Ônibus em Buenos Aires: Como usar sem medo!

Andar de ônibus em Buenos Aires é muito fácil, mas é preciso levar em consideração várias informações prévias, para você não passar apuros e poder se aventurar pela cidade de colectivo.

Ônibus em Buenos Aires: Como usar sem medo!

Antes de mais nada, se já pesquisou sobre o assunto em outros blogs, fique atento à data da publicação da matéria. Hoje andar de ônibus em Buenos aires não é como anos atrás. Aconteceram muitas mudanças nos valores e no formato de cobrança. Então, fique ligado.

Quanto custa? Como tomo? Como pago? Como funcionam as paradas? São tantas dúvidas, mas te contamos a seguir tudo sobre ônibus em Buenos Aires.

Curiosidades sobre ônibus em Buenos Aires

gastos em buenos aires 2018

Primeira coisa, não chamamos ônibus em Buenos Aires e sim colectivo. Os mais íntimos podem chamar de “bondi” e quem sabe você, depois de se aventurar pela cidade, não terminará a viagem dizendo “Che, sabes donde tomo el bondi a Recoleta?”.

Outra consideração muito importante é que nas paradas de ônibus em Buenos Aires se faz fila e isso precisa ser respeitado.

Não há cobradores e não se aceita dinheiro nos ônibus em Buenos Aires. Você diz o destino, passa o cartão e o sistema desconta de seu crédito. Mas isso falaremos mais na frente, quando falaremos mais sobre a tarjeta SUBE e as tarifas.

Alguns ônibus em Buenos Aires deveriam ganhar o título de patrimônio cultural da cidade. E se você pegar um desses, poderá tirar uma foto super peculiar. Não é tão comum como antigamente, mas alguns motoristas fazem do ônibus sua segunda casa, quase que um caminhoneiro.

Colam fotos da família, trazem artigos pessoais de casa (com direitos a bonecos de pelúcia dos filhos), os mais religiosos mostram toda sua fé com santos e dizeres. É interessante. Não sei dizer ao certo se isso foi proibido, pois nunca mais vi, mas quando cheguei na cidade sempre que tinha oportunidade de entrar nesse museu ambulante, olhava  cada detalhe. Adorava ver os objetos e fica pensando na família e vida do motorista.

Como na maioria das cidades brasileiras, os ônibus são conhecidos pelos seus números, mas alguns números têm circuitos (recorridos) diferentes. Então, sempre fique atento qual número te passaram e se tem mais de uma variação de recorrido. Exemplo: 17 A ou 17 B

Tarjeta SUBE é essencial para andar de ônibus em Buenos Aires

Uma das principais dicas sobre como se locomover em Buenos Aires diz respeito ao pagamento da tarifa do transporte público. Não é aceito pagamento em dinheiro e muito menos em moeda como antigamente.

Para uma viagem em ônibus é necessário adquirir um cartão de pagamento eletrônico de passagem, a “tarjeta SUBE”. Existem cerca de 4 mil pontos de venda do cartão pela cidade. Além das bilheterias nas estações de metrô, eles estão disponíveis nos kioscos (lojinhas de conveniência comuns em toda a capital portenha), casas lotéricas, centros de atendimento ao turista, entre outros. Confira aqui os locais mais próximos de você.

O cartão Sube custa atualmente $ 25 (pesos argentinos) e funciona como um cartão pré-pago. Ou seja, após comprá-lo, você vai ter que colocar crédito nele, o que pode ser feito no mesmo local onde você o adquiriu ou outro lugar que realiza a carga. O valor a ser carregado, depende de quantas vezes você pretende usar ônibus ou metrô e de quantas pessoas vão utilizá-lo.

Tudo sobre tarjeta SUBE te contamos aqui!

Dica Aguiar: Um mesmo cartão pode ser usado por mais de uma pessoa no metrô, mas nos ônibus alguns motoristas podem reclamar de usar o mesmo. A resposta dada é que cada pessoa pagante está assegurada caso ocorra um acidente, por exemplo. No caso está apenas assegurada uma pessoa por cartão, mas na prática os motoristas não são rigorosos com os turistas nesse sentido.

Ônibus em Buenos Aires: As tarifas

Com grande oferta e vasto número de linhas que atendem toda a cidade, o transporte é bem econômico, se comparado aos padrões brasileiros, por exemplo. Ao entrar no ônibus você deverá avisar ao motorista onde vai descer e após o sinal “ok” você deve encostar o seu cartão SUBE no aparelho disponível bem na frente. É simples. O aparelho mostrará quando você tem de saldo no cartão e quanto foi gasto.

Distância                     Valor da passagem

Até 3 km                                     $ 9,00

De 3 km a 6km                           $ 9,25

De 6 km a 12 km                        $ 9,50

  De 12 km a 27 km                      $ 10,25

  Más de 27 km                             $ 10,75

Metrobus: A melhor opção para andar de ônibus em Buenos Aires

Não faz muito tempo a cidade ganhou o “metrobus”, sistema mundialmente conhecido como Bus Rapid Transit (BRT). O principal da cidade está na Avenida 9 de Julio e facilitou muito a vida dos usuários de transporte público da cidade,  já que com o metrobus, os ônibus em Buenos Aires ganham faixas exclusivas, o que permite mais velocidade e segurança a todos.

greve geral na Argentina

O serviço funciona 24h, todos os dias do ano e, além das faixas exclusivas monitoradas, possui  paradas com coberturas, bancos, wifi grátis, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e comunicação visual com mapas, horários e possíveis trajetos e conexão com metrô e outros metrobus.

Aplicativo “Como Llego: fundamental para andar ônibus em Buenos Aires

Mapa para facilitar andar ônibus em Buenos Aires

Cómo Llego é um dos aplicativos mais úteis para o turista. Fácil de usar, trata-se de um mapa interativo da capital portenha. Ele mostra rapidamente como se locomover de um ponto a outro da cidade. Além de indicar as linhas de ônibus e/ou metrô que você deve pegar, traz também opções de como chegar a pé, de carro ou bicicleta. Em todos os casos, calcula ainda o tempo de duração do percurso.

Quer saber quais aplicativos de Buenos Aires nós recomendamos? Clique AQUI!

Agora que você já sabe tudo sobre ônibus em Buenos Aires, te damos a última dica. Ter na mão um mapa da cidade pode ser muito útil na sua viagem à capital portenha. O mapa de uma cidade é uma ferramenta bem funcional para um turista, especialmente se ele visita o local pela primeira vez. Pensando nisso, preparamos um post sobre a temática, para que você veja como usar o mapa de Buenos Aires, tirando dele o melhor proveito.

Saiba agora como usar e abusar dos mapas de Buenos Aires!

Gostou das dicas? Preparado para essa aventura? Parece complicado, mas é super simples. Se quiser mais dicas e vídeos sobre Buenos Aires, não deixe de nos seguir no Instagram.  

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?


By |2018-04-05T12:24:41+00:00abril 4th, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Ônibus em Buenos Aires: Como usar sem medo!

About the Author:

Brunna Brok
Diretora da Aguiar Buenos Aires e completamente apaixonada pela cidade. Brunna Brok é paulista, mas já vive há mais de 7 anos em Buenos Aires com o marido e dois filhos pequenos. Assina diversos posts do blog, é apresentadora do canal do youtube, gerencia o instagram e coordena as ações de marketing da Aguiar. Passa metade do dia sonhando e a outra planejando como realizá-los. Apesar do seu vício por trabalho, também ama viajar, jogar futebol, café e chocolate!