Club Cultural Matienzo: meca indie em Buenos Aires

 

O Club Cultural Matienzo é um lugar de difícil “classificação”. Talvez o mais próximo seria uma usina de produção cultural. Espetáculos de música, teatro, cinema e literatura, exposições de arte contemporânea, festivais multidisciplinares, um programa de formação de artistas, uma rádio e ainda três bares. Se você gosta de espaços alternativos, coloque este lugar na agenda em sua próxima viagem e seja feliz!

 

club-cultural-matienzo

 

CLUB CULTURAL MATIENZO: REFERÊNCIA INDEPENDENTE

 

Há mais de dois anos que o Club Cultural Matienzo deixou a casona localizada na rua que deu nome ao espaço (entre Palermo e Belgrano ) para instalar-se em novo endereço – um lugar de mais de 1000 metros quadrados em Villa Crespo, agora templo da cultura independente em Buenos Aires.

 

club-cultural-matienzo-poesia

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ALTERNATIVA

 

O “clube” é realmente uma usina: mescla bandas cult do momento com festas de cumbia cheias de estrangeiros, ciclos de cinema de filmes longas e curtas que jamais chegarão ao circuito comercial, além de oficinas e cursos com nome cancheros como “produção musical de guerrilha” e que abrigam temas tão diversos como produção de hortas, introdução ao bordado ou roteiro de cinema.

Pode parecer uma bagunça, mas não é. Tudo é pensado por um grupo de curadores responsáveis por seis eixos de conteúdo: teatro, cinema, artes plásticas, literatura, design e música, muita música.

 

club-cultural-matienzo-teatro

 

A estrutura do lugar é impressionante: o Club Cultural Matienzo tem um salão principal para 300 pessoas, um auditório de cinema, um teatro menor, de 50 lugares, para espectáculos e mini recitais, sala de exposições, sala de reuniões, duas espaços para cursos, lojinha, camarins e cozinha. E mais, uma mediateca com 300 revistas, livros e discos para consultar e ainda uma rádio, a Rádio Colmena, com programação autoral 24 horas por dia transmitida pela web.

 

club-cultural-matienzo-radio

 

BARZINHO COM TERRAÇO

 

Tá bom assim? Não! Falta a melhor parte: três bares (sendo um com terraço)!  A entrada para o bar térreo e a terraza são gratuitas, apenas as atividades culturais são cobradas, mas os preços são bem acessíveis. Os bares funcionam até às 2h da manhã durante a semana, e até às 5h no finde. E falta também a “outra” melhor parte: no Club Cultural Matienzo sempre tem gente bacana, em estado permanente de curiosidade e alegria. Vai com fé.

club-cultural-matienzo-terraza

 

Club Cultural Matienzo
Pringles, 1249 (quase esquina com Avenida Córdoba) – Villa Crespo. De terça a domingo, a partir das 19h.

 

Leia mais:

Villa Crespo: o lar dos outlets

Baladas em Buenos Aires: Guia 2016

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.