Cúpulas de Buenos Aires: mais de 300 na cidade!

Cúpulas de Buenos Aires: mais de 300 na cidade!

Você sabia que a capital portenha tem mais de 300 cúpulas coroando seus edifícios? E cada uma mais linda que a outra! Mas nem todo mundo se lembra de olhar pra cima de vez em quando e muitas vezes elas acabam passando despercebidas. Por isso, vamos falar sobre as cúpulas de Buenos Aires.

Cúpulas de Buenos Aires

Bares com jogos em Buenos Aires

O auge do uso de cúpulas na arquitetura de Buenos Aires aconteceu entre o fim do século XIX e o início do século XX. Inicialmente, elas eram uma forma de marcar as esquinas, mas com o tempo foram virando sinônimo de riqueza e prosperidade e ainda aumentavam o valor do imóvel. Ter uma propriedade com cúpula passou a ser objeto do desejo da grande maioria da elite portenha e assim elas foram se espalhando pela cidade.

glamour do Velho Continente

Em busca do glamour e da opulência europeia, proprietários de casas, mansões e hotéis portenhos passaram a contratar e trazer para a cidade grandes mestres e artesãos da construção do Velho Continente para coroar seus prédios com cúpulas. As cúpulas de Buenos Aires demonstram a variedade de estilos que influenciaram a arquitetura portenha da época, com destaque para os estilos árabe, espanhol, russo e o Art Nouveau.

Congresso Nacional

A maioria das cúpulas de Buenos Aires está concentrada no centro da cidade e seus arredores. Uma das mais lindas é a do edifício do Congresso Nacional, uma relíquia arquitetônica na cor verde esmeralda que, com seus 80 metros de altura, destaca-se em meio aos edifícios da área e que merece ser vista de perto.

Confitería del Molino

cúpulas-de-buenos-aires-el-molino

Ao lado do Congresso, atravessando a Avenida Rivadavia, encontra-se a tradicional Confitería del Molino, hoje fechada e com risco de desabamento. Foi adquirida pelo Governo da Cidade e aguarda por uma merecida restauração. Apesar do descuido e da decadência do imóvel, a beleza de sua cúpula com as pás do moinho cortando o céu portenho sempre esteve presente. É para olhar e torcer que o edifício seja salvo antes que seja tarde demais!

Inspiração Catalã

E antes de seguir pela Avenida de Mayo, vale a pena falar de outra bela cúpula de Buenos Aires, na esquina da mesma Avenida Rivadavia com Ayacucho. Trata-se da cúpula do edifício No hi ha somnis impossibles, uma homenagem ao catalão Antonio Gaudi. Na restauração do edifício, em 1999, foram utilizadas mais de 900 peças de vidro espelhado para cobrir as aberturas principais da cúpula maior e da que fica logo acima desta. A “cebola” que coroa a cúpula e o belocata-vento de ferro mantem-se intactos desde a construção do edifício.

La Imobiliaria e Palácio Barolo

De volta à Avenida de Mayo em direção à Casa Rosada, é possível admirar várias das mais belas cúpulas de Buenos Aires. As primeiras que surgem no trajeto são as do edifício La Imobiliaria (no número 1400) e do Palácio Barolo (no quarteirão seguinte), duas importantes obras arquitetônicas da cidade.

primeiro encontra-se bastante deteriorado, mas conserva a imponência original e a beleza de suas cúpulas vermelhas. O segundo, verdadeiro tesouro da arquitetura portenha, inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri, oferece uma incrível vista panorâmica desde sua cúpula, que tem um farol no topo.

La Prensa, Banco de La Nación e Gath & Chaves

arquitetura

 Coroando o antigo edifício do jornal La Prensa (hoje Casa de Cultura, na Avenida de Mayo, 575), a cúpula negra é dominada pela deusa da Sabedoria Palas Atenas no topo e merece a atenção do visitante. Assim como as cúpulas do Banco de la Nación Argentina e do edifício Gath & Chaves – que em seus tempos áureos vestiu a nata da sociedade portenha e hoje abriga o clássico Café London City no térreo e escritórios do Governo da Cidade no restante do edifício.

San Telmo

Parque Lezama em Buenos Aires

Como dissemos antes, as cúpulas de Buenos Aires estão presentes também em outros bairros. É o caso de San Telmo, que conta com várias igrejas com imponentes cúpulas coroando seus edifícios. Entre elas, a Iglesia de la Santísima Trinidad, pertencente à Iglesia Ortodoxa Rusa e a Parroquia San Pedro González Telmo.

Um belo jeito de fazer turismo

Cupulas-predios-arquitetura (4)

Enfim, a capital portenha tem muita coisa para ser admirada e, sem dúvida, as cúpulas de seus edifícios estão entre as mais surpreendentes. Quando estiver pela cidade, fique atento ao trânsito, à bolsa, dinheiro e documentos, mas não deixe de levantar a vista de vez em quando e descobrir outra forma de enxergar essa bela e histórica metrópole!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
[fluentform id="1"]
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!