Ponte Transbordador é ícone de La Boca

Ponte Transbordador é ícone de La Boca

 

O bairro de La Boca é um dos locais que todo turista quer visitar em Buenos Aires. Geralmente, por causa do Caminito ou de algum museu ou restaurante da região. Mas outras surpresas aguardam o visitante, como a famosa Ponte Transbordador, um ícone da cidade.

 

 

Ponte Transbordador

é ícone de La Boca

 

 

Ponte Transbordador_04

 

Construída na Inglaterra e montada na Argentina, a Ponte Transbordador foi inaugurada em maio de 1914. Recebeu o nome de Nicolás Avellaneda, presidente da Argentina entre 1878 e 1880, mas hoje é mais conhecida como Puente de La Boca.

A ponte tinha um mecanismo curioso. Tratava-se de uma espécie de vagão pendurado, preso por cabos de aço que corriam por trilhos superiores. Esse vagão elevado ia de uma ponta a outra do Riachuelo, transportando pessoas e carruagens.

 

Veja aqui como funciona uma ponte como a Ponte Transbordador.

 

 

Importância Histórica

 

 

A Ponte Transbordador foi de grande importância para a atividade portuária desenvolvida na zona naquela época, já que conectava o bairro de La Boca, na capital portenha, à localidade de Avellaneda, marcada por uma forte atividade industrial naquele período. Em questão de minutos, centenas de trabalhadores atravessavam de um lado a outro do canal.

 

 

Substituição da Ponte Transbordador

 

Ponte Transbordador_02

 

Atualmente considerada Monumento Histórico Nacional, a velha ponte acabou tornando-se obsoleta com o tempo, sendo substituída por outra. A segunda ponte foi batizada com o mesmo nome da primeira e obedecia às exigências e demandas do trânsito daquela época. Vários quarteirões de imóveis foram sacrificados para sua construção. Junto com a primeira, essa ponte forma uma das silhuetas mais características da zona de La Boca.

 

 

 

Segunda Ponte

 

Ponte Transbordador_nova

 

Feita de concreto, com cerca de 1600 metros de extensão, a segunda Ponte Transbordador de La Boca conta com uma parte central metálica e levadiça, formada por duas torres de quase 50 metros de altura. Escadas rolantes e fixas servem para o trânsito de pedestres. Na época de sua inauguração, em 1940, era a mais importante no gênero na América Latina.

 

 

Relíquia em La Boca

 

Ponte Transbordador_05

 

A Ponte Transbordador de La Boca é uma das oito últimas que restam, entre as 20 que foram construídas em todo o mundo. Embora haja projetos de recuperação dessa incrível e imponente obra de engenharia, a ponte continua inativa. E até que não volte a operar, não pode ser candidata para que a Unesco a reconheça como Patrimônio da Humanidade, que é o que pretende a Fundação X La Boca, uma das entidades que lutou para que não fosse derrubada na década de 90, quando queriam desarmá-la e vender as peças como ferro-velho.

 

 

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia Mais:

Quinquela Martín, o gênio de La Boca

La Bombonera – o que você precisa saber sobre o estádio do Boca Juniors

Onde comprar lembrancinha em Buenos Aires

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!