Vinho doce argentino: saiba tudo!
Vinho doce argentino: saiba tudo!
O argentino e o doce tem uma relação muito particular. Com seu delicioso doce de leite, reconhecido internacionalmente, o clássico alfajor, as sorveterias que funcionam até mesmo no frio inverno portenho, e os demais doces tradicionais do país. Claro que a bebida nacional não ia ficar de fora. Conheça mais sobre o vinho doce argentino.
Tipos de vinho
Conhecer os tipos de vinho e as suas características pode ser fundamental para determinar qual é o melhor vinho para cada pessoa, de acordo com seu gosto pessoal, e qual o melhor prato para acompanhar cada vinho.
Os tipos de vinho podem ser de acordo com característica específicas, como por cor, idade, cepa da uva, açúcar, dentre outros. Dentre as mais comuns estão por cor: Tinto, Branco, Rosé e Espumante. Também por quantidade de açúcar: suave, seco e doce.
Os mais famosos
Os vinhos mais famosos na Argentina são o clássico Malbec, símbolo nacional e reconhecido mundialmente, e o Cabernet Sauvignon. Dentre os vinhos brancos, a uva nacional Torrontés é a mais consumida.
Vinho doce argentino
É importante saber que apesar de ser considerado doce, nenhum açúcar é adicionado ao vinho. Sua doçura vem da própria uva. A partir de diferentes técnicas se consegue o excesso de açúcar característico desse vinho. Na Argentina, os vinhos mais doces vêm discriminados como cosecha tardia e licorosos.
Conheça as opções de vinhos argentinos para provar na primavera
Cosecha tardia e licorosos
Cosecha tardia quer dizer colheita tardia. Ou seja, a uva tem maior tempo de maturação, concentrando mais açúcar neste processo.
Já os licorosos, são obtidos por fermentação a partir de bagos de uvas tintas ou brancas, diferentemente do licor, que é obtido sem fermentação. As uvas são mais ricas em açúcar do que o habitual.
Diferença no Brasil
Muitas preparações no Brasil são dadas como vinho doce, mas em geral nem são vinhos. Pois o vinho é uma bebida sem adição de açúcar. O açúcar do vinho vem através do processo natural de fermentação.
Dica Aguiar
Agora que você já conhece mais sobre o vinho doce argentino, já vai anotar na sua listinha para não deixar de provar, não é mesmo? Se está iniciando neste universo de vinhos, e gosta de bebidas mais doces, comece com vinhos brancos ou os cosechas tardia. Ah, não deixe de nos contar no instagram @buenos_aires_dicas qual o seu favorito!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.