Ponte Transbordador é ícone de La Boca

 

O bairro de La Boca é um dos locais que todo turista quer visitar em Buenos Aires. Geralmente, por causa do Caminito ou de algum museu ou restaurante da região. Mas outras surpresas aguardam o visitante, como a famosa Ponte Transbordador, um ícone da cidade.

 

 

Ponte Transbordador

é ícone de La Boca

 

 

Ponte Transbordador_04

 

Construída na Inglaterra e montada na Argentina, a Ponte Transbordador foi inaugurada em maio de 1914. Recebeu o nome de Nicolás Avellaneda, presidente da Argentina entre 1878 e 1880, mas hoje é mais conhecida como Puente de La Boca.

 

A ponte tinha um mecanismo curioso. Tratava-se de uma espécie de vagão pendurado, preso por cabos de aço que corriam por trilhos superiores. Esse vagão elevado ia de uma ponta a outra do Riachuelo, transportando pessoas e carruagens.

 

Veja aqui como funciona uma ponte como a Ponte Transbordador.

 

 

Importância Histórica

 

Ponte Transbordador_Clarín_antiga

 

A Ponte Transbordador foi de grande importância para a atividade portuária desenvolvida na zona naquela época, já que conectava o bairro de La Boca, na capital portenha, à localidade de Avellaneda, marcada por uma forte atividade industrial naquele período. Em questão de minutos, centenas de trabalhadores atravessavam de um lado a outro do canal.

 

 

Substituição da Ponte Transbordador

 

Ponte Transbordador_02

 

Atualmente considerada Monumento Histórico Nacional, a velha ponte acabou tornando-se obsoleta com o tempo, sendo substituída por outra. A segunda ponte foi batizada com o mesmo nome da primeira e obedecia às exigências e demandas do trânsito daquela época. Vários quarteirões de imóveis foram sacrificados para sua construção. Junto com a primeira, essa ponte forma uma das silhuetas mais características da zona de La Boca.

 

 

 

Segunda Ponte

 

Ponte Transbordador_nova

 

Feita de concreto, com cerca de 1600 metros de extensão, a segunda Ponte Transbordador de La Boca conta com uma parte central metálica e levadiça, formada por duas torres de quase 50 metros de altura. Escadas rolantes e fixas servem para o trânsito de pedestres. Na época de sua inauguração, em 1940, era a mais importante no gênero na América Latina.

 

 

Relíquia em La Boca

 

Ponte Transbordador_05

 

A Ponte Transbordador de La Boca é uma das oito últimas que restam, entre as 20 que foram construídas em todo o mundo. Embora haja projetos de recuperação dessa incrível e imponente obra de engenharia, a ponte continua inativa. E até que não volte a operar, não pode ser candidata para que a Unesco a reconheça como Patrimônio da Humanidade, que é o que pretende a Fundação X La Boca, uma das entidades que lutou para que não fosse derrubada na década de 90, quando queriam desarmá-la e vender as peças como ferro-velho.

 

 

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia Mais:

Quinquela Martín, o gênio de La Boca

La Bombonera – o que você precisa saber sobre o estádio do Boca Juniors

Onde comprar lembrancinha em Buenos Aires

By | 2017-06-17T08:00:26+00:00 junho 17th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.