Conheça a bela Estação Retiro

A Estação Retiro é o local certo para o turista que quer conhecer outros destinos próximos a Buenos Aires. De lá partem trens para diversos lugares próximos à capital portenha, entre eles a famosa cidade do Tigre. Além disso, vale a pena a visita ao local também por sua beleza.

Conheça a bela Estação Retiro

Estação-Retiro-Fachada-02

A Estação de Retiro fica no bairro de mesmo nome. Ela é formada, na verdade, por três estações: Retiro Mitre, Retiro Belgrano e Retiro San Martín. Cada uma foi construída em diferentes períodos, mas tão próximas uma da outra que parecem ser uma só. É da estação que faz a linha Retiro Mitre que vamos falar hoje.

Estação Retiro foi inaugurada em 1915

Estação-Retiro-colagem

Na Estação de Retiro fica o terminal do Ferrocarril General Bartolomé Mitre. A obra foi realizada entre 1909 e 1915 e é de uma beleza indiscutível. Construída com materiais importados da Inglaterra, tem uma estrutura típica das grandes estações de passageiros do século XIX.

Estação Retiro: academicismo francês e uso de vidros e ferro

Estação-Retiro-colagem-02

Na parte frontal, destacam-se características próprias do academicismo francês: altos janelões, um grande e amplo saguão e uma confeitaria. Aqui uma pausa para uma observação: hoje o local conserva a beleza, mas sem o mesmo glamour de antigamente. É que agora ele está ocupado por uma rede de fast food.

Na área dedicada ao movimento de saída e chegada dos trens, foram utilizados muito ferro e vidro. O setor de corredores é formado por duas grandes naves paralelas que cobrem as plataformas. Com 250 metros de extensão e altura de 25 metros, formam uma bela estrutura

Restauração da Estação Retiro manteve aspecto original

Estação-Retiro-Hall-Central-02

Em 2015 teve início um processo de restauração da Estação Retiro, declarada Monumento Histórico Nacional em 2006. O trabalho se baseou na ideia de devolver o aspecto original, mas sem deixar de adaptar-se às necessidades atuais, claro.

Restauração em detalhes

Estação-Retiro-02

Sendo assim, foi recuperada a cor do piso, similar ao granito original, bem como a estrutura ovalada das bilheterias, os janelões e, finalmente, o teto. A recuperação desse último foi fundamental para permitir novamente a entrada de luz natural. Detalhe que trouxe de volta o que é, talvez, uma das principais particularidades da Estação Retiro.

Sempre alerta!

Estação-Retiro-movimento-passageiros

A bela Estação Retiro tem um movimento diário de cerca de 60 mil pessoas. É um vai-e-vem constante de passageiros, razão pela qual é bom redobrar a atenção. Desfrute da beleza do local, mas não se esqueça de cuidar seus pertences!

Da Estação Retiro ao Tigre

Estação-Retiro-Tren-Tigre

Para ir visitar o município do Tigre de trem, você pode sair direto de Buenos Aires, tomando o ramal Retiro-Tigre na Estação Retiro. Os trens saem da linha Mitre e circulam a cada dez minutos, desde pouco depois das 5h da manhã até quase meia-noite nos dias de semana. Já nos fins de semana e feriados os trens partem da estação a cada meia hora. A viagem de Retiro-Tigre dura cerca de 50 minutos. Veja aqui os horários da Linha Mitre.

Estação Retiro via metrô

Estação-Retiro-Combinação-LinhaC

Para chegar à Estação Retiro (Retiro Mitre) você pode tomar a linha C do metrô e descer na própria Estação Retiro, um dos terminais dessa linha do metrô. Ao sair você ingressa diretamente na estação de trens. Quando for se deslocar até a estação ferroviária, tenha cuidado para não se confundir com a estação rodoviária próxima, também conhecida pelo nome de Retiro.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-07-18T13:18:08+00:00julho 19th, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Conheça a bela Estação Retiro

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.