O jacarandá é um dos símbolos de Buenos Aires na primavera.  Nesta época, a cidade fica toda lilás. Pudera! São mais de 11 mil exemplares segundo o Censo Público de Árvores. Descubra também a tília, árvore responsável pelo aroma da cidade nesta estação.

 

SÍMBOLOS DE BUENOS AIRES: PRIMAVERA LILÁS HÁ MAIS DE 100 ANOS

 

Símbolos de Buenos Aires

O jacarandá é originário da América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina) e cresce em zonas temperadas e úmidas. Em Buenos Aires está em quase todos os bairros. Em outubro a árvore perde as folhas e, em novembro, floresce. O famoso paisagista francês Carlos Thays, que desenhou o Jardim Botânico, Parque Lezama, Barrancas de Belgrano e Bosques de Palermo, entre outros, foi o responsável por tingir de lilás a capital argentina, há mais de 100 anos. Ele plantou na época 150 mil árvores de diferentes espécies, como os lapachos, ceibos e palos borrachos, e também jacarandás.

Espie só este vídeo feito com um drone. Espetacular!

 

SÍMBOLOS DE BUENOS AIRES:

ONDE ENCONTRAR MAIS JACARANDÁS

 

Para contemplar e fotografar estas árvores, uma das sugestões é caminhar pela avenida Figueroa Alcorta e toda a zona perto do Malba, da Floralis Generica, e da Faculdade de Direito. Mas também pela Plaza San Martin e Avenida 9 de Julho. Uma dica: cliquem neste mapa, um show, no qual o governo da cidade mapeou onde está cada árvore. Dá para buscar por bairro ou espécie. Outro bom jeito é fazendo o nosso tour de bike, que passa por Palermo e Recoleta.

 

Símbolos de Buenos Aires

 

SÍMBOLOS DE BUENOS AIRES:

TÍLIA, SÍMBOLO DE AMIZADE

 

Não bastassem os jacarandás e a possibilidade de comprar um ramo de jasmins em cada esquina, nesta época do ano a cidade está tomada também pela flor de tilo (ou tília, em português). A tília é uma florzinha miúda muito cheirosa e é justo a que está no centro do pátio do Centro Cultural Recoleta. É uma planta de grande porte, pode atingir mais de 40 metros de altura, símbolo da amizade e da fidelidade. Essas duas árvores são símbolos de Buenos Aires.

 

Símbolos de Buenos Aires

 

 

SÍMBOLOS DE BUENOS AIRES:

PROPRIEDADES MEDICINAIS E LITERATURA

 

tília tem um monte de propriedades medicinais e uma excelente madeira. Seu chá, feito das flores secas, é utilizado para todos os problemas “dos nervos”. Depressão, insônia, estresse, esgotamento. É ainda útil no alívio de dores de cabeça e insônias e digestões difíceis. Importante: não pode ser usado por gestantes e lactantes. Aqui em Buenos Aires, o restaurante Tea Connection serve uma infusão aromatizada com tília, laranja e maracujá que é uma delícia e manda a gente direto para a cama.

Para completar, a tília também foi tema de soneto de Florbela Espanca e título de livro do argentino Cesar Aira. Então ficam aí duas recomendações de leitura também.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia também:

Centro Cultula Recoleta: para os amantes das artes

Bike Tour Praças: Palermo e Recoleta em Bicicleta

O que fazer em Buenos Aires na primavera