costumes argentina

Costumes argentinos que você tem que conhecer

Costumes argentinos que você tem que conhecer

Os hábitos e costumes de um povo podem ser bem diferentes dos nossos, mesmo que sejam de países vizinhos. Listamos aqui alguns costumes argentinos que los hermanos têm incorporado em seu cotidiano e que não são tão comuns entre os brasileiros ou são completamente diferentes dos nossos. 

Mate

mate argentino

Tomar mate é, sem dúvida, um dos costumes argentinos mais fortes, de norte a sul do país. Para muitos, o dia só começa depois de “tomar unos mates”, mas isso pode ser feito a qualquer hora, sozinho ou em grupo.

Para os que ainda não sabem, o mate seria o equivalente ao chimarrão do sul do Brasil, só que com outra erva. No município do Tigre, próximo a Buenos Aires, está o Museo del Mate, onde você pode conhecer mais sobre esse costume tão argentino.

Tigre a cidade vizinha que você precisa conhecer

Asado

O asado argentino (churrasco) é também um costume local. O argentino come muito mais carne que o brasileiro e o que mais tem nessa cidade são parrillas (churrascarias) de todo tipo, das mais simples às mais chiques.

Em casa ou na rua, o domingo dos argentinos não é o mesmo sem uma boa parrillada.

Saludo

saludo

Os portenhos são muito mais “íntimos” do que os brasileiros na hora de cumprimentar. Raramente eles dão apenas um aperto de mão, só nos casos mais formais. No geral, o saludo (cumprimento) mais comum aqui é um beijo no rosto (de um único lado).

Isso faz com que esse seja um dos costumes argentinos que mais chamam a atenção do brasileiro, já que mesmo entre os homens o beijo é a forma mais comum de cumprimentar alguém, sejam amigos, conhecidos ou colegas de trabalho. 

Gírias

mafalda che

Outro costume que é a cara dos argentinos e que os brasileiros já conhecem é usar o Che para chamar a atenção do interlocutor ou simplesmente para começar a frase, mesmo que seu interlocutor já esteja atento, como: Che, viste la novela anoche?

Che Guevara, aliás, não se chamava assim. Na verdade, seu primeiro nome era Ernesto, mas de tanto usar a palavra Che em todos os países por onde passou, acabou ganhando o apelido com o qual se fez famoso.

Encurtando as palavras

encurtando palavras

Encurtar palavras também é muito comum por aqui, especialmente entre as crianças. Mochila vira mochi, profesor (a) é profe, señorito (a) é seño, vacaciones (férias) viram vacas, computadora é compu, cumpleaños (aniversário) é cumple e assim por diante.

Quando estiver pela cidade, fique atento e identifique esses costumes argentinos. Nos conte se este post te ajudou na sua viagem. Até mais!

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!