Jogos Olímpicos da Juventude 2018 em Buenos Aires

Jogos Olímpicos da Juventude 2018 em Buenos Aires

 

Você gosta de esportes? E gosta de viajar também? Então não vai encontrar melhor programa de viagem para o ano que vem do que vir a Buenos Aires em outubro. A cidade vai ser sede dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018. Trata-se da terceira edição do evento, a primeira fora da Ásia. As anteriores aconteceram em Singapura (2010) e na China (2014).

 

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018 em Buenos Aires

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_04

 

Os Jogos Olímpicos da Juventude 2018 acontecerão de 6 a 18 de outubro do próximo ano, o que lhe dá bastante tempo para se programar. A terceira edição do evento traz uma série de novidades, como a defesa da bandeira da igualdade de gêneros, motivo pelo qual a quantidade de competidores será igual para ambos os sexos: 1893 atletas masculinos e 1893 atletas femininas, fechando um total de 3786 participantes entre 15 e 18 anos de 206 países.

 

 

Inovações nos Jogos Olímpicos

da Juventude 2018

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_novas_modalidades

 

As outras novidades são as inovações no programa olímpico, que conta com 31 esportes e inclui pela primeira vez as seguintes modalidades: BMX freestylekitesurfatletismo cross countryhandebol de praiaescalada desportivakaratêbreakdance e patinação de velocidade, a última a ser incluída na competição, em março de 2017. Além disso, a FIFA também decidiu que futsal irá substituir o futebol.

 

 

Buenos Aires se prepara

para receber o evento

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_Vilia_Olímpica_Clarín

 

Já faz algum tempo, a cidade vem se preparando para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, investindo na recuperação de equipamentos e na construção de novos locais para as competições. Uma vila olímpica está sendo construída para abrigar os atletas. Além disso, a grande maioria das competições esportivas estará concentrada na zona sul da cidade. A escolha foi tomada levando em conta que essa era uma zona que se achava sem grandes investimentos e precisava ser revitalizada.

 

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_Puente-de-la-mujer-whatisee-nu

 

Mas muitos esportes também serão disputados em outros bairros de Buenos Aires, como o belo e turístico Puerto Madero, onde serão disputados alguns dos esportes aquáticos. Além disso, uma parte dos equipamentos encontra-se fora da capital ou já nos limites da cidade. É o caso do Parque Tecnológico (Tecnópolis), sede de algumas provas, como Tênis de Mesa e do Parque Sarmiento – já quase fora da capital portrenha – sede das provas de Ciclismo BMX, Mountain Bike e Golfe.

 

 

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018 será disputado em quatro áreas

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_Parque_roca_home02

 

A infraestrutura dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018 está distribuída em diversos bairros, sendo dividida basicamente em 4 áreas: Cluster Verde; Cluster do Parque Roca; Parque Urbano; e Parque Tecnológico (Tecnópolis). Na foto, um dos locais em que serão disputadas as olimpíadas, o Estádio Mary Terán de Weiss, sede dos jogos de tênis e da cerimônia de encerramento.

Jogos Olímpicos da Juventude 2018:

Parque Verde

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_Lago_del_rosedal_palermo_chico

 

O Parque Verde ou Cluster Verde consiste em cerca de três quilômetros ao longo do Río de la Plata formados por áreas verdes e parques, passando pelos bairros de Núñez e Palermo, entre outros. Os Bosques de Palermo são um dos locais preferidos de lazer do portenho.

 

Entre os equipamentos que fazem parte desse cluster estão o Club Universitario de Buenos Aires, o Centro de Tiro Federal, o Club de Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires (GEBA), o Parque Tres de Febrero, o Club Hípico Argentino, o Buenos Aires Lawn Tennis Club e o centro de eventos La Rural.

 

Saiba mais sobre os Bosques de Palermo nesse post

 

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018:

Parque Roca

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_Parque Roca

 

O Cluster do Parque Roca consiste em uma área de 160 hectares equipada com diversas infraestruturas de esporte e lazer, como o Parque Polideportivo Roca, o Estádio de Atletismo e o Estádio Mary Terán de Weiss (Estádio do Parque Roca), um estádio multiuso, embora mais usado atualmente para a prática do tênis. Nessa área ficarão também o Centro de Imprensa e a Vila Olímpica da Juventude.

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018:

Parque Urbano

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_17_iatismo

 

O Parque Urbano localiza-se na parte oriental da cidade, às margens do Río de la Plata, e inclui as docas de Puerto Madero. Nessa área serão disputadas as provas de canoagem, remo e iatismo. Também em Puerto Madero, no Parque Mujeres Argentinas, terão sede os jogos de basquete.

 

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018:

Parque Tecnológico

 

Jogos Olímpicos da Juventude 2018_Tecnópolis

 

Os eventos de Esgrima, Tênis de Mesa, Badminton e Pentatlo Moderno terão lugar no Parque Tecnológico, em Villa Martelli, na Região Metropolitana de Buenos Aires. O parque recebe anualmente uma mega mostra de ciências, tecnologia, arte e cultura, promovida pelo Governo da Argentina desde 2011 chamada Tecnópolis.

 

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

 

Leia Mais:o  

Espanhol para viagem à Argentina:as melhores dicas

14 pontos turísticos de Buenos Aires que devem estar em seu álbum de viagem

Rio da Prata: um mar de diversão

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!