Bairros de Buenos Aires: Conheça os 7 principais

Bairros de Buenos Aires: Conheça os 7 principais

Buenos Aires é uma capital repleta de atrativos, passeios e onde o turismo é bem visado e explorado devido à grande demanda de pontos turísticos e um dos seus principais atrativos e é claro um dos mais convidativos são os seus belíssimos bairros. Oficialmente a cidade de Buenos Aires está dividida em 48 bairros.

Bairros de Buenos Aires

Os bairros de Buenos Aires são sempre muito diferentes um do outro. Alguns são centenários, outros existem já faz algumas décadas e outros foram definidos muito recentemente, como é o caso de Puerto Madero. Além disso, Buenos Aires possui várias áreas que são conhecidas por um determinado nome e que não são bairros oficialmente, como é o caso do Microcentro.

La Boca

restaurantes no Caminito

Bairro mais antigo da cidade e considerado o berço da história porteña, La Boca se tornou um grande ponto de referência cultural e artística, pelo tango e renomados pintores. O bairro abrigas dois dos principais pontos turísticos da cidade: Caminito e La Bombonera. Devido à procura turística, há diversas lojas de roupas e presentes, cafés e restaurantes. Além disso, é um grande espaço para artistas exporem seus trabalhos, seja ele através do tango, da pintura ou do artesanato.

Conheça mais sobre La Boca nesse post

Microcentro

O Microcentro (conhecido como Centro de Buenos Aires) trata-se de uma área de aproximadamente 60 quarteirões, informalmente delimitada por edifícios administrativos, governamentais, bancários, comerciais e históricos, indo desde a Avenida Córdoba até a Avenida de Mayo. Além dos hotéis, são poucos os edifícios residenciais pela área.

Caracterizada por ser o centro financeiro do país, reunindo as matrizes de diversos bancos e a bolsa de valores, em seus altos e belíssimos edifícios. Entre as centenas de maravilhosos edifícios que impressionam pela bela arquitetura europeia, encontram-se também vários pontos turísticos. Como exemplos, as avenidas Corrientes e 9 de Júlio, o Obelisco e a Plaza de Mayo.

Recoleta

recoleta a noite

Recoleta é um dos bairros de Buenos Aires mais sofisticados e de amplo interesse arquitetônico, histórico, turístico e cultural. O bairro, em sua maior parte residencial, ainda hoje representa características aristocratas, copiando modelos arquitetônicos europeus, principalmente o francês. Contudo, é também uma região repleta de importantes e emblemáticos pontos turísticos da cidade, cultura e áreas verdes, tornando um bairro um dos lugares mais agradáveis, chamativos e interessantes para se visitar em Buenos Aires.

passagens aéreas na quarentena

Nele você conhecerá a Flor Metálica, a Faculdade de Direito,o Cemitério da Recoleta, o mais famoso e mais visitado da cidade, conhecido por seus numerosos e imponentes mausoléus, abrigando diversas figuras importantes do país, entre presidentes, políticos, escritores e até Eva Perón, um dos mais procurados. Além disso, o bairro também é repleto de cultura e abriga os principais museus da cidade, além da maravilhosa livraria El Ateneo e a Biblioteca Nacional. Seu polo gastronômico se destaca sendo um dos principais da cidade.

Aqui falamos mais sobre o bairro da Recoleta

Retiro

O bairro Retiro é belíssimo e agradável, com amplas praças e áreas verdes, residências e hotéis luxuosos, modernos e imponentes construções de enorme valor arquitetônico, comercial e turístico, fazendo com que Retiro seja, sem dúvidas, um dos bairros mais elegantes de Buenos Aires. Um dos atrativos do bairro é a Plaza General San MartínA praça é o principal espaço verde no bairro Retiro, cercada de elegantes edifícios, e também é espaço para vários monumentos e esculturas famosas da cidade.

O bairro se caracteriza por possuir a Estación Retiro, uma das estações de trens da cidade. Lá, movimenta grande número de pessoas diariamente para ir às outras pequenas, belas e agradáveis cidades fora da capital, como Tigre e San Isidro. Um dos principais pontos visitados do bairro é a  Calle Florida, famosa por atrair turistas de todos os lugares. Seu trajeto é extenso, iniciando-se no bairro Retiro e indo até a área delimitada de Microcentro.

Conheça mais sobre Retiro aqui neste post

Palermo

O bairro de Palermo é o maior bairro de Buenos Aires. O bairro é dividido em outros diversos sub-bairros como Palermo Hollywood, Palermo Soho, Palermo Viejo, Palermo Chico, Palermo Botânico, Las Cañitas e muitos outros menos formais. Todos eles em conjunto reúnem os melhores restaurantes, bares, baladas, casas de shows, teatros, museus, que fazem de Palermo o maior pólo gastronômico, cultural e artístico da Argentina.

O bairro iniciou-se com a construção e inauguração do parque 3 de Febrero, mais conhecido como Bosques de Palermo, o maior e mais belo espaço verde da cidade com mais de 80 hectares, sendo o coração e pulmão do bairro. Pouco depois foi inaugurado também o Jardim Botânico e Jardim Zoológico, também bem próximos da região. Atualmente a área ainda conta com outros grandes pontos turísticos da cidade, como o Rosedal, Jardim Japonês, o Planetário e o Hipódromo Argentino de Palermo.

San Telmo

San Telmo é um dos bairros de Buenos Aires que mais preserva a tradição e a cultura portenha em toda a cidade, tornando-se o lugar principal da vida artística e boêmia de Buenos Aires. Foi cuidadosamente conservado e desde então se firmou como um dos lugares mais interessantes da cidade, para quem quer visitar ou morar. Com um forte polo gastronômico, podemos achar boa culinária para todos os gostos e estilos e de todos os cantos do mundo.

Além disso, há também uma grande concentração de tradicionais cafeterias de esquina, onde até hoje moradores sentam para tomar um bom café e escutar tango. Outra forte característica do bairro é o movimento e circuito artístico. Vale ainda destacar as inúmeras livrarias, sebos, lojas de discos, antiguidades e raridades espalhadas pelo bairro. Aos domingos acontece a famosa Feira de San Telmo. Destaque ainda para o Monumento Mafalda, Paseo de La Historieta, Mercado de San Telmo e circuito boêmio e gastronômico.

Veja aqui o post que fizemos exclusivamente sobre San Telmo

Puerto Madero

Puerto Madero é conhecido como um dos mais modernos, elegantes e chamativos de Buenos Aires, recebendo centenas de turistas diariamente. Após um gigantesco projeto e um superinvestimento, o bairro foi tomando sua forma atual. Em menos de duas décadas o bairro Puerto Madero se transformou por completo, não é atoa que está na lista dos projetos de renovação mais bem sucedidos do mundo. Destaque para a Puente de La Mujer, Reserva Ecológica, Cassino de Puerto Madero e Madero Tango.

Neste post te damos informações sobre o Bairro de Puerto Madero

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!