Conheça a bela Estação Retiro
Conheça a bela Estação Retiro
A Estação Retiro é o local certo para o turista que quer conhecer outros destinos próximos a Buenos Aires. De lá partem trens para diversos lugares próximos à capital portenha, entre eles a famosa cidade do Tigre. Além disso, vale a pena a visita ao local também por sua beleza.
Conheça a bela Estação Retiro
A Estação de Retiro fica no bairro de mesmo nome. Ela é formada, na verdade, por três estações: Retiro Mitre, Retiro Belgrano e Retiro San Martín. Cada uma foi construída em diferentes períodos, mas tão próximas uma da outra que parecem ser uma só. É da estação que faz a linha Retiro Mitre que vamos falar hoje.
Estação Retiro foi inaugurada em 1915
Na Estação de Retiro fica o terminal do Ferrocarril General Bartolomé Mitre. A obra foi realizada entre 1909 e 1915 e é de uma beleza indiscutível. Construída com materiais importados da Inglaterra, tem uma estrutura típica das grandes estações de passageiros do século XIX.
Estação Retiro: academicismo francês e uso de vidros e ferro
Na parte frontal, destacam-se características próprias do academicismo francês: altos janelões, um grande e amplo saguão e uma confeitaria. Aqui uma pausa para uma observação: hoje o local conserva a beleza, mas sem o mesmo glamour de antigamente. É que agora ele está ocupado por uma rede de fast food.
Na área dedicada ao movimento de saída e chegada dos trens, foram utilizados muito ferro e vidro. O setor de corredores é formado por duas grandes naves paralelas que cobrem as plataformas. Com 250 metros de extensão e altura de 25 metros, formam uma bela estrutura
Restauração da Estação Retiro manteve aspecto original
Em 2015 teve início um processo de restauração da Estação Retiro, declarada Monumento Histórico Nacional em 2006. O trabalho se baseou na ideia de devolver o aspecto original, mas sem deixar de adaptar-se às necessidades atuais, claro.
Restauração em detalhes
Sendo assim, foi recuperada a cor do piso, similar ao granito original, bem como a estrutura ovalada das bilheterias, os janelões e, finalmente, o teto. A recuperação desse último foi fundamental para permitir novamente a entrada de luz natural. Detalhe que trouxe de volta o que é, talvez, uma das principais particularidades da Estação Retiro.
Sempre alerta!
A bela Estação Retiro tem um movimento diário de cerca de 60 mil pessoas. É um vai-e-vem constante de passageiros, razão pela qual é bom redobrar a atenção. Desfrute da beleza do local, mas não se esqueça de cuidar seus pertences!
Da Estação Retiro ao Tigre
Para ir visitar o município do Tigre de trem, você pode sair direto de Buenos Aires, tomando o ramal Retiro-Tigre na Estação Retiro. Os trens saem da linha Mitre e circulam a cada dez minutos, desde pouco depois das 5h da manhã até quase meia-noite nos dias de semana. Já nos fins de semana e feriados os trens partem da estação a cada meia hora. A viagem de Retiro-Tigre dura cerca de 50 minutos. Veja aqui os horários da Linha Mitre.
Estação Retiro via metrô
Para chegar à Estação Retiro (Retiro Mitre) você pode tomar a linha C do metrô e descer na própria Estação Retiro, um dos terminais dessa linha do metrô. Ao sair você ingressa diretamente na estação de trens. Quando for se deslocar até a estação ferroviária, tenha cuidado para não se confundir com a estação rodoviária próxima, também conhecida pelo nome de Retiro.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.