Buenos Aires mês a mês

Diferente de outras capitais, não há um mês “melhor” para conhecer a capital argentina. A cidade é bacana em qualquer época do ano, com uma programação incrível de coisas para fazer durante o ano todo, como você pode conferir neste post sobre Buenos Aires mês a mês. Na época de alta temporada, especialmente em julho, agosto, final do ano e janeiro, a dica é fazer reservas com antecedência nos hotéis e espetáculos para evitar problemas, pois são meses em que a cidade recebe um fluxo maior de visitantes.

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS

 
El-Obelisco-buenos-aires-1024x768

Buenos Aires tem estações do ano bem definidas. A diferença está em se você curte mais o frio ou mais o calor (eu prefiro primavera e outono, mas isso é muito pessoal). As chuvas são bem distribuídas durante todo o ano; o período mais frio, entre maio e setembro, é a época em que elas estão mais escassas. No inverno, prepare-se para médias de 12ºC, com noites bem geladas, próximas de 0ºC. No verão, ao contrário, faz um calorão úmido. Traga roupas leves para enfrentar temperaturas médias de 24ºC, que podem passar dos 30ºC em janeiro e fevereiro.

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – JANEIRO

 
TIGRE_4

Muitos turistas passam o Reveillón em Buenos Aires. A festa aqui é super tranquila, bem diferente do agito brasileiro, mas é preciso fica alerta: dia 1 de janeiro é feriado e muitas coisas estao fechadas! Um dos destaques da programação de janeiro é o festival Verano en la Ciudad, que traz shows de pop, rock, jazz e folclore em diferentes sedes e bairros, sempre de graça. Esta época também é perfeita para explorar todas as atividades ao ar livre e passear pela cidade, já que tudo fica mais calmo com a ida dos portenhos para a praia. As temperaturas são altas nesta época, mas você pode aproveitar para ir ao Tigre (cerca de uma hora de Buenos Aires) fazer um passeio de barco ou uma aula de remo, ou à Colônia, no Uruguai. Se estiver com crianças, a dica é levá-las a Temaikénaos parques da cidade ou à Reserva Ecologica Costanera Sur.  Aproveite e também conheça toda a região de Puerto Madero

Leia mais sobre nosso passeio ao Tigre!

Veja dicas de como montar a sua mala para o verão em Buenos Aires

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – FEVEREIRO

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS

Se você pensa em fugir do agito do Carnaval brasileiro, Buenos Aires é uma boa pedida. Aqui também tem festa, mas o astral é bem diferente, muito mais tranquilo. Nas datas de folia, é feriado na cidade, porém a maioria das áreas turísticas estão abertas, não se preocupe. Aproveite para conhecer as murgas portenhas e o Carnaval de rua. Nesta época, seguimos aproveitando tudo que há disponível ao ar livre. A dica é conhecer os barzinhos e restaurantes que têm áreas externas, parques como o Jardim Japonês e o Jardim Botânico e as feirinhas de artesanato, que são muitas. Para evitar o calor, uma boa opção são os museus, como o Malba e o Museu Nacional de Belas Artes.

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – MARÇO

 
BUENOS AIRES MÊS A MÊS

Março é vida “normal” em Buenos Aires, com os portenhos já de volta da praia. É o fim do verão e o começo do outono na cidade, com clima mais ameno. Importante: é um mês chuvoso! Leve isso em conta ao programar a sua viagem e coloque na mala uma capa de chuva ou um guarda-chuva. Por outro lado, a agenda cultural é intensa. Aproveite para ir a museus e conhecer livrarias como a El Ateneo. Até a metade de março ainda acontece o Verano en la Ciudad, com atividades espalhadas por toda a cidade, em paralelo com outro evento, o Ciudanza, com apresentações de dança em variados espaços urbanos. Além disso, março é o início da temporada de óperas no Teatro Colón. No dia 24 de março é celebrado em Buenos Aires o Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça, um dos feriados mais importantes do país. Por conta disso, alguns pontos turísticos e boa parte do comércio não abrem.

Veja as melhores dicas sobre looks para o outono

Leia aqui: O que fazer em março de 2018 em Buenos Aires

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – ABRIL

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS

Abril é um mês muito bacana para visitar Buenos Aires, especialmente pela temperatura e clima de outono. Mas também pelas atividades culturais. A cidade sedia dois eventos importantes. Para quem curte cinema, em abril acontece o Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente (BAFICI). Durante 10 dias são exibidos mais de 400 filmes de todas as partes do mundo, atraindo grandes nomes da indústria cinematográfica e milhares de espectadores. Há inclusive com uma versão para os pequenos: o Bafici Animado! No final do mês também acontece a Feira do Livro de Buenos Airesuma das maiores da América Latina, com palestras com autores renomados, debates sobre literatura e, obviamente, uma parte comercial de venda de livros. Dependendo do ano, a Páscoa cai em abril. O país tem um feriado importante em abril, dia 2, Dia do Veteranos e dos Mortos na Guerra das Malvinas.

Leia aqui: O que fazer em abril de 2018 em Buenos Aires

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – MAIO

 
FESTIVALES DE BUENOS AIRES CIRCO

Prepare-se para o friozinho! Por esta época, as temperaturas são bem mais baixas do que no começo da estação e os termômetros marcam perto dos 18 graus Celsius, com as mínimas podendo chegar a 10° C. Por outro lado, a luz do outono é linda, perfeita para fotografias. A cidade sedia dois eventos culturais em maio, além da Feira do Livro, que abre em abril mas invade o mês seguinte. Um deles é o preferido da criançada, o Buenos Aires Polo Circo, com dezenas de companhias circenses nacionais e internacionais que fazem ensaios abertos, apresentações, aulas e oficinas de diferentes atividades relacionadas. O segundo evento importante é o Arte BA, que durante três dias reúne centenas de artistas de todo o mundo, que viajam a Buenos Aires para expor suas obras para em galerias e museus da cidade. A Argentina possui dois feriados nacionais em maio: o Dia do Trabalhador (1) e o Dia da Revolução de Maio (25).

Aproveite a luz de outono e faça o Selfie Tour 

Leia aqui: O que fazer em maio de 2018 em Buenos Aires

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – JUNHO

 
vinhos

Em junho já faz frio, prepare-se! A parte boa desta história é que você já tem uma “desculpa” para abrir a temporada de vinhos.  É o mês ideal para fazer uma degustação e aprender mais sobre o Malbec e outras cepas cultivadas na Argentina, além de aproveitar para provar comidas típicas como empanadas e bife de choriço. Uma boa pedida é curtir o jantar do Argentine Experience. O país tem dois feriados neste mês, nos dias 17 e 20. Nessas datas são comemorados, respectivamente, os aniversários de morte dos generais Martín Miguel Güemes e Manuel Belgrano. Esse segundo dia também é conhecido como o Dia da Bandeira. Alguns lugares podem não funcionar nestas datas.

Leia mais sobre o Argentine Experience!

Leia aqui: O que fazer em junho de 2018 em Buenos Aires

Saiba tudo sobre as roupas mais indicadas para o inverno

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – JULHO

 
rojo-tango-show-de-tango-03

Muitos brasileiros aproveitam o mês de julho para conhecer Bariloche, passando antes ou depois por Buenos Aires. Nesta época, o frio já está a todo o vapor na cidade, com mínimas na da casa dos 5° C (às vezes com sensação térmica de menos por causa do vento) e máximas de 15 graus Celsius. Aproveite para tirar botas, mantas e luvas do guarda-roupa!  A pedida é curtir os lugares fechados, como as livrarias, museus, cafés e teatros. Há apenas um feriado neste mês, o 9 de Julho, um dos mais importantes do ano porque se comemora o Dia da Independência. É também um mês perfeito para ir a um show de tango. 

Como escolher o seu show de tango, leia aqui!

Leia aqui: O que fazer em julho de 2018 em Buenos Aires

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – AGOSTO

 

 FESTIVAIS DE BUENOS AIRES MUNDIAL DE TANGOAgosto é mês de puro tango em Buenos Aires, com um festival e mundial que reúne música e baile durante 15 dias, com concertos em diferentes espaços da cidade, mas especiamente na Usina del Arte, em La Boca. Casais de bailarinos do mundo todo chegam à cidade para disputar o título de melhor do mundo, em duas categorias: tango de pista e tango de palco. A edição de 2017, reuniu mais de 400 casais de diversos países, com uma final num Luna Park lotado.Mais de 600 mil pessoas prestigiam este evento a cada ano. Aproveite para conhecer o entro histórico da cidade, a Plaza de Mayo Casa Rosada, sede do governo da Argentina, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e o Museu Histórico Nacional de Cabildo. Não se esqueça que nesta época ainda faz friozinho!

Aproveite e faça o nosso city tour!

Leia aqui: O que fazer em agosto de 2018 em Buenos Aires

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – SETEMBRO

 
bike

Setembro marca o início oficial da primavera, com as temperaturas subindo um pouquinho na cidade, perfeito ara voltar a fazer passseios ao ar livre.  Dois festivais de cultura acontecem em setembro: paara quem gosta de literatura, a pedida é o FILBA, que traz ecritores de diversas partes do mundo para debates e conferência e, para o público jovem, rola o Ciudad Emergente, pensado para o público jovem, com apresentação de bandas e solistas, companhias de dança, shows de humor, mostras de arte urbana e multimídia. Nesta época já aconselhamos os passeios ao Tigre, à Colônia e também às estância gauchas

Aproveite para fazer um passeio em bicicleta pelos parques e praças!

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – OUTUBRO

 

primavera1

Outubro – com a primavera a full – é um dos melhores meses para curtir os passeios ao ar livre, tanto em bicicleta, como o tour pelos parques, quanto a pé.  Aproveite todas as nossas dicas sobre a primavera, como a seleção de restaurantes com terraço e o post especial com os melhores passeios para fazer na estação, além de nossas matérias sobre o Jardim Japonês, o Rosedal e a Costanera Sur Em outubro, a cidade recebe o  FIBA – Festival Internacional de Buenos Aires –  e reúne os melhores grupos de teatro, dança, música e artes visuais da Argentina e diversos países do mundo. Uma oportunidade de descobrir as novas tendências destas áreas. A programação deste ano conta com 19 companhias e quase 50 obras espalhadas em diferentes sedes por toda a cidade, além de diversos workshops com artistas e diretores.

Muitas dicas sobre como se vestir na primavera em Buenos Aires AQUI!

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – NOVEMBRO

 
jazz BUENOS AIRES MÊS A MÊS

O Festival Internacional Buenos Aires Jazz (BAJ) é uma das principais atrações de Buenos Aires em novembro e apresenta convidados nacionais e internacionais, com concertos nos principais teatros e também ao ar livre. O evento acontece desde 2008 e oferece, ainda, oficinas e clínicas pedagógica de diferentes instrumentos. Em 2017, o Festival Internacional Buenos Aires Jazz se realiza de 15 a 20 de novembro. Em novembro também acontece todos os anos a Marcha do Orgulho LGBTIQ, no centro histórico. Prepare-se para começar a enfrentar o calorzinho. Os termômetros marcam temperaturas máximas perto dos 25° C e mínimas de 16° C durante à noite. Se você ainda não conhece o Tigre (cerca de uma hora de Buenos Aires) este é um bom mês para fezer um passeio por lá, ou à Colônia, no Uruguai (leia o post abaixo).

Visita a Colônia de Sacramento, no Uruguai!

 

BUENOS AIRES MÊS A MÊS – DEZEMBRO

 
FOTO REVEILLON 2013 BUENOS AIRES MÊS A MÊS

Dezembro marca oficialmente o fim da primavera e o começo do verão em Buenos Aires e as temperaturas podem subir bastante, passando dos 30 graus Celsius. Traga roupas leves!  Muita gente vem passar as festas aqui, especialmente o Reveillón. É bom ter em conta que a virada do ano em Buenos Aires é bem mais tranquila que no Brasil, ou seja, as opções de festas são mais limitadas. Se quiser ver uma pequena queima de fogos, vá para Puerto Madero, mas sem muita expectativa. Um boa edida para esta data é algum show de tango especial de Reveillon. Por outro lado, a cidade fica vazia, já que a maioria dos portenhos começa a temporada de praias. Um dos destaques culturais deste mês é o Festival de Dança Contemporânea,  que reúne companhias do mundo inteiro, em mais de 20 sedes espalhadas pela cidade. 

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia mais: 

Descubra os principais festivais de Buenos Aires

Guia Prático de Buenos Aires de A a Z

Chip em Buenos Aires: tiramos suas dúvidas

By |2018-04-23T11:35:01+00:00outubro 16th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , , , , |Comentários desativados em Buenos Aires mês a mês

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.