Flor Metálica é paisagem emblemática de Buenos Aires

Flor Metálica é paisagem emblemática de Buenos Aires

Desde 2002, a paisagem de Buenos Aires ganhou um monumento, ao mesmo tempo moderno e original: a Floralis Genérica, conhecida entre os brasileiros por Flor Metálica. Trata-se de um dos principais cartões postais de Buenos Aires e certamente você vai querer tirar uma foto para guardar em seu álbum de viagem.

Um presente para Buenos Aires

A grande Flor Metálica, construída em aço inoxidável e alumínio, foi doada à cidade por seu autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano. Localizada na Plaza de las Naciones Unidas, na Avenida Figueroa Alcorta, conta com seis pétalas e está voltada em direção ao céu. Pesa 18 toneladas e atinge 23 metros de altura.

Descubra as outras praças de Recoleta

Flor Metálica representa todas as flores do mundo

Segundo Catalano, a escolha do nome é fácil de explicar: Floralis significa pertencente à flora. Genérica, porque representa todas as flores do mundo. A escultura tem um sistema hidráulico que permite abrir suas pétalas de dia e fechá-las ao entardecer.

Falando em flor, que tal conhecer o belíssimo Rosedal de Buenos Aires?

Flor Metálica iluminada

Durante a noite, a Flor Metálica se ilumina e volta a abrir-se ao amanhecer do dia seguinte. Quando há ventos fortes ou temporais, esse mesmo mecanismo faz com que ela se feche. Nas noites de 25 de maio, 21 de setembro e 24 e 25 de dezembro, a Flor Metálica permanece aberta. 

Conheça outros pontos iluminados de Buenos Aires

Tours com guia brasileiro

Agora imagina um passeio exclusivo para conhecer a Flor Metálica, e outros pontos turísticos de Buenos Aires, acompanhado de um fotógrafo profissional? Esse é o o Selfie Tour Noturno. Além de um passeio lindíssimo por cartões postais da cidade com a iluminação noturna, você tem um registro incrível.

RESERVE SEU PASSEIO COM DESCONTO AQUI

Seis anos sem abrir e fechar

Flor Metalica linda

No dia em que foi inaugurada e durante os dois meses seguintes, o mecanismo de abertura e fechamento das pétalas da Flor Metálica apresentou falhas, até ser consertado. Alguns anos depois, a flor voltou a ter problemas com o mecanismo e passou seis anos com defeito. Em 2014, teve início um processo de recuperação, que permitiu que ela voltasse a abrir e fechar suas pétalas em junho de 2015.

Confira agora as melhores dicas para montar o seu roteiro por Recoleta

A foto que não pode faltar

Rodeada por um espaço verde de quatro hectares, a Flor Metálica repousa sobre um espelho d´água que além de ter uma função estética, serve também para protegê-la. Pode ser observada a partir de diferentes perspectivas, dependendo do lugar de onde se olha. É só escolher os melhores ângulos e tirar fotos incríveis.

Arte e Cultura em Recoleta: descubra os melhores lugares

O que fazer próximo

Recoleta é um dos bairros com mais atrativos da cidade. Ali pertinho da Flor Metálica, encontramos o Cemitério de Recoleta (foto). Sem contar a belíssima Faculdade de Direito, localizada ao lado da flor. Além do belíssimo Museu de Belas Artes. E o melhor, todos esses locais são gratuitos e estão bem próximos, podendo ser visitados caminhando. Não dá para ficar de fora do seu roteiro, não é mesmo?

Veja mais opções do que fazer na Recoleta

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!