Buenos Aires dia a dia: o que fazer por dia da semana

Em Buenos Aires, algumas atividades só acontecem em dias específicos da semana. Por exemplo, a Feira de San Telmo só rola nos domingos, o Selfie Tour, só acontece aos sábados e assim por diante. A seguir, preparamos um guia dia a dia para você planejar melhor o seu roteiro de viagem levando em conta estas especificidades da capital portenha.

 

BUENOS AIRES DIA A DIA:

SEGUNDA-FEIRA

 

MALBA – Segunda-feira é o dia internacional do museu fechado! Na capital argentina, a exceção é o Malba, que abre no primeiro dia da semana. Uma chance de conhecer as obras do Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, de artistas como como Frida Kahlo, Diego Rivera, Antonio Berni, Alejandro Xul Solar, além dos brasileiros Di Cavalcanti, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Cândido Portinari. Tem lojinha e café.

 

 

Aproveite e leia o nosso post completo sobre o Museu

 

Bomba del Tiempo –  Este é outro clássico de Buenos Aires que só acontece na segunda-feira. Há vários anos o La Bomba del Tiempo convoca uma multidão de pessoas para dançar ao som improvisado e feito por diferentes percusionistas dirigidos por Santiago Vazquez. Cada apresentação é única e tem convidados especiais que se deixam levar pelos ritmos dos tambores, dando um ar baiano à cidade portenha. Este evento lembra muito os ensaios do Olodum, repleto de turistas e locais, num ambiente aberto e despojado. O La Bomba del Tiempo acontece na Ciudad Cultural Konex (Sarmiento 3131). Já falamos sobre ela AQUI. As entradas podem ser adquiridas através da página Ticketek ou na portaria.

Dica quente: A apresentação começa pontualmente às 19h (pontual!) e não se suspende por chuva.

buenos-aires-dia-a-dia-la-bomba-del-tiempo

 

Veja todos os detalhes sobre a Bomba del Tiempo AQUI

 

BUENOS AIRES DIA A DIA:

TERÇA-FEIRA

 

Tango Queer – As noites de terça pegam fogo no Buenos Ayres Club, em San Telmo, com a milonga Tango Queer. Às 20h30 começam as classes de tango para diferentes níveis de baile, sempre com excelentes professores. Depois, segue a milonga até às 2h da manhã, animada ao som da orquestra La Hoguera. O espaço é “queer”, mas não é um gueto. Todos são bienvenidos. A milonga Tango Queer fica em Peru, 571.

buenos-aires-dia-a-dia-tango-queer

 

Outra dica é visitar o Museu de Arte Decorativo que nas terças tem entrada gratuita. Aproveite para tomar um Café no Croque Madame que fica dentro do Museu e depois passear pela Avenida Libertador que é super arborizada e com muitos atrativos.

 

BUENOS AIRES DIA A DIA:

QUARTA-FEIRA

 

Maldita Milonga – Quarta é dia da milonga mais charmosa da cidade, a Maldita Milonga (Peru, 571). Começa às 21h, com aula de tango para principiantes e intermediários, seguido de show com a Orquestra El Afronte e apresentação de bailarinos profissionais. Em Peru, 571.

buenos-aires-dia-a-dia-el-afronte FOTO CARLA BRANDONI

 

Fernandez Fierro – Quarta também é o dia em que a Orquestra Típica Fernandez Fierro se apresenta em seu espaço, o CAFF, em Almagro. A dica é para os que buscam escutar um tango mais contemporâneo. Nascida em 2001, a Fernández Fierro é composta por 12 músicos e uma cantora e revolucionou a cena tangueira ao fazer um som mais violento. Durante os outros dias da semana, o CAFF sedia grupos de diferentes ritmos. Confira a agenda e compre entradas aqui.

 

fernandez-fierro

 

Leia mais sobre milongas no nosso post especial

 

BUENOS AIRES DIA A DIA:

QUINTA-FEIRA

 

Mães da Praça de Maio – Todas as quintas-feiras, desde 1977, as Mães da Praça de Maio fazem sua marcha, às 15h30, ao redor da pirâmide que fica neste local. Os protestos começaram durante a ditadura militar, para exigir a aparição de seus filhos, sequestrados pelo regime. E segue até hoje.

maes_da_praca_de_maio

 

Show de Tango: Ir a Buenos Aires e não assistir a um show de tango é um verdadeiro pecado! A “Cena Show“, como é chamado por aqui, que tem como tradução literal “jantar show” é um grande espetáculo! O serviço oferecido pelas casas de tango é semelhante, se trata de um jantar, com entrada, prato principalsobremesa, bebidas à vontade e algumas casas oferecem uma aula de tango de cortesia. O que determina o valor do serviço é a exclusividade. Se deseja ir em um carro privado, sentar em mesas separadas dos demais, localização privilegiada, champanhe à vontade, cardápio especial, tudo e possível e depende apenas do valor que você está disposto a investir.

Do mais simples ao mais sofisticado, garanto que vale muito a pena! Nas quintas é um excelente dia para experimentar uma noite de Tango, já que as casas de Tangos estão mais tranquilas do que nos fim de semana e, quando reservado com antecedência, poderá conseguir uma mesa com melhor localização.

Nós da Aguiar trabalhamos com as seguintes casas: Madero Tango, Señor Tango, Tango Porteño, Piazzolla e Rojo Tango. Se deseja assistir a um espetáculo, mas ainda não sabe qual casa escolher, a gente te ajuda nesse POST! E para ver os nossos valores com até 60% de desconto basta clicar AQUI!
MADERO TANGO 4

BUENOS AIRES DIA A DIA:

SEXTA-FEIRA

 

Passeio no Tigre –  Sexta-feira é único dia em que se oferece o passeio Tigre Premium, criado pela Aguiar Buenos Aires. Tigre Premium é um passeio com guia brasileiro e funciona assim: para começar, a agência te busca e te leva no hotel, o que é uma comodidade. Além disso, o tour é feito com o exclusivo Barco Premium, super espaçoso e muito mais confortável que os convencionais. O passeio pelos rios e canais do Tigre leva de 1h/1h30, com uma parada no Porto de Frutos, uma interessante feira local que você poderá encontrar de tudo, desde móveis, decoração e utensílios de casa, vinhos, doces e vários artigos artesanais, além de uma parada no Museu de Arte e ainda um mini city-tour em van pela cidade. Dica quente: o Tigre Premium é realizado somente nas sextas pela manhã, mínimo 8 pessoas ou carros privativos.

 

Saiba detalhes do nosso passeio no Tigre

The Argentine Exeperience – O The Argentine Experience é um restaurante localizado no bairro de Palermo, que proporciona uma noite de verdadeira experiência argentina para os visitantes. Divertido e delicioso, com direito a chapéu e avental para ficar bonito nas fotos, a experiência lhe convida a fazer a sua própria empanada, com saborosos ingredientes fornecidos especialmente pela casa. O bife de lomo (filé mignon) e a mais famosa das sobremesas argentinas, o alfajor, fazem parte do cardápio do jantar. Lembrando que para os que não comem carne, é possível escolher um menu vegetariano ou celíaco. O TAE é um dos passeios mais exclusivos e mais vendidos da Aguiar Buenos Aires. No momento ele acontece todas as sextas e sábados em português, mas recomendamos sempre consultar com o nosso setor de reservas sobre possíveis alterações (info@aguiarbuenosaires.com).

_MG_4138

Leia nossa matéria completa sobre o The Argentine Experience

 

BUENOS AIRES DIA A DIA:

SÁBADO

 

Casa Rosada – A Casa Rosada oferece visitas guiadas sábados, domingos e feriados, mas como domingo é um dia com muitas atrações, sugiro que você aproveite para conhecê-la no sábado. É a sede do Governo Nacional, um palácio declarado Museu Histórico em 1942. Vários setores da Casa Rosada estão abertos à visitação, como o Salão Branco, por onde já passaram importantes personalidades da história argentina e de outros países;. Não deixe de ir à sacada que dá à Praça de Maio, testemunha de importantes momentos da história do País. As visitas guiadas acontecem das 10h às 18h e são gratuitas. A duração é de cerca de 1 hora e há novos grupos entrando a cada 10 minutos. Explicações em espanhol, português e inglês. Reserva somente em seu site, sempre com alguns dias de antecedência.

Casa_Rosada_Buenos_Aires_John O'Connell

 

Leia nosso post completo sobre a Casa Rosada

 

Selfie Tour – Sábado é dia do Self Tour!  O Selfie Tour tem o foco de visitar e fotografar o maior número de cartões postais da cidade e passa por mais de 20 pontos turísticos de Buenos Aires, com guia brasileiro. O passeio dura 4 horas. É ideal para quem vem por pouco tempo e precisa aproveitar o máximo a cidade.  O serviço busca em hotéis do Microcentro, Retiro, Recoleta, San Telmo e Puerto Madero. A gente fez um post explicando tudo direitinho: clica aqui!

 

selfietour 5 (2)

 

Feirinha da Recoleta – Em Buenos Aires é assim: se tem praça e tem sol, tem feirinha! A feira de artesanato da Recoleta é uma das mais bacanas e foi inaugurada há mais de 30 anos. A qualidade dos trabalhos justifica a fama da feira, assim como a variedade de produtos, que vão desde pequenos objetos de arte a bijouterias e acessórios de moda, artigos de couro, prata, vidro, madeira e cerâmica, entre outros. Funciona nos feriados e nos fins de semana. Quase sempre tem shows ao vivo e as crianças se divertem no gramado e seu entorno. Há também espetáculos de artistas locais, como malabaristas, teatro de bonecos, mímicos, palhaços e estátuas vivas.

Feira - Recoleta

Leia nosso post completo sobre a feirinha da Recoleta

Parque de la Costa – Na cidade de Tigre, a cerca de 30 minutos do centro de Buenos Aires, está localizado o Parque de la Costa, um divertidíssimo parque de diversões para toda família. Ele é o maior parque temático da Argentina e possui pouco mais de 60 atrações, desde brinquedos adultos de pura adrenalina como montanhas russas e pêndulos até os mais infantis, além de shows e apresentações musicais e jogos de sorte. No verão o passeio fica ainda melhor com a abertura do Aquafan, a parte aquática do parque com outras dezenas de atrações, entre piscinas, tobogãs e quedas livres. a Aguiar Buenos Aires leva você ao Parque de La Costa incluindo o traslado ida e volta ao seu hotel e passaporte. Você pode escolher o Passaporte Plus (inclui diversos brinquedos) ou o Passaporte Oro, um passaporte completo que você poderá ir em todos os brinquedos, incluindo as grandes e assustadoras montanhas russas. As saídas acontecem todos os sábados.

parques_tematicos_em_buenos_aires_01

 

Leia o nosso post completo sobre o Parque de la Costa

 

BUENOS AIRES DIA A DIA:

DOMINGO

 

Feira de San Telmo – Este passeio é o “clássico dos clássicos” em Buenos Aires e só acontece nos domingos, no bairro de San Telmo. Esta feira existe há mais de 40 anos e atrai visitantes da Argentina e do mundo inteiro, que vão ao bairro para ver especialmente as antiguidades que vende. Mas pela região você também pode comprar lembranças de viagem, artesanato local e fotografias, entre outras coisas. Por ser ponto de concentração turística, reúne artistas dos mais variados gêneros, bailarinos de tango e mímicos. Dependendo da localização onde você estiver hospedado, pode iniciar pela Plaza de Mayo e aproveitar para fazer uma visita gratuita na Casa Rosada.

Dica quente: o ideal é chegar pelas 11h, quando ainda não tem muita gente e dá para circular com tranquilidade. Almoce antes das 13h para não pegar os restaurantes lotados.

Feira - San Telmo 6

 

Leia o post completo sobre a Feira de San Telmo

 

Feira de Mataderos –  Se você já conhece a feira de San Telmo, vá à Feira de Mataderos! Fica localizada na periferia da cidade, no cruzamento da Avenida Lisandro de La Torre e Avenida De Los Corrales, no bairro Matederos, local conhecido pelo antigo matadouro e comércio de gado. Apesar da distância, vale a pena conhecê-la, especialmente para  conhecer as tradições gauchas, entre apresentações ao vivo, danças típicas e folclóricas,e  aproveitar de boa culinária regional, como assados. Isso sem falar no comércio de artesanato, couro e produtos típicos. Acontece aos domingos, de 11h às 20h, mas em janeiro e fevereiro, durante o verão, também aos sábados, de 18h às 01h.

Feira - Mataderos

 

Acesse agora nosso canal do YouTube com vídeos semanais!
Siga nosso Instagram direto de Buenos Aires!

 

Leia mais:

Passeios em Buenos Aires com desconto: Confira a lista completa!

Clima e Temperatura em Buenos Aires

Melhor Show de Tango em Buenos Aires? Como escolher?

Onde se Hospedar em Buenos Aires?

By |2017-05-05T08:00:42+00:00maio 5th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , , , |Comentários desativados em Buenos Aires dia a dia: o que fazer por dia da semana

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.