Museu de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco: arte colonial

Museu de Arte Hispanoamericano Isaac Fernández Blanco: arte colonial

O Museu de Arte Hispanoamericano é mais um dos inúmeros de Buenos Aires que você pode colocar no seu roteiro. Localizado num prédio de arquitetura belíssima, traz uma interessante coleção do período colonial da Argentina e ainda conta com um dos jardins de estilo andaluz mais bonitos da cidade. 

Isaac Fernández Blanco

Museu de Arte Hispanoamericano

A figura que dá nome ao museu trata-se de um músico e grande colecionador de instrumentos. Principalmente os de corda, como violinos e violas. Desse modo, no início do século XX, decide reformar a casa paterna dando vida ao primeiro museu privado argentino. Com o tempo, foram somados objetos resgatados do acervo familiar que reconstruíram os princípios da história do país. 

O museu

Museu de Arte Hispanoamericano

O Museu de Arte Hispanoamericano expõe ao público a arte dos países latino americanos. Também conhecido como Palácio Noel, é uma verdadeira viagem no tempo, já que retrata períodos de guerras e conquistas, além de aspectos culturais. Somado a isso, traz também a história de povos originários. Um prato cheio para quem se interessa em conhecer um pouco mais da formação de um povo. 

Museu de Arte Hispanoamericano

Curiosidade: o museu tem duas sedes, a Casa Fernández Blanco – foto abaixo – no bairro Montserrat (fechada temporariamente). Já o Palácio Noel, em Retiro, é o que está aberto à visitação e possui o atual acervo.

Museu de Arte Hispanoamericano

Acervo

Museu de Arte Hispanoamericano

Peças sacras e majestosos artigos em prata são os principais atrativos do local. Além de instrumentos musicais como lindíssimos violinos e móveis do século XVI. Pinturas, esculturas e arte em madeira também estão presentes. E, sem dúvida, a exuberância dos objetos chama atenção de quem visita o museu. 

E tudo isso, alocado em um prédio suntuoso, de arquitetura impecável em estilo neocolonial. Você encontrará peças de origem brasileira, peruana, chilena e de outros países da América Latina. O museu possui uma das coleções mais importantes do mundo.

Museu de Arte Hispanoamericano

O lugar abriga a mais antiga e completa coleção de bonecas do país. 

Acesse aqui outras alternativas de exposições de arte em Buenos Aires

Jardins do Museu

Museu de Arte Hispanoamericano

Um dos pontos altos da visitação, seguramente fica por conta do jardim. Um verdadeiro recanto de tranquilidade, entrega uma área verde muito agradável. Atraente especialmente nos dias mais quentes. Portanto, além de apreciar uma bela coleção histórica, você também pode desfrutar de um descanso muito agradável nesse lindo espaço.

Museu de Arte Hispanoamericano

No verão, o local costuma sediar eventos e apresentações teatrais.

Conheça aqui outros lindos jardins pela cidade

O que fazer próximo

Localizado no bairro de Retiro, o Museu de Arte Hispanoamericano é caminho para outras belas atividades. Ali do lado está a Calle Arroyo, uma rua ao melhor estilo francês, com arquitetura imponente, galerias de artes e pequenos e acolhedores espaços gastronômicos, incluindo o melhor bar da América do Sul, e um dos melhores do mundo, a Florería Atlántico (foto). 

Museu de Arte Hispanoamericano

Não deixe de conhecer a Plaza San Martín, uma das mais lindas da cidade. Ao redor dela encontramos vários pontos turísticos da cidade, como o Palácio Anchorena e o Palácio Paz. E não para por aí, a Torre Monumental, situada em frente à praça é um ponto turístico incrível. Garante belíssimas fotos para o álbum de viagem. Além disso, é possível acessar um mirante dentro da torre onde se tem uma vista maravilhosa da praça (foto). 

Dica Aguiar: confira os horários e disponibilidade para acessar o mirante antes da visita. Clique AQUI para mais informações.

Saiba o que mais fazer pelo bairro de Retiro

Informações

Onde fica? Suipacha, 1422 – Retiro

Horários:
Segunda, quarta, quinta e sexta: das 11h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 11 às 20h
Fechado às terças-feiras.

Valores:
Estrangeiros não residentes: AR$ 250,00
Menores de 12 anos e pessoas com deficiência não pagam
Grátis às quartas-feiras.

Visitas guiadas:
Sábados e domingos: às 14h e às 15h.
Não é necessário agendamento prévio.

Como chegar

O acesso ao museu é super simples. Através do subte, pela linha C, é necessário caminhar apenas 300 metros para chegar ao local. Desça na estação Plaza San Martín e aproveite a visita.

Linhas de ônibus que levam ao museu: 10, 17, 33, 45, 56, 59, 67, 70, 86, 91, 100, 105, 130, 132, 152.

Quer saber tudo sobre o metrô portenho? Clique aqui!

Dica Aguiar

Museu de Arte Hispanoamericano

Não deixe de acessar as outras matérias do nosso Blog. Com mais de 1.000 posts para você montar o roteiro perfeito. Assim, você conhece cada cantinho de Buenos Aires da melhor maneira. Aproveite!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Raquel Patel
Designer por formação, com ênfase em desenvolvimento de identidades visuais, na Aguiar produz textos para o blog com inspiração no seu grande amor por Buenos Aires, cultura e estilo de vida dos portenhos. Mãe de um filho de quatro patas, é interessada por moda e estilo e em seus programas favoritos estão incluídos shows de música.
Compartilhe!
Segue a gente!