pressa. Embora a gente ainda não tenha provado, porque a casa mudou de dono há bem pouco tempo, a cara da pizza é ótima! Mas quem for pode deixar referências nos comentários! Caseros, 424.

Uma vez que você está pela região, descubra outros cantinhos do bairro:

Mercado de San Telmo: compras como antigamente

O que fazer em San Telmo 

Onde tomar cervejas artesanais em San Telmo 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-11-02T13:09:39+00:00outubro 31st, 2018|Categories: Blog, COMER + BEBER, ROTEIROS + DICAS|Tags: , , , |Comentários desativados em Avenida caseros: novo polo gastronômico de Buenos Aires

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.