O que fazer em San Telmo: descubra agora as melhores dicas

O que fazer em San Telmo: descubra agora as melhores dicas

San Telmo é um dos bairros mais antigos e charmosos de Buenos Aires, com ruas de paralelepípedo e ares de cidade do interior. Hoje tem cafés tradicionais e modernos, excelentes restaurantes, cervejarias artesanais, lojas de design e antiguidades, livrarias e museus. Neste artigo você vai descobrir tudo sobre “O que fazer em San Telmo”.

O que fazer em San Telmo

San Telmo entrou no circuito turístico de Buenos Aires principalmente por sua feira de antiguidades, que existe há mais de 40 anos e acontece todos os domingos. Começa na Praza Dorrego, onde realmente estão os objetos mais antigos, e segue quase até a Casa Rosada. É um lugar ideal para comprar presentes.

Na feira se vende de tudo: além de antiguidades, artesanato local, produtos com temas da cidade, livros, discos, camisetas, óculos, chapéus, cartões, fotografias, CDs, pôsteres, roupas, calçados, calçados. A gente recomenda que você chegue cedo, porque a partir do  meio dia o bairro fica lotado!

Saiba mais detalhes sobre a Feira de Antiguidades de San Telmo

Mercado de San Telmo

Se você não está em Buenos Aires no domingo, não se preocupe! Pode curtir as antiguidades do Mercado de San Telmo, que funciona todos os dias. O lugar tem mais de 120 anos e vende de tudo também: não somente coisas antigas, mas frutas e verduras, carnes, queijos, flores. Recentemente, recebeu uma séries de “postos goumerts”, como o Coffe Town, a padaria Merci, o restaurate vietnamita Saigón, entre outros.

Conheça também o Mercado de Pulgas de Buenos Aires

Plaza Dorrego e Tango

A Praça Dorrego também é um atrativo em si. É a segunda praça mais antiga de Buenos Aires, depois da Praça de Maio, e é o coração de San Telmo. Aproveite para fazer um pit-stop, tomar uma cervejinha ou um café nos lugares ao redor da pracinha, vendo um show de tango ao ar livre. Sempre há bailarinos pela região!

Mas não esqueça de deixar uma boa gorjeta no chapéu, especialmente se fizer fotos – eles vivem da  generosidade dos turistas. Nos sábados já rola mini-feirinha.

Descubra a história da Praça Dorrego

Estátua da Mafalda

Ponto turístico San Telma

A estátua da Mafalda, na esquina das ruas Chile e Defensa, é outro hit do bairro! Nos finais de semana há fila para tirar uma foto com a personagem mais famosa e querida dos quadrinhos argentinos. Em 2014, ganhou a companhia de dois de seus melhores amigos: Susanita e Manolito. A estátua da Mafalda é o ponto de partida do Paseo de la Historieta, uma homenagem aos quadrinhos argentinos, que termina no Museu do Humor, em Puerto Madero.

Saiba tudo sobre a Mafalda

Igrejas

San Telmo tem três igrejas, todas bem diferentes uma da outra. A primeira da lista é a Paróquia de San Pedro Telmo (Humberto Primo, 340), que começou a ser construída em 1734 e é hoje Monumento Histórico Nacional. A fachada é de estilo eclético, com elementos arquitetônicos neo-coloniais.

Parque Lezama em Buenos Aires

A que mais chama a atenção, no entanto, é mesmo a Igreja Ortodoxa Russa (foto). Está localizada na rua Brasil, 315, em frente ao parque Lezama. Foi inaugurada em 1904,  e seu estilo é moscovita do século XVII. Na fachada, em mosaico veneziano, há uma representação da Santíssima Trindade, realizado em São Petersburgo.

Mais escondida, está a Igreja Dinamarquesa (Carlos Calvo, 257) inaugurada em 1931 e de estilo neogótico, com traços da arquitetura nórdica.

Conheça outras igrejas que Buenos Aires que você irá amar

Restaurantes da Avenida Caseros

A Avenida Caseros, vem sendo considerada a nova Palermo, especialmente em função do pólo gastronômico e dos novos investimentos imobiliários. Em apenas uma quadra, entre Defensa e Bolivar, estão os restaurantes Caseros, La Popular, Hierba Buena, cervejaria artesanal On Tap e vários outros. Ou seja, tá bombando!  Se você estiver pelo bairro, não deixe de visitar esta quadra, nem de fazer a digestão, depois, no Parque Lezama, a passos dai!

Leia aqui sobre o nosso querido restaurante Hierba Buena!

Museus

San Telmo tem vários museus para serem visitados. O Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (foto) e o Museu de Arte Contemporânea (Macba), ambos na avenida San Juan, o Museu Histórico Nacional, no Parque Lezama. Também dá para visitar a Casa Mínima e o Zanjón de Granado.

Museus de Buenos Aires: 5 opções para conhecer

Cafés e bares

A oferta de bares, cafés e restaurantes em San Telmo é muito maior do que a gente imagina. Começa pelos cafés notáveis bem clássicos, segue pelos cafés de cadeias – com Havanna e Starbucks – e chega a bares de cervejas artesanais, bistrôs sofisticados e parrillas renomadas.

Por isso, não passe pelo bairro correndo. San Telmo parece pequeno, mas não é. Desfrute-o como ele merece, com muitas paradinhas para abastecer. Se você já o conhece,volte na próxima viagem, porque o bairro está sempre em mutação e nunca nos deixa de surpreender.

Onde comer e beber em San Telmo: descubra as novidades do bairro

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.
Compartilhe!
Segue a gente!