É seguro andar de táxi em Buenos Aires!

Segurança é uma preocupação muito comum entre os turistas de um modo geral. E quando se trata de transporte também. Os taxistas portenhos não têm fama de muito honestos, é verdade, mas é um erro generalizar. Antes de tudo, saiba que é seguro andar de táxi em Buenos Aires. O que se deve é tomar alguns cuidados para evitar ser enganado pelos espertinhos que existem em todo lugar. Aqui te contamos tudo!

É seguro andar de táxi em Buenos Aires!

é seguro andar de táxi em Buenos Aires-02

Os taxistas portenhos têm a má fama de dar golpes nos clientes, especialmente nos turistas. Consequentemente, os honestos terminam pagando pelos que atuam de má-fé. Mas, de qualquer forma, é importante estar preparado para os golpes mais comuns. Reunimos algumas dicas básicas que ajudam a usar os táxis de Buenos Aires sem medo de ser passado pra trás.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires: tarifas

é seguro andar de táxi em Buenos Aires-interior

Atualmente, a bandeirada na capital portenha custa $32,60 durante o dia. A cada 200 metros ou minuto de espera, é cobrado um adicional de $3,26 (chamado ficha) na corrida diurna. Das 22h às 6h, há uma tarifa noturna. Nesse horário, a bandeirada custa $ 39,12, com adicional de $ 3,91, a cada 200 metros ou minuto de espera.

Dentro da tarifa comum, o passageiro tem direito a transportar gratuitamente bagagem de mão e uma mala ou volume cujas medidas não excedam 0,90 x 0,40 x 0,30. Por cada volume adicional, será cobrado um valor equivalente a 5 fichas.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires: denúncias

é seguro andar de táxi em Buenos Aires-01

Corridas fora da capital, sem que o passageiro retorne no mesmo táxi, podem receber um percentual referente ao regresso do veículo a Buenos Aires. Qualquer problema ou descumprimento dessas normas pode ser denunciado pelo telefone 147 ou pela linha de assistência ao turista, no 0800-999-2838. Também pelo e-mail taxis@buenosaires.gob.ar.  Valores atualizados em outubro de 2018. Para calcular o valor atual você pode acessar o Taxista Virtual. Para saber mais sobre as normas, entre na página do Governo da Cidade, AQUI.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires:

cuidado com as notas falsas

é-seguro-andar-de-táxi-em-Buenos-Aires-dinheiro

Um dos golpes mais comuns entre os taxistas é trocar notas falsas por verdadeiras. Principalmente, as de 100 pesos ou mais.  Eles são rápidos com as mãos e você não percebe a troca. Depois, ele diz que sua nota é falsa e tem que dar outra pra ele. Resultado: você dá mais dinheiro pra pagar a corrida, fica com uma nota falsa e o taxista ainda embolsa a nota verdadeira que ele trocou anteriormente! Portanto, o ideal é ter dinheiro trocado na hora de pagar o táxi.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires:

conheça o endereço

é-seguro-andar-de-táxi-em-Buenos-Aires-usuária

Ao dar o endereço, indique as ruas transversais. Evite dar apenas o nome da rua com o número do local onde deseja ir. Assim, você acaba inibindo o motorista que gosta de dar voltas para alongar o caminho. Sendo assim, aproveite quando tiver acesso à internet para pesquisar bem a localização de seu destino.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires:

escolha táxis em movimento

é-seguro-andar-de-táxi-em-Buenos-Aires-cartel

Procure sempre pegar um táxi que esteja em movimento. É uma dica básica daqui. Os taxistas não ficam nunca parados esperando passageiros. Se ele estiver disponível, você verá uma plaquinha, onde estará escrito LIBRE com luzes vermelhas. E sempre procure estar do lado direito da rua ou avenida, já que é proibido parar na mão esquerda.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires:

radio táxi

é seguro andar de táxi em Buenos Aires-radio-táxi

Sempre que possível, especialmente à noite, dê preferência a pedir um radio táxi. Assim como no Brasil, acaba sendo mais seguro, pois as empresas têm o controle de quem atendeu cada chamado.

Da mesma forma, você pode optar por tomar um radio táxi na rua, inclusive de dia. Se estiver indo atender uma corrida, é claro que ele não irá parar. Mas se estiver disponível, eles param, mesmo sem ter sido feito o pedido por telefone.

É fácil de identificar porque sempre tem o nome da empresa nas portas e no letreiro na parte de cima do veículo.

É seguro andar de táxi em Buenos Aires: aeroportos

é seguro andar de táxi em Buenos Aires-ezeiza

Nos aeroportos, existem muitos taxistas nas calçadas esperando para conseguir uma corrida. Nem pense em entrar num deles. Tanto no Aeroparque, quanto em Ezeiza, existem os táxis cadastrados, com preços tabelados. Você sabe antecipadamente quanto vai pagar e ainda tem a segurança de ir com um taxista cadastrado.

No entanto, ainda vai ser bem caro. O ideal mesmo, em nossa opinião, é contratar um transfer ainda antes de sair do Brasil. Além de seguro, em geral sai mais em conta!

É seguro andar de táxi em Buenos Aires: aplicações

é-seguro-andar-de-táxi-em-Buenos-Aires-app

A gente já escreveu aqui sobre algumas aplicações que ajudam o turista a tirar o melhor proveito do serviço de táxi em Buenos Aires. Algumas delas, como o Easy Taxi e o Safer Taxi permitem pedir o táxi pela internet. Em outros casos, como o Taxista Virtual, de que já falamos, dá pra calcular quanto vai custar o trajeto antes mesmo de entrar no veículo. Finalmente, também existe a BA Taxi, uma app do Governo da Cidade que conecta passageiros e taxistas. Ela permite pedir um táxi gratuitamente. O pagamento pode ser feito com cartão ou em cash. Antes de tudo, no entanto, para utilizar a app, é preciso se registrar. Veja AQUI.

Veja aqui nosso sobre Táxis em Buenos Aires!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-10-23T17:08:08+00:00outubro 23rd, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em É seguro andar de táxi em Buenos Aires!

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.