Saiba como sacar dinheiro em Buenos Aires

Saiba como sacar dinheiro em Buenos Aires

Você está com a passagem comprada para a Argentina, hotel reservado, passeios planejados, mas ainda não decidiu se vai levar os cartões de crédito? E surgem as dúvidas: será que vale a pena levar meus cartões? Será que vou saber como sacar dinheiro em Buenos Aires? O que devo fazer? Não se preocupe, nesse post vamos tirar essas dúvidas!

Tudo o que você precisa saber sobre câmbio em Buenos Aires

Como sacar dinheiro em Buenos Aires

A primeira coisa importante a saber, é que vale a pena sim, trazer ao menos um cartão de crédito, pois no caso de uma emergência, ele pode tirar você do aperto. Um plano B é sempre importante, ainda mais se estamos no exterior.

Veja 4 dicas importantes para economizar em uma viagem internacional

Aviso viagem

Como sacar dinheiro em Buenos Aires

O segundo ponto importante que você deve saber, é que antes de deixar o país, você precisa avisar o seu banco, informando para onde e por quanto tempo você viajará.

Dessa forma, seu cartão será liberado e autorizado para utilizá-lo quando necessário, podendo tanto fazer compras, como sacar dinheiro em Buenos Aires, sem problemas.

Em muitos casos, o aviso da viagem, pode ser feito de modo online. Qualquer dúvida, entre em contato por telefone com o banco ou faça uma visita ao seu gerente. Aproveite para informar-se sobre os valores das taxas cobradas, atualmente nessas operações no exterior, variam de acordo com o banco.

Dica Aguiar: Lembre-se que, em caso de cartão múltiplo, fique atento para liberar as duas funções: crédito e débito.

Taxas

O uso de cartões no exterior implica em pagar diferentes taxas. Essas taxas podem ser cobradas pelo seu banco no Brasil ou emissor do cartão (no caso do pré-pago), pelo caixa eletrônico utilizado para o saque, e pela rede que você está usando na Argentina. As mais comuns são a Link e Banelco. Além disso, você vai pagar também outro imposto, o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

Dica Aguiar: Ao sacar dinheiro em Buenos Aires, saiba que existe limites diários de saque que variam conforme o banco e até mesmo da disponibilidade de pesos do caixa eletrônico.

 IOF (Impostos sobre operações financeiras)

Cada vez que se paga uma conta no exterior com cartão de crédito, que se realiza um saque em moeda estrangeira, que se utiliza o método de comprar cheques de viagem (traveller checks), ou que se faz o carregamento de cartões pré-pagos, paga-se 6,38% de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Ao comprar moeda estrangeira, sejam dólares ou pesos, o IOF também é cobrado, a uma taxa de 1,1%.

Locais para sacar dinheiro em Buenos Aires

roteiro de 3 dias em buenos aires

Agora é necessário saber onde e como sacar dinheiro em Buenos Aires. O importante é identificar qual a rede do cartão compatível. Se você não souber, seu gerente certamente ajudará a esclarecer sua dúvida.

Geralmente, as redes que viabilizam saques na Argentina de contas de bancos brasileiros, são o Banelco ou Link. Fique atento para o limite de saque diário. Além disso, é importante estar ciente de que o valor sacado sempre será em pesos argentinos. A conversão é feita pelo câmbio oficial, considerando a cotação do dia.

Passo a passo

Segue um passo a passo de como sacar dinheiro em Buenos Aires. Procure um ATM (Automatic Teller Machine) e confirme as redes que ele opera. Insira o cartão do banco e siga as instruções na tela.

Se o caixa oferecer opções de idioma, escolha o de sua preferência. Selecione o tipo de saque (crédito ou débito), mas lembre-se que os saques no crédito sofrem tarifas mais altas. Insira sua senha utilizada no caixa eletrônico do Brasil.

Nossa dica: Por uma questão de segurança, procure algum local próximo ao seu hotel ou dentro de um shopping.

Dicas e conselhos de atenção e cuidado em Buenos Aires

Observe bem as indicações que vão aparecendo na tela. Se a máquina perguntar se deseja a impressão do recibo (recibo/ receipt), selecione a opção “sim” (sí/ yes). Digite a quantia desejada para sacar. Não esqueça de verificar qual é o limite de saque daquele terminal.

O caixa deverá informar o valor que será cobrado pelo saque e você deverá aceitar a cobrança (accept fee) para finalizar a transação. Retire o seu cartão, aguarde a emissão do dinheiro e o comprovante para verificar todos os custos.

Nossa dica: Tente utilizar a menor quantidade de vezes o cartão de crédito, para evitar as cobranças de taxas. 

Dica Aguiar

Como sacar dinheiro em Buenos Aires

Gostou das dicas? Como dá para ver, viajar com o dinheiro físico em dólar ou real, pode ser mais vantajoso. Assim, evitará pagar as taxas e impostos cobrados pelos bancos e operadoras sobre as transações feitas no exterior, neste caso, o IOF e das taxas de saque, por exemplo.

 O ideal é viajar com dinheiro em espécie e também um ou mais cartões como alternativa. A rede Visa é a mais aceita em Buenos Aires, seguida pela Mastercard e American Express. Tenha todas as informações anotadas e boa viagem!

BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK SOBRE DINHEIRO EM BUENOS AIRES

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!