Dicas de Segurança em Buenos Aires

Dicas de segurança em Buenos Aires para você se prevenir

Dicas de segurança em Buenos Aires para você se prevenir

Vamos citar algumas dicas de segurança em Buenos Aires para ajudar a se prevenir de situações indesejadas. Talvez uma das maiores preocupações para quem está viajando para fora do país, é saber como agir após algum incidente.

O fato de não conhecer a cidade, a cultura, os procedimentos, ou não saber se comunicar perfeitamente, pode ser um pouco assustador para o viajante, especialmente se é a primeira vez em outro país. Portanto, vamos te auxiliar!

Dicas de segurança em Buenos Aires

cuidado com pertences

Primeiramente, para aqueles que estão programando sua viagem a Buenos Aires, é importante saber que a cidade é bem mais tranquila e segura do que se imagina. Ou seja, é só ter os cuidados necessários e aproveitar.

Pertences

Regra básica: ter cuidado com os seus pertences. 

Primeiramente, leve somente os documentos que você realmente irá precisar e, antes de viajar, faça uma cópia de segurança de todos. Quando chegar na cidade, deixe-os guardados junto com a sua mala na hospedagem. É muito mais seguro e evita perder os originais. E claro, sempre leve um cadeado para fechar a sua mala. Se possível, guarde no cofre os itens mais importantes.

melhores excursões

Bolsas e mochilas: não dê bobeira. Deixe-as sempre com você e à vista. Seja em restaurantes, bares, na rua ou qualquer ponto turístico, especialmente em locais de muito movimento.

Fique sempre atento aos objetos de valor, principalmente celulares e câmeras. Pode tirar suas fotos à vontade, mas antes de tirá-los e na hora de guardar, seja cauteloso e sensato.

Câmbio paralelo

O câmbio paralelo, como o próprio nome sugere, é realizado paralelamente ao oficial e de forma não legalizada. Também é chamado de informal, blue ou negro na Argentina. Em Buenos Aires, é oferecido nas ruas, principalmente na Calle Florida e com um valor bem acima do conseguido no mercado formal.

Nossa dica: troque o dinheiro em bancos ou agências oficiais.

Saiba agora tudo sobre o câmbio paralelo

Metrô

Metrô (ou Subte, na Argentina) é sem dúvidas o melhor meio de transporte para quem quer ir mais longe e pagar pouco. São diversas linhas que passam pela maioria dos pontos turísticos e de interesse ao viajante. É barato, fácil, rápido e bem seguro.

As dicas de segurança em Buenos Aires são bem simples: colocar sua bolsa ou mochila para frente, onde você pode segurá-las e vê-las. No mais, use e desfrute à vontade do metrô, pois é bastante vantajoso.

Táxi

Ao contrário de ônibus e metrôs, os táxis normalmente são os que mais recebem críticas negativas em Buenos Aires. Mas é claro, você não precisa evitar todos os táxis da cidade! Basta ter os cuidados necessários. Desta forma, tente sempre pegar carros de companhias, como rádio-táxi.

Se tiver saindo da hospedagem, peça para a recepção chamar um para você. O mesmo vale se estiver na rua, tente pegar aqueles com a logotipo da companhia.  Pode também usar aplicativos para pedir um veículo.

Saiba tudo sobre táxi em Buenos Aires aqui

Notas falsas

Notas falsas dinheiro

Prosseguindo com nossas dicas de segurança em Buenos Aires, a questão da nota falsa pode ser um problema, mas nada que um pouco de atenção não resolva. Como saber se é falsa? Simples. Em todas as notas originais há cores e textura, desenhos e figuras em marca d’água, de forma que olhando contra a luz, pode-se enxergar os detalhes.

Nossa dica: Esteja atento de onde a pessoa tira a nota para lhe entregar, pois costumam deixar em lugares diferentes das originais. Sempre que receber alguma nota em táxi ou comércio de rua, analise para ver se é verdadeira.

Lugares de concentração turística

Como disse anteriormente, onde há turista, há também sempre alguém querendo levar vantagem. E em Buenos Aires há muitos pontos turísticos, onde há um grandíssimo número de turistas. Aí já sabe, fique atento com as suas coisas e tudo dará certo.  

Alguns dos lugares que estão sempre cheios e merecem mais atenção são: La Boca e Caminito, Microcentro e Calle Florida, onde há muito comércio. Além da tradicional Feira de San Telmo com bastante movimento de pessoas. Não que você precise se restringir, apenas tome cuidado e fique atento aos pertences na hora de guardá-los.

Por outro lado, em todos esses lugares, há sempre uma segurança por parte da polícia que costumam estar de prontidão caso alguma coisa aconteça.

Perdeu ou foi roubado?

Se você tomou todos os cuidados e por uma infelicidade foi roubado ou perdeu seus documentos que precisa para voltar para casa, o jeito é ir ao Consulado Brasileiro. Mas antes de mais nada, compareça a uma delegacia mais próxima e faça o boletim de ocorrência.

Caso você não tenha tempo para esperar pelo atendimento normal do Consulado, há o regime de plantão 24 horas que funciona para atender brasileiros em situações de emergência, fora do horário de atendimento ao público.

Assim, você poderá solicitar o formulário de entrada e saída do país, apresentando o boletim de ocorrência e algum comprovante de nacionalidade. 

Números úteis

Além dessas dicas de segurança em Buenos Aires, se por ventura precisar chamar a polícia, deixamos os números que poderão lhe ajudar:

911 ou 101:  polícia portenha.

107: serviço de ambulâncias e atenção médica de urgência.

100: serviço de bombeiros.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Haendel Dias
Haendel Dias. Mineiro, recém legalmente portenho. Obcecado e graduado em Cinema. Ansioso, insone, cruzeirense e cervejeiro. Comanda os vídeos da Aguiar e assina diversos posts do blog. Aos 15 anos sonhava em ter uma banda, hoje, em ter um bar e milhas vitalícias. É editor de vídeo, musicalmente difícil de agradar, compulsivo, aficionado em astronomia e psicologia. Lê e escreve religiosamente histórias de suspense e complexidades humanas.
Compartilhe!
Segue a gente!