Museu do Holocausto de Buenos Aires

Museu do Holocausto de Buenos Aires

Diz o ditado que “uma imagem vale mais que mil palavras.” O Museu do Holocausto de Buenos Aires é uma prova disso. Impossível ficar imune à impressionante força das fotografias, vídeos e objetos expostos no local.  Campos de extermínio, vítimas do Nazismo, uniformes de prisioneiros e outras imagens referentes ao período dão um testemunho voraz de um dos maiores genocídios que o mundo já viveu.

Museu do Holocausto de Buenos Aires

O museu funciona em um prédio construído originalmente para a Companhia Ítalo-Argentina de Eletricidade. Ali, o visitante vê mais de perto, e de forma interativa, como era a vida dos judeus, tanto na Europa, quanto na Argentina, antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial.

Por um mundo sem discriminação

A ideia da Fundação Memória do Holocausto, responsável pelo museu, é educar e conscientizar a sociedade sobre o terror e as consequências do racismo, da discriminação, do antissemitismo e da xenofobia.

O Holocausto sob as lentes de um alemão

Entre as peças em exposição, estão algumas das 129 fotografias do sargento alemão Heinz Jöst, de 1941, tiradas no Gueto de Varsóvia, uma área de com pouco mais de 4 quilômetros quadrados e cerca de 500 mil habitantes.

A entrada ao gueto judeu da capital polonesa era proibida até mesmo para os oficiais alemães, pois se tratava de uma área onde os piolhos e o tifo eram tão comuns quanto as pilhas de cadáveres no meio da rua.

Mas Heinz arriscou e conseguiu entrar. E consta que o que viu o impactou, o que se vê refletido nas imagens que fez no local. As fotos, no entanto, só foram publicadas na década de 1980, quando Heinz as entregou à revista Stern. As imagens fazem parte da exposição permanente do museu desde 1999.

6 milhões de vítimas

Embora não seja possível afirmar com exatidão o número de vítimas do Holocausto (ou Shoá, como chamam os judeus), a maioria dos historiadores consideram que o número gira ao redor dos 6 milhões.

O Holocausto e suas ressonâncias

na Argentina

A mostra permanente Imagens da Shoá – O Holocausto e suas ressonâncias na Argentina conta com objetos diversos, como passaportes; cartas; insígnias de uso obrigatório, como as braçadeiras com a estrela de David; roupas dos prisioneiros dos campos de concentração; entre outros.

A exposição testemunha inicialmente a rica vida dos judeus antes da guerra, passa a mostrar a perseguição e o extermínio dos judeus à medida que avança o Nazismo e a Segunda Grande Guerra, destaca os atos de resistência judaica, concluindo com a liberação dos sobreviventes e o julgamento dos crimes nazistas. A mostra relaciona cada acontecimento desses na Europa com suas repercussões na Argentina.

Atividades educativas

O Museu do Holocausto de Buenos Aires conta também com exposições temporárias, sempre no contexto da Segunda Guerra Mundial e os horrores praticados pelos nazistas contra o povo judeu. Além disso, oferece diversas atividades que visam manter viva na memória coletiva o horror desse período da História, como cursos, visitas guiadas e outras atividades educativas.

Informações

Dias e horários:
Segunda a quinta-feira das 11h às 19h30.
Domingos das 14h às 19h.
​Endereço: Rua Montevideo, 919 – Recoleta.
Reservas: AQUI.
Mais informações: AQUI.

O que fazer perto

O Museu do Holocausto está entre os bairros de Recoleta e o Centro de Buenos Aires. Do lado de Recoleta, bem pertinho, está a belíssima Livraria El Ateneo (foto), a galeria Bond Street, além do imponente Palácio Pizzurno. E se caminhar um pouquinho mais, em menos de 20 minutos chega no Cemitério da Recoleta.

Saiba como montar um roteiro super completo por Recoleta com essas dicas aqui

Obelisco Verão

Já do lado do Microcentro, está a menos de 10 minutos de caminhada do belíssimo Teatro Colón, da Avenida Corrientes e do Obelisco (foto). Além, claro, de todos os atrativos imperdíveis dessa região.

Monte seu roteiro completo pelo Centro de Buenos Aires

Dica Aguiar

Não deixe de acessar as outras matérias do nosso BlogCom mais de 1.000 posts para você montar o roteiro perfeito. Assim, você conhece cada cantinho de Buenos Aires da melhor maneira. Aproveite!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!