Quando vamos a uma parrilla na Argentina, como são chamadas as churrascarias por aqui, alguns nomes de carne geram dúvidas nos brasileiros. Mas tem um caso em especial que gera bastante confusão: chorizo e morcilla. Por isso, hoje te explicaremos a diferença entre os dois. É para nunca mais se confundir!

Pratos típicos

A influência espanhola, por questões de colonização, é bastante presente na culinária argentina. Muitas receitas foram adaptadas à culinária local, com técnicas e ingredientes próprios,que 

hoje as diferem dos demais países. Muitas dessas receitas constituem hoje os pratos típicos argentinos. Chorizo e Morcilla são dois exemplos clássicos. O chorizo argentino, por exemplo, é hoje um dos mais famosos do mundo. 

Descubra aqui outros pratos típicos argentinas. 

Chorizo x Morcilla

chorizo morcilla

Na culinária argentina, chorizo e morcilla são dois pratos típicos, como vimos anteriormente. Mas muitos brasileiros confundem, devido a similaridade dos nomes. As dúvidas ocorrem devido ao fato de que o chorizo argentino é uma linguiça e a morcilla é o chouriço brasileiro. Ainda confuso? Não se preocupe pois iremos detalhar cada um.

Chorizo

O chorizo é parte vital da cozinha tradicional argentina, sendo utilizado em muitas receitas e em pratos típicos, como o guiso de lentejas, choripán, e claro, nos tradicionais assados. À diferença dos chorizos de outros países, o argentino é feito com carne de porco picada, vinho e especiarias.

Uma das maneiras mais tradicionais de consumi-lo é com pão, o famoso choripán, a comida de rua mais tradicional de Buenos Aires. Um clássico também nas partidas de futebol, em shows, festas, manifestações políticas e nos assados, acompanhado do delicioso chimichurri. Não deixe de experimentar!

Conheça aqui duas versões do choripán.

Morcilla

Amada pela maioria dos argentinos, esse prato gera controvérsia entre os turistas devido a sua forma de preparo. A morcilla é um embutido a base de sangue de porco cozida e coagulada, misturada com especiarias. Por isso a sua cor bem escura ou quase negra.

Assim como o chorizo, a morcilla é um dos ingredientes do tradicional asado argentino, também servida como uma prévia. Pode ser comida quente ou fria. Ao ser colocada no pão, é chamada de morcipán, menos comum que o choripán, mas tradicional nos asados. 

Veja aqui outros cortes e dicas sobre a carne argentina.

Diferença entre os pratos no Brasil

Para quem não está acostumado com os cortes de carne, a similaridade dos nomes chorizo e morcilla pode gerar confusão mesmo. O chorizo argentino é uma espécie de linguiça, mas devido ao seu modo de preparo, não é comum no Brasil. Já a morcilla é o chouriço, facilmente encontrado no Brasil.

Onde provar estes pratos

Agora que você já sabe a diferença entre os pratos, é a hora de saber onde encontrá-los, não é mesmo? Pode ficar tranquilo que as opções são variadas. Tanto o chorizo, quanto a morcilla são tão tradicionais na Argentina, que você pode encontrar em qualquer parrilla de Buenos Aires.

Dica Aguiar: No Clube Aguiar, você garante um super desconto em vários serviços, incluindo excelentes parillas. Não deixe de conferir!

Dica Aguiar

Como vimos, chorizo e morcilla são super tradicionais na gastronomia argentina. Aproveite para ver a diferença entre os pratos e não deixe de experimentá-los nas parrillas de Buenos Aires. Depois nos conte o que achou, heim! 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?