Cartão Sube: indispensável em Buenos Aires

Se você está vindo para Buenos Aires e já andou lendo um pouquinho sobre a cidade, talvez tenha ouvido falar no cartão Sube. Ou não! E isso tem que ser remediado, porque ele é super importante! Mas o que é esse tal cartão Sube? Você vai ficar sabendo agora!

Cartão Sube: indispensável em Buenos Aires

Aqui em Buenos Aires o transporte público funciona de forma bem razoável, principalmente se você puder optar pelos horários menos disputados. Mas para utilizar qualquer linha de ônibus (aqui chamados de colectivos) ou de metrô (o subte), você precisa de um cartão magnético chamado Sube. Atualmente, nem os colectivos nem o subte aceitam pagamento em dinheiro.

Onde comprar o seu cartão Sube

Adquirir o seu cartão Sube é bem fácil, existem cerca de 4 mil pontos de venda do cartão pela cidade. Além das bilheterias das próprias estações de metrô, eles estão disponíveis nos kioscos (lojinhas de conveniência comuns em toda a capital portenha), casas lotéricas, entre outros.

Confira aqui os locais mais próximos de você.

Quanto custa o cartão SUBE

O cartão Sube custa atualmente $ 25 (pesos argentinos). Esse é o preço oficial válido nesse momento (maio de 2017), mas há lugares que cobram mais. Se você cair num desses, caminhe mais um pouquinho, porque certamente você vai conseguir pagar o preço oficial.

Dica: no site oficial do Governo você vai ler que é necessário registrar o cartão no seu nome, mas na verdade não é obrigatório. É mais pra controle deles do que qualquer outra coisa. Ou seja, compre seu cartão e use-o tranquilamente. Não esquente com esse lance de registrá-lo.

Crédito no cartão SUBE

O cartão Sube funciona como um cartão pré-pago. Ou seja, após comprá-lo, você vai ter que colocar crédito nele, o que pode ser feito no próprio momento e no local onde você o adquiriu (existem cerca de 14.500 pontos de recarga do cartão Sube). Um mesmo cartão pode ser usado por mais de uma pessoa, portanto não se preocupe em gastar mais para comprar um cartão por cada uma das pessoas do grupo.

O valor a ser carregado, depende de quantas vezes você pretende usar ônibus ou metrô e de quantas pessoas vão utilizá-lo. Mas é importante lembrar que Buenos Aires é uma cidade que convida a longas caminhadas e com uma boa programação dá pra fazer vários pontos turísticos num dia pegando pouco transporte.

Como usar o cartão SUBE no metrô

Para ter acesso ao metrô de Buenos Aires basta apoiar o cartão SUBE no ponto de leitura do cartão, ao lado das roletas de entrada e saída de cada estação. É bem fácil de ver e você pode observar como os outros passageiros fazem. Qualquer coisa, pode também pedir ajuda aos funcionários do metrô, que estão identificados por uniforme.

Valores dos trechos no metrô

Atualmente, a passagem de metrô custa $ 7,50 (pesos argentinos) e dá direito a você combinar várias linhas pagando apenas uma vez, desde que não saia de nenhuma estação. E quanto mais você usa, mais barata ela fica. Há um plano de descontos de acordo com a quantidade de vezes em que o metrô é utilizado durante o mês. Funciona assim:

Número de trechos usados                    Valor da passagem por trecho

1 a 20                                                              $ 7,50

21 a 30                                                             $ 6,00

31 a 40                                                             $ 5,25

41 ou mais                                                       $ 4,50

Nesta página você confere os valores atualizados da tarifa de metrô de Buenos Aires!

Como usar o cartão Sube no ônibus

No caso dos ônibus, quando você entrar (pela porta da frente), vai ver que também tem um aparelhinho de leitura do cartão Sube. Você informa ao motorista o lugar para onde vai e ele marca na máquina o valor equivalente a ser debitado. Só então você apoia o cartão no leitor e é feita a cobrança.

Valores das tarifas nos ônibus

As tarifas de ônibus atualmente variam de $ 6 a $7 (pesos argentinos). Dentro da capital portenha dificilmente você pagará mais do que $ 6,50 (pesos argentinos). Sempre, claro, utilizando seu cartão Sube. Confira os valores segundo as distâncias:

Distância                     Valor da passagem

Até 3 km                                     $ 9,00

De 3 km a 6km                           $ 9,25

De 6 km a 12 km                        $ 9,50

  De 12 km a 27 km                      $ 10,25

  Más de 27 km                             $ 10,75

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-04-04T23:04:21+00:00maio 12th, 2017|Categories: Blog, COMPRAS + DINHEIRO, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Cartão Sube: indispensável em Buenos Aires

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.