Simbolos de Buenos Aires

Símbolos de Buenos Aires na primavera: Jacarandá e tília

Símbolos de Buenos Aires na primavera: Jacarandá e tília

O jacarandá é um dos símbolos de Buenos Aires na primavera. Nesta época, a cidade fica toda lilás. Pudera!

São mais de 11 mil exemplares, segundo o Censo Público de Árvores. Descubra também a tília, árvore responsável pelo delicioso aroma da cidade nesta estação.

Primavera lilás

O jacarandá é originário da América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina) e cresce em zonas temperadas e úmidas. Em Buenos Aires, está em quase todos os bairros. Em outubro a árvore perde as folhas e, em novembro, floresce.

O famoso paisagista francês Carlos Thays, que desenhou o Jardim Botânico e os Bosques de Palermo, entre outros, foi o responsável por tingir de lilás a capital argentina, há mais de 100 anos.

Espie só este vídeo feito com um drone. Espetacular!

Ele plantou na época 150 mil árvores de diferentes espécies, como os lapachos, ceibos e palos borraschos, assim como os lindos jacarandás.

Aproveite para conhecer de os segredos do Centro de Buenos Aires

Onde encontrar mais jacarandás

Para contemplar e fotografar estas árvoresuma das sugestões é caminhar pela avenida Figueroa Alcorta e toda a zona perto da Floralis Generica, e da Faculdade de Direito.

Mas também por diversos bairros, inclusive pelo Centro Histórico, Plaza San Martin e Avenida 9 de julio.

Veja neste mapa cada árvore plantada

Tília símbolo da amizade

Não bastassem os jacarandás e a possibilidade de comprar um ramo de jasmins em cada esquina, nesta época do ano a cidade está tomada também pela flor de tilo (ou tília, em português).

A tília é uma florzinha miúda muito cheirosa e é justo a que está no centro do pátio do Centro Cultural Recoleta. É uma planta de grande porte, pode atingir mais de 40 metros de altura, símbolo da amizade e da fidelidade. Essas duas árvores são símbolos de Buenos Aires.

Prioridade medicinais e literatura

tília tem um monte de propriedades medicinais e uma excelente madeira. Seu chá, feito das flores secas, é utilizado para todos os problemas “dos nervos”. Aqui em Buenos Aires, o restaurante Tea Connection serve uma infusão aromatizada com tília, laranja e maracujá que é uma delícia e manda a gente direto para a cama.

Para completar, a tília também foi tema de soneto de Florbela Espanca e título de livro do argentino Cesar Aira. Então ficam aí duas recomendações de leitura também. É ou não é uma época mágica?

Descubra os melhores lugares para degustar um chá em Buenos Aires

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.
Compartilhe!
Segue a gente!