Konex, referência cultural da capital portenha

 

CIUDAD CULTURAL KONEX

 

Totalmente aberto, o Ciudad Cultural Konex é uma das melhores pedidas para as noites de primavera e verão em Buenos Aires. O espaço abriu suas portas em 2006 com a missão de ser um lugar de experiências artísticas múltiplas e espírito independente. No bairro portenho do Abasto, é hoje uma referência cultural da capital portenha.

 

konex-noche

 

KONEX: A HISTÓRIA DA FÁBRICA E SUA ARQUITETURA

 

O Ciudad Cultural Konex celebrou 10 anos em outubro de 2016. Nesse meio tempo, se transformou em um espaço de forte identidade, não somente por suas características arquitetônicas, mas também pela programação cultural que oferece. Mais de 300 mil pessoas circulam pelo Konex por ano.

Entre 1920 e 1992, o edifício que fica em Sarmiento 3131 funcionou como fábrica e depósito de azeites. Em 1996 foi adquirido para ser um espaço de cultura. O processo de recuperação do espaço tem uma história engraçada, que não sei se é verdade. Dizem que os proprietários chamaram o famoso Clorindo Testa para fazer a remodelação do Konex. Ao ver o orçamento, ele teria dito: com isso só dá para fazer uma escada! E fez! A escada laranja é a protagonista do lugar, que foi remodelado sem perder a essência industrial e a mística da época. A velha fábrica se transformou em um lugar onde convivem e se relacionam todos os tipos de expressões artísticas.

 

konex-luz da lua

 

KONEX: PROGRAMAÇÃO CULTURA

 

Apesar de estar fora do circuito da avenida Corrientes, o Konex conseguiu a façanha de se instalar na cena cultural portenha, com uma super oferta de teatro, dança, conferências, obras musicais, espetáculos infantis, cinema, circo, design, moda, arquitetura, oficinas, exposições fotográficas, ciclos de filosofia e história e ainda festas.

Sim, o Konex é tudo isso!

 

konex-04

 

KONEX: LA BOMBA DEL TIEMPO

 

Para muita gente, La Bomba del Tiempo é a programação mais conhecida do Konex. Todas as segundas-feiras, há 10 anos, este grupo de percussão gera um furor de ritmo e tambores, que se apodera do ambiente e convida o público a viver uma experiência única. Mais de 3 milhões de pessoas já viram este show, que revolucionou a percussão na cidade e colocou a segunda-feira na agenda cultural. Mas há outras propostas super interessantes, como o Dancing Mood, para chacoalhar o esqueleto ao som de uma orquestra sopros especializada em ska.

Confira a programação completa no site oficial.

 

konex-03

 

Descubra outras baladas em Buenos Aires 

 

Curta outros passeios pelo Abasto: 

Filete portenho: arte popular de Buenos Aires 

Conheça a Buenos Aires de Carlos Gardel 

Show de tango Esquina Carlos Gardel 

By | 2017-02-10T09:00:21+00:00 Fevereiro 10th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, ROTEIROS + DICAS, SHOWS + BALADAS|Tags: , , , |1 Comment

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.