Restaurantes, bares e cafeterias nas livrarias de Buenos Aires

Restaurantes, bares e cafeterias nas livrarias de Buenos Aires

Cada vez mais o literário se mistura com o gastronômico. A capital argentina, claro, não ia ficar de fora dessa tendência. Veja sugestões de restaurantes, bares e cafeterias nas livrarias de Buenos Aires. 

Livrarias em Buenos Aires

Você sabia que Buenos Aires é a cidade com mais livrarias por habitante em todo o mundo? Pois é! Espalhadas por toda a capital argentina, é possível encontrar das mais tradicionais às mais modernas.

São parte da cultura local, frequentada por moradores e turistas, seja para comprar um livro, ver as novidades, ou simplesmente para passar o tempo. Muitas dessas livrarias possuem cafeterias, restaurantes e até bares em suas instalações. Ou seja, um programa e tanto em Buenos Aires! Confira nossas opções a seguir. 

Conheça as principais livrarias de Buenos Aires

Recoleta e Chacarita

Vamos começar essa lista com a livraria mais bonita da América Latina, El Ateneo. Localizada onde antes era um teatro, possui em seu palco uma charmosa cafeteria. Vale a pena tomar um café ou comer uma torta de chocolate com doce de leite enquanto aprecia a beleza do local.

Dica Aguiar: A cafeteria oferece também um menu executivo de segunda a sexta, além de diversas opções salgadas e doces.

El Ateneo Grand Splendid: Avenida Santa Fe, 1860 (Recoleta). 

Apesar de menos turístico, o bairro de Chacarita oferece um dos tesouros escondidos de Buenos Aires: a Livraria Falena. O local mais parece uma casa super aconchegante. Ali, você pode sentar no sofá, ler um livro e tomar uma taça de vinho. Seu terraço tropical também é excelente para relaxar tomando um cafezinho. Uma experiência incrível! 

Falena: Rua Charlone, 201 (Chacarita). 

San Telmo e Centro

Já a região central de Buenos Aires possui duas opções incríveis. Em San Telmo temos a Caburé, um bar-livraria onde é possível tomar um drink, comer algo gostoso e conseguir os melhores livros. No mezanino há um espaço para apresentações de livros, conversas com escritores e aulas sobre literatura e poesia. 

Caburé: Rua México, 620 (San Telmo). 

No Microcentro temos a reserva cultural Caras y Caretas. Ali se valorizam a literatura, a música e a gastronomia. O menu é especialmente selecionado, assim como a música ambiente. Tudo para que se possa desfrutar dos livros da melhor maneira. O local possui até sua própria fábrica de cerveja. Vale a visita!  

Caras y caretas: Rua Junín, 365 (Microcentro). 

Palermo

Palermo é o bairro que mais oferece opções de livrarias. Dentre as mais famosas estão a  Libros del Pasaje, que reúne um acervo variado, uma deliciosa cafeteria e um ambiente único. Além da Eterna Cadencia (foto) que aposta em livros mais fora do circuito comercial. O restaurante oferece comida caseira, bons drinks e um terraço aconchegante para relaxar. 

Libros del Pasaje: Rua Thames, 1762.

Eterna Cadencia: Honduras, 5574.

Na Borges 1975 é possível curtir livraria, teatro, assistir a uma apresentação de jazz e ver uma exposição. No final da livraria está o Backroom, um bar de drinks exclusivos, aperitivos, sanduíches e muito mais. Vale a pena conhecê-la no seu passeio pela Plaza Serrano.

Borges 1975: Rua Jorge Luis Borges, 1975.

Na mesma rua, entre livros e garrafas de vinho encontramos em um espaço compartilhado a livraria Alamut e a vinoteca Autre Monde. Combinação perfeita, não é mesmo?

Alamut: Rua Jorge Luis Borges 1985.

Monte seu roteiro por Palermo com essas super dicas

Palermo – Centros culturais

A Dain Usina Cultural (foto) oferece, além dos livros, várias atividades e manifestações artísticas. No primeiro piso está a livraria e o espaço para eventos. Já no terraço, cercado por árvores, é possível desfrutar de um café restó em um ambiente muito agradável. 

Outro centro cultural do bairro é a La casa del árbol, que possui livraria e bar. 90% dos títulos da livraria são de editoriais independentes.

Dain Usina Cultural: Nicaragua, 4899.

La casa del árbol: Avenida Córdoba, 5217. 

Livrarias de museus

Muitos museus da cidade possuem em suas instalações livrarias incríveis, e muitas delas contam com cafeterias e restaurantes, como é o caso da Fundação Proa (foto), em La Boca e o famoso Malba em Palermo. 

Descubra também as cafeterias dos museus de Buenos Aires

Dica Aguiar

Apesar de não serem livrarias, a junção de gastronomia e literatura em ambientes incríveis faz com que essas 2 opções mereçam estar nesta lista. A primeira é a Casa Cavia, em Palermo. Uma loja-conceito que reúne um restaurante intimista, com comida argentina e uma excelente carta de vinhos, uma floricultura, uma livraria, uma editora e até uma perfumaria. 

Casa Cavia: Cavia, 2985 (Palermo). 

Já a cafeteria Maricafé une boa gastronomia, arte e livros em uma das esquinas mais coloridas e alegres de Palermo. O local conta com uma biblioteca com livros de artistas, autores e temáticas LGBTQI+ para comprar ou apenas ler enquanto saboreia as delícias do cardápio.

Maricafé: Honduras, 4096 (Palermo). 

Muitas opções incríveis, não é mesmo?

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!