Existem algumas curiosidades do Centro de Buenos Aires que não são tão conhecidas. Hoje, além de falar um pouco de locais desse bairro tão importante, vamos te contar algumas delas que podem te surpreender.

Centro e o Microcentro

Curiosidades do Centro de Buenos Aires

Não se pode negar que Buenos Aires é uma cidade irreverente que recebe centenas de turistas. E também a mais visitada da América Latina. Sendo assim, conta centenas de histórias e é claro, guarda curiosidades. Uma delas é referente à sua divisão. Se você observar geograficamente, o bairro de Caballito seria a parte central da cidade. Porém todos sabem que Centro e Microcentro são as regiões que rodeiam o Obelisco, Av. 9 de Julho e afins.

Curiosidades do Centro de Buenos Aires

Pela região, circulam cerca de quatro milhões de pessoas por dia. Bem como nos centros de qualquer metrópole. Desse modo, passam por ali turistas, portenhos e empresários. Estão distribuídos, especialmente no Microcentro, diversos prédios administrativos, comerciais e bancários. Sendo assim, uma das regiões financeiras da capital portenha.

 Conheça mais sobre o Microcentro de Buenos Aires.

Manzana de las Luces

Curiosidades do Centro de Buenos Aires

Além de abrigar muitos séculos de história, a Manzana de las Luces tem alto valor histórico e arquitetônico para a cidade. Revela, hoje em dia, caminhos subterrâneos do período colonial. Para quem não sabe, no local existem túneis que datam dos anos 1700. Não se sabe bem ao certo, mas supõe-se que eram utilizados com o propósito de rota de fuga ou para contrabando de mercadorias. Para os amantes de história é um passeio imperdível, ou seja, não dá para deixar de fazer uma visita guiada!

Obeslisco e o seu endereço

Curiosidades do Centro de Buenos Aires

O Obelisco em si não se trata de uma das curiosidades do Centro de Buenos Aires, ao passo que até mesmo quem nunca pisou na capital argentina sabe da existência do mesmo. Porém, o que muitos não conhecem é o endereço do Obelisco. Construído em 1936 como comemoração dos 400 anos de fundação de Buenos Aires, o local não só possui um bem com também tem CEP, já que tem uma pequena porta. Já reparou? É Avenida Corrientes, 1066. Além disso, a Av. 9 de Julho, onde está localizado no centro é uma das avenidas mais largas do mundo. São 12 pistas, com 140 metros de largura!

Livrarias

Você sabia que a capital tem o maior número de livrarias por pessoa no mundo? Esse dado é de acordo com o Fórum de Cidades das Cidades Mundiais. E faz parte das curiosidades do Centro de Buenos Aires, pois na Avenida Corrientes, especialmente na região próxima ao Obelisco, existem inúmeras livrarias. Lá, também é possível encontrar diversos sebos, ou lojas de revenda de livros, comics, revistas e tudo mais que você possa imaginar do mundo literário.

Confira aqui uma lista com as livrarias mais incríveis da cidade!

Edifício Kavanagh

curiosidades do centro de buenos aires

Sob o mesmo ponto de vista da Manzana de las Luces, o Edifício Kavanagh também tem sua parcela de importância na arquitetura argentina. Por muito tempo foi um dos mais altos da América Latina. Sendo parte do movimento modernista traz uma história que merece figurar nas curiosidades do Centro de Buenos Aires.

curiosidades do centro de buenos aires

A construção do prédio se deu movida por sede de vingança. Corina, da família que dá nome ao nome do edifício, teria se apaixonado por um membro da aristocrática família Anchorena, que não aceitou o relacionamento. Desse modo, o romance não teve continuidade e em nome de uma vingança a milionária decidiu erguer o prédio tão alto na época apenas para impedir a visibilidade que os Anchorena até então tinham da sua casa à Basílica de Sacramento. Hoje, ela só é vista de uma pequena rua estreita, chamada Pasaje Kavanagh.

Chalé nas alturas

CURIOSIDADES DO CENTRO DE BUENOS AIRES

Quem passa pela Av. 9 de Julho, muitas vezes, pela loucura que é o local, não percebe esse chalé que destoa da arquitetura da zona, no alto de um prédio próximo ao Obelisco. Em 1927, um dono de uma loja de móveis do térreo resolveu construir esse chalé para sua comodidade. Visto que gostaria de ter um local para descanso na hora da “siesta”, momento indispensável na cultura portenha. Para quem não sabe, trata-se da famosa soneca pós almoço. Alguns chamam a construção de bizarrice, outros acham interessante. A verdade é que realmente se sobressai em meio a outras modernas no entorno. E você o que achou das curiosidades? Conta pra gente!

 Conheça aqui outras curiosidades sobre a cidade de Buenos Aires!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?