O título do post acima é praticamente autoexplicativo, mas para deixar ainda mais claro, repito: se você está vindo para Buenos Aires, é certeza absoluta que você precisa a Recoleta, o bairro mais sofisticado da cidade.

Recoleta: o bairro de Buenos Aires que tem que estar em seu roteiro

A região se originou com um simples convento dos Padres Recoletos, membros da Ordem Franciscana, que se estabeleceu na zona no começo do século XVIII, eventualmente hospedou as famílias ricas e aristocratas que fugiam de uma epidemia de febre amarela ao sul da cidade e tornou-se, finalmente, um bairro sofisticado de amplo interesse arquitetônico, histórico, turístico e cultural.

Recoleta: bairro residencial

Centro_Cultural_Recoleta_Flickr_Beatrice_Murch_01

O bairro, em sua maior parte residencial, ainda hoje representa características aristocratas, copiando modelos arquitetônicos europeus, principalmente o francês. Contudo, é também uma região repleta de importantes e emblemáticos pontos turísticos da cidade, cultura e áreas verdes, tornando um bairro um dos lugares mais agradáveis, chamativos e interessantes para se visitar em Buenos Aires.

Recoleta: bairro turístico

O bairro da Recoleta tem um grande conjunto de pontos turísticos na cidade, lugares que se tornaram bastantes associáveis com a imagem de Buenos Aires. Como exemplo disso está o Cemitério da Recoleta. Localizado na rua Junín 1760, ele é o mais famoso e mais visitado da cidade, conhecido por seus numerosos e imponentes mausoléus que abrigam diversas figuras importantes do país como presidentes, políticos, escritores e até os restos mortais de Eva Perón, um dos túmulos mais procurados.

Há também a incrível Floralis Genérica, uma escultura metálica localizada na Plaza de Las Naciones Unidas, na Av. Pres. Figueroa Alcorta 2263, onde se encontra cercada de um espelho de água e muito verde.

Neste post falamos sobre a Florális Genérica, a Flor Metálica da Recoleta

Recoleta: bairro cultural

No que diz respeito a lugares de interesse cultural, o bairro também se destaca, abrigando, por exemplo, a Livraria El Ateneo, na Av. Santa Fe 1860, dita como a livraria mais bonita da cidade, a maior da América do Sul, e a livraria com a maior quantidade e variedade de títulos no país, contando mais de 120 mil livros. Tornou-se um grande ponto turístico, por sua imponente e rústica arquitetura, conservando a decoração, o esplendor e estilo do que antes era um lindo teatro. Falamos dela AQUI!

Veja neste post as melhores livrarias de Buenos Aires

Há também no bairro dois grandes e importantes museus: o Museu Nacional de Bellas Artes, um dos mais importantes da América Latina e o que tem a maior coleção obras de arte do país, com artes que datam do século XII até o presente. Localizado na Av. Del Libertador 1573, o imenso museu foi inaugurado em 1933 e possui obras de grandes artistas internacionais como Picasso, Rodin, Renoir, Goya, Rembrandt e muito mais.

Outro destaque é o Museu de Arte Latino-Americano, mais conhecido como MALBA, um dos mais interessantes da cidade. Está localizado na Avenida Pres. Figueroa Alcorta 3415, em um moderno e amplo edifício, onde estão aproximadamente 400 obras, entre pinturas, esculturas e fotografias dos grandes artistas latino-americanos do século XX, além de estar frequentemente renovando sua programação de apresentações e exposições artísticas.

A lista completa dos museus de Buenos Aires você acessa aqui!

Melhor bairro em Buenos Aires

Além disso, há o imponente prédio da Facultad de Derecho, na Av. Pres. Figueroa Alcorta 2263, em um estilo arquitetônico único e uma gigante estrutura monumental. A Biblioteca Nacional, localizada na Aguero 2502, um elegante, alto e curioso edifício que além de biblioteca, oferece um mirante para uma bela vista do bairro. E é claro, o Centro Cultural Recoleta, na Junin 1930, que já foi convento, asilo, hospital, quartel e hoje funciona como um grande centro cultural, com 27 salas de exposições, teatro, cinema e auditório, cobrindo diversas e variadas atividades artísticas.

Recoleta: o bairro verde

Entre tantos edifícios e construções de belíssima e rica arquitetura europeia, o bairro reserva e conserva grandes áreas verdes em sua extensão, tornando a região ainda mais bela e colorida. Por exemplo, a Plaza Francia, um espaço verde bem no coração do bairro, dividindo o acesso a diversos pontos turísticos.

 

Bem cuidado e muito visitado por jovens para passar uma tarde tranquila tomando mate e batendo papo. Próximo ao parque se encontra também a Plaza Intendente Alvear, que reúne aos fins de semana, uma feira de artesanato e apresentações musicais ao vivo.

Próximo a esses locais, há outro recorrido de praças e parques que seguem pelo bairro, como a Plaza Mitre e o Parque Carlos Thays, dando o bairro mais cor e mais simpatia, preservando locais de beleza natural e tranquilidade, excelentes para ter um momento de descanso e paz.

Veja nosso post completo sobre a Plaza Francia e a Feirinha de Artesanato da Recoleta!

Recoleta: gastronômia e vida noturna

Como não poderia faltar em qualquer grande bairro de Buenos Aires, Recoleta faz parte do grande circuito gastronômico e boêmio da cidade. Incorporando a elegância e sofisticação da própria região, o bairro oferece incontáveis restaurantes, bares e pubs que atraem todos os dias centenas, senão milhares, de pessoas.

A gastronomia e a vida noturna do bairro andam lado a lado, misturando os modernos e descontraídos locais que atraem o público mais jovem, com interessantes e inovadoras propostas de uma vida noturna, até os tradicionais restaurantes portenhos, com os melhores cortes de carne argentina, oferecendo alta qualidade gastronômica. Recomendamos visitar a zona de restaurantes La Recova de Posadas com opções para comer carne, massas e sushi.

Enfim, Recoleta se mostra como um dos melhores e mais interessantes pontos de sua viagem, e por isso, é indiscutível seu lugar no roteiro de viagem a Buenos Aires. Sua beleza e elegância, seja natural ou arquitetônica, torna a visita mais agradável e ainda mais satisfatória.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?