O metrô de Buenos Aires tem seis linhas, mas o trajeto que hoje é conhecido como linha A foi o primeiro metrô da América Latina. Mais que transporte, a linha reserva quilômetros de história. Quer saber um pouco mais esta importante linha de metrô? Confira!

A linha mais antiga da América Latina

O PRIMEIRO METRO DA AMERICA LATINA

Datada de 1913, a linha A surgiu em função do grande aumento populacional em pouco tempo na cidade. Até então, circulavam alguns veículos de tração animal e pouquíssimos automóveis. No entanto, o transporte público era feito em bondes. A obra iniciou em 1911 e levou 26 meses para ser finalizada, empregando, assim, mais de 1500 trabalhadores. A construção ficou a cargo de uma empresa alemã.

A importância para a cidade

O PRIMEIRO METRO DA AMERICA LATINA

O grande aumento do número de habitantes em 10 anos, forçou a construção da linha. Com praticamente o dobro da população, o primeiro metrô da America Latina iniciou num percurso que ia desde a Plaza de Mayo até a estação Primera Junta, cerca de 12 estação, considerado bastante para aquela época. Com o passar do tempo a linha foi ganhando expansão e hoje é composta de 18 estações que fazem, além de combinação com outras linhas do metrô, conexão também com algumas linhas de trem.

Expansão e Modernização

O PRIMEIRO METRO DA AMERICA LATINA

Em 2013 os históricos carros de origem belga foram substituídos por outros mais modernos, trazidos da China. Até então esses apenas haviam passado por restaurações e manutenções, mas nunca haviam sido trocados. O então prefeito da cidade de Buenos Aires, Maurício Macri, efetivou a substituição dos vagões,por medida de segurança,  devido ao fato de os vagões inaugurais já terem cem anos.

Consulte aqui os valores atualizados da tarifa de metrô de Buenos Aires

O PRIMEIRO METRO DA AMERICA LATINA

Os carros retirados de circulação são verdadeiros objetos históricos. Feitos grande parte em madeira, esses vagões foram declarados Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires pela prefeitura local. E,inclusive podem ser visitados!

Saiba aqui tudo sobre o metrô na cidade!

Visitação dos vagões antigos

O PRIMEIRO METRO DA AMERICA LATINA

Em 2017 e 2018, os antigos vagões puderam ser visitados, em circulação num recorrido noturno histórico em 4 vagões, entre as estações Peru e Acoyte. Em 4 e 5 viagens, nesses dois anos. Além disso, o trajeto foi conduzido por guias que contavam a história dos carros. Os outros 94 estão desativados no Taller Polvorín, no bairro de Caballito. O local tem visitações abertas esporádicas.

Metrô em Buenos Aires: atualmente

O PRIMEIRO METRO DA AMERICA LATINA

Hoje o metrô de Buenos Aires conta com seis linhas, que dão conta de cobrir quase integralmente a cidade. Uma opção barata e rápida. As linhas, num geral, têm um horário de funcionamento bem expandido, o que ajuda muito na locomoção. Portanto, é muito comum notar que muitos moradores da cidade sequer têm automóvel próprio ou os utilizam muito pouco. Se vier para capital, este seguramente será um meio de transporte que te auxiliará muito.

Saiba o que é preciso e como utilizar o metrô em Buenos Aires

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?