Curiosidades sobre o tango: confira as mais inusitadas!

Curiosidades sobre o tango argentino

Há muitas curiosidades sobre o tango, ritmo que certamente  vêm à cabeça quando a gente pensa na Argentina. Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o gênero, que envolve dança e música, foi criado no século 19 e está um umbilicalmente ligado à história do país.

Ao longo dos anos, o tango vem sendo constantemente modificado, atualizado, modernizado, mas, no entanto, sem perder suas raízes argentinas. Para aqueles que querem saber um pouco mais, seguem algumas curiosidades sobre o tango!

curiosidades-sobre-o-tango Tango Foto Gisele Teixeira

Curiosidades sobre o tango – o bandoneón

Quando o tango nasceu, não tinha bandoneón! Era só flauta, violino e violão. Não se sabe muito bem como esse instrumento –  hoje  símbolo do tango – chegou à Argentina. Uma das teorias defende, inclusive, que foi pelas mãos de um brasileiro, o Negro Casimiro, depois da Guerra do Paraguai. Mas não há provas. Assim, o que se pode afirmar é que o bandoneon foi criado na Alemanha, em 1835, para ser usado na música religiosa. O mais provável, então, é que tenha vindo em um navio, com algum imigrante europeu.

curiosidades-sobre-o-tango-bandoneon

O bandoneón um instrumento bem complexo. Primeiro porque o músico não vê as teclas ao tocá-lo! Segundo, porque as notas não estão ordenadas em forma cromática, como no piano, e sua ordem não obedece nenhuma lógica. Além disso, o som que o bandoneón emite é diferente quando o instrumento está abrindo ou fechando, o que obriga o executante a conhecer quatro teclados diferentes – dois para mão esquerda, um abrindo e outro fechando, e dois para a direita. Por fim, a quantidade de teclas não é a mesma em todos os bandoneones.

Curiosidades sobre o tango –

La Cumparsita

curiosidades-sobre-o-tango-Partitura-La Cumparsita (curiosidades do tango)

O tango La Cumparsita, composto pelo uruguaio Gerardo Matos Rodríguez, tem mais de 100 anos. É considerado o  “hino” dos tangos e, certamente, um dos mais difundidos no mundo, com mais de 2.500 gravações – inclusive em finlandês e japonês.

Foi gravado em diferentes estilos e por gente tão diversa como Julio Iglesias e Richard Clayderman. Há, inclusive, uma insólita versão de John Lennon, ao vivo, cantando La Cumparsita em uma gravação feita por Ringo, em 1967. La Cumparsita aparece como trilha sonora em vários filmes, entre eles Alice e Dias de Rádio, de Woody Allen, em Tango, de Carlos Saura, em Harry Potter e o prisionero de Azkaban, e até num episódio de Tom e Jerry!

Curiosidades sobre o tango – Gardel

curiosidades-sobre-o-tango-Carlos-Gardel-Chacarita

A cada ano, no dia 24 de junho, os tangueiros fazem uma “peregrinação” ao túmulo de Carlos Gardel no cemitério de Chacarita.  Músicos, cantores, dançarinos e “fiéis” em geral deixam flores, velas e cigarros ao mestre, e passam o dia lembrando suas canções mais famosas. Às 15h10, hora da morte do cantor, há um minuto de silêncio. Para quem não sabe, Carlos Gardel foi músico, compositor, intérprete e ator. Só para ilustrar, deixou 11 filmes e mais de 800 discos gravados. Sua voz é considerada, desde 2003, “patrimônio da humanidade” pela UNESCO. O cantor morreu em 1935, em um acidente de avião, na Colômbia.

Se você estiver por Buenos Aires nesta data, aproveite e renda suas homenagens. De quebra, por consequência, poderá participar de uma cerimônia bem portenha e muito pouco usual. Afinal, não é todo o dia que tem festa no cemitério!

Curiosidades sobre o tango: Tangos Médicos

Tangos-Médicos -Curiosidades-sobre-o-Tango

É de cair o queixo! Há mais de 100 tangos compostos para médicos, doenças ou remédios. Por exemplo, tangos em homenagem à injeção, ao termômetro, ao clorofórmio, ao bisturi e até aos micróbios! Diz a lenda que tudo começou em 1914, com um  baile feito pelos residentes de medicina no Palais de Glace. A popularidade desse evento, por certo, inspirou outros compositores a criarem tangos dedicados aos profissionais da medicina, hoje conhecidos na história tangueira “tangos médicos”.

Leia nosso post especial sobre o Palais de Glace

CURIOSIDADES SOBRE TANGO:

O PARCEIRO BRASILEIRO DE GARDEL

Curiosidades-sobre-o-Tango-Por-una-Cabeza

Muita gente não sabe, mas o principal parceiro de Carlos Gardel, Alfredo Pera, era brasileiro. Os pais do artista, vindos da Europa, tiveram que parar por cerca de dois meses em São Paulo justo para que mãe de Le Pera desse à luz.  Moraram no bairro do Bexiga, na capital, e foi lá que o ilustre compositor nasceu, no dia 6 de junho de 1900.

Le Pera foi letrista, escritor, jornalista e roteirista da United Artists. Conheceu Gardel em Paris, onde o cantor estava fazendo algumas apresentações. Sem dúvida, nunca mais se separaram. Juntos, compuseram uma infinidade de tangos clássicos, como Volver e Por uNa Cabeza. Por outro lado, infelizmente, os dois morreram no mesmo acidente aéreo.

O tango, certamente, tem muito para contar! Se você gosta deste tema, aproveite para descobrir outros posts que fizemos sobre tango em Buenos Aires, especialmente sobre os lugares históricos!

Descubra o bairro de La Boca

Palais de Glace, onde um dia Gardel levou um tiro!

Monumentos de tango em circuito temático

Astor Piazzolla: o reinventor do tango 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-11-02T15:47:03+00:00novembro 2nd, 2018|Categories: Blog|Tags: , , |Comentários desativados em Curiosidades sobre o tango: confira as mais inusitadas!

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.