Documentos para viajar a Buenos Aires
Documentos para viajar a Buenos Aires
Quais documentos para viajar a Buenos Aires? Já sabe? Tem dúvida? Seus problemas acabaram. Aqui nesse post vamos contar tudinho, com direito a dicas extras. Vamos falar também da obrigatoriedade ou não de vacinas, visto e permanência na cidade, como trazer medicamentos e muito mais.
Documentos para viajar a Buenos Aires
Usamos como fonte principal o site do Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, órgão mais importante para informar-se sobre documentos para viajar a Buenos Aires e qualquer outra informação sobre sua permanência na cidade. Afinal, estamos falando de uma viagem internacional e todo cuidado é pouco. Planejar é fundamental e, nós da Aguiar Buenos Aires, estamos aqui para auxiliar na sua viagem.
RG ou passaporte
Para turistas brasileiros, os únicos documentos de viagem válidos para ingressar no território argentino são a Carteira de Identidade (física, não digital) ou o Passaporte.
Verifique se todos os documentos para viajar a Buenos Aires estão válidos. Não é necessário trazer os dois documentos, basta um deles. No entanto, aconselha-se que o turista tenha sempre cópia ou fotos de seus documentos pessoais para o caso de eventual necessidade (furto ou extravio).
Carteira de motorista não é aceita como documento válido, então não tente arriscar pois você não entrará no país.
RG precisa de validade inferior a 10 anos?
Segundo o site do Governo Federal atualizado em dezembro de 2023:
“A respeito da Carteira de Identidade, deve estar em boas condições de conservação e a foto não deve apresentar diferenças com o rosto atual da pessoa. A data de emissão não deve ser maior a 10 anos.“
Documentação de menores
- Menores de 18 anos não precisam de autorização se o mesmo estiver acompanhado dos dois pais, mas é necessário RG ou Passaporte do menor.
- Menores de 18 anos se forem acompanhados por apenas um dos pais, necessitam de uma autorização do outro, autenticada em cartório, do contrário não poderá viajar. Em alguns casos é preciso apresentar também a passagem de volta. Utilize o Formulário para autorização de viagem.
- Não são aceitos como documento Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) ou qualquer outro documento que não seja RG ou Passaporte (mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil).
- Mais informações AQUI.
Quanto tempo o turista pode permanecer na Argentina?
Os brasileiros estão dispensados de visto para ingressar na Argentina na condição de turista. No entanto, ao ingressar no país, um oficial do serviço de imigração concederá prazo legal de permanência de até 90 dias.
A prerrogativa de cada país de determinar quem pode ou não entrar em seu território é decisão soberana de cada Estado. Por isso, a importância de se informar antecipadamente com relação a todos possíveis documentos para viajar a Buenos Aires.
Certificado de vacina
Para turistas brasileiros, até o momento dessa matéria, não há exigência de nenhuma vacina na Argentina. A informação é do último comunicado do site oficial de Migraciones (migraciones.gov.ar), portal argentino responsável por difundir notas oficias sobre assuntos de interesse a imigrantes e também a turistas.
Medicamentos: posso levar a Buenos Aires?
Com relação aos viajantes brasileiros que estejam realizando tratamento de saúde, o consulado recomenda portar consigo a medicação necessária no período da viagem, acompanhada da prescrição médica apostilada e explica:
“Respeitando-se o volume permitido em embarques internacionais (100ml), a medicação deve ser trazida na bagagem de mão. Não é possível adquirir remédios de venda controlada na Argentina com prescrição de médico brasileiro, devendo o interessado consultar-se com profissional argentino, se necessário”.
Retorno com RG: atenção
Durante muito tempo sempre se entregava aos turistas que ingressavam ao país com RG um comprovante fornecido pela “Dirección Nacional de Migraciones” no momento de sua admissão ao país. Esse mesmo comprovante deveria ser entregue ao retornar ao Brasil.
No entanto, atualmente, o papel não é mais entregue. Todo o processo agora é feito de forma virtual. Dessa forma, não é necessário apresentar nenhum comprovante no retorno ao Brasil.
Perdi meu documento em Buenos Aires: e agora?
Recomendações gerais do Consulado
No site do Consulado é possível encontrar diversas dicas e informações oficiais para entrada do brasileiro na Argentina. Deixamos aqui algumas dicas que encontramos na página web oficial.
Nas viagens para a Argentina, assim como em qualquer viagem internacional, os viajantes devem ter em conta precauções básicas, tais como:
– contratar seguro internacional (saúde, vida) por todo o período da viagem;
– contar com cópia de documento de identidade em local acessível (pode ser em e-mail ou outro formato digital);
– dispor de informações claras sobre o local da hospedagem e comprovação de meios de subsistência durante o período da viagem, pois essas informações podem ser solicitadas pelo agente migratório no momento do ingresso no país visitado;
– informar parentes e amigos no Brasil sobre seu paradeiro e deslocamentos imprevistos.
– estar sempre atento a seus bens pessoais em locais turísticos e/ou de grande aglomeração.
Telefones úteis
Polícia (nacional): 911
Emergência Geral (cidade de Buenos Aires): 103
Serviço Médico de Emergência (cidade de Buenos Aires): 107
Hospitais Públicos da Cidade de Buenos Aires
Hospitais Particulares da Cidade de Buenos Aires
Dica Aguiar
Agora que você já sabe quais são os documentos para viajar para Argentina, que tal organizar os seus passeios em Buenos Aires?
Para saber mais detalhes, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do: info@aguiarbuenosaires.com ou através do nosso número de WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.