Cemitério da Chacarita: turismo no maior cemitério da Argentina
Cemitério da Chacarita: turismo no maior cemitério da Argentina
O Cemitério da Chacarita tem um grande atrativo: o túmulo de Carlos Gardel. O famoso cantor de tango descansa por lá e leva visitantes diariamente ao seu encontro. Sendo assim, te contaremos tudo sobre o local e porque você deve conhecer mais um dos atrativos da capital portenha.
O bairro
É verdade que o bairro da Chacarita está fora do roteiro turístico. Além disso, é também uma área residencial. Porém, não deixa nada a desejar, com diversas alternativas. Sua veia gastronômica é forte. A região abriga, por exemplo, a tradicional pizzaria Império de la Pizza. Além do Mercado de Pulgas, que fica bem próximo, em Colegiales, que é uma viagem no tempo para os amantes de antiguidades.
O Cemitério da Chacarita
O que muitos não sabem é que, apesar de ter menos fama que o da Recoleta, o Cemitério da Chacarita é o maior do país. Lá, além de Carlos Gardel, também descansam nomes importantes da história portenha como o pintor Quinquela Martín, o embaixador do bairro de La Boca.
No entanto, para além dessas figuras, o local é uma verdadeira exposição a céu aberto. Verdadeiras jóias arquitetônicas, esculturas e árvores lindas dão o tom do passeio. E o destaque maior vem já na chegada. O pórtico de entrada já traz uma deslumbrante alegoria do juízo final. É garantia de fotos incríveis para seu álbum de viagem.
Carlos Gardel
O túmulo de Carlos Gardel é um dos mais visitados do cemitério da Chacarita. A devoção é tanta, que celebrações e homenagens frequentemente ocorrem por lá. Sua relevância na história de Buenos Aires é tamanha, que existe museu, casa de tango e demais localidades com seu nome.
A morte precoce do cantor ocorreu na Colômbia, após uma brilhante turnê pela América Latina. Gardel estava no auge de sua carreira. Um trágico acidente de avião o vitimou, levando suas cinzas para o cemitério tão procurado pela sua presença. Um programa realmente imperdível para os amantes do tango.
Visitas Guiadas
O funcionamento para o público é de segunda a domingo, das 8h às 17h. Você pode percorrer parte dos 95 hectares do cemitério da Chacarita através das visitas guiadas gratuitas. O tour, que dura cerca de uma hora, é encantador. Assim, é possível conhecer mais sobre suas histórias e lendas.
Quando ocorrem? No segundo e quarto sábado de cada mês, às 10h. Recomendamos confirmar os horários e dias em razão da pandemia.
Como chegar
O acesso ao cemitério da Chacarita é super simples. Especialmente pro turista, já que a linha B (vermelha) do subte leva até lá. Descendo na estação Federico Lacroze, você desembarca exatamente em frente ao local. Quer melhor? A locomoção através do metrô em Buenos Aires é rápida e barata, mesmo para quem não conhece tanto a cidade.
Onde fica? Av. Guzman, 680 – Chacarita
Dica Aguiar
Agora que você já sabe dos diversos motivos que tem pra visitar mais esse atrativo, ficou fácil incluí-lo no roteiro, não é mesmo? Por fim, não deixe de desfrutar dos diversos passeios gratuitos e incríveis em Buenos Aires. Confira no nosso Blog, entre mais de 1000 matérias, as diversas oportunidades que a cidade oferece. Depois vem contar pra gente o que achou do passeio!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.