Sabem o que é mais desagradável do que ser parado na esteira do raio-x para que revisem sua bagagem de mão? Que proíbam você de levar algo que está lá dentro! Pois bem, esse post vai ajudá-lo a evitar essa situação. Veja aqui tudo sobre retorno de Buenos Aires: o que é permitido levar na bagagem de mão.

Retorno de Buenos Aires:

o que é permitido levar na bagagem de mão

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão06-esteira02

Quem nunca passou ou viu alguém passar por isso: em plena esteira de raio-x, os funcionários abrem mochilas, bolsas e sacolas por que a máquina indicou algo suspeito? Até que eles não digam que está tudo ok, sempre fica aquela dúvida se você esqueceu algo que não deveria estar lá! Para evitar isso, veja nossas dicas!

Bagagem de mão: regras da ANAC

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão03

As regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) são bem claras sobre o que é permitido levar na bagagem de mão. No entanto, mais do que falar sobre o que é aceito, ela esclarece primeiro o que é proibido levar na bagagem de mão.

Portanto, por uma questão de segurança, não podem estar nos volumes de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis.

Mais proibições da ANAC

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-mala

Da mesma forma que os anteriores,  são proibidos explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos(salvo exceções).

Além disso, nos voos internacionais, também estão proibidos frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml.

Proibido na bagagem de mão: armas

A Anac também dá exemplos mais claros do que não é permitido levar na bagagem de mão no retorno de uma viagem internacional. Com relação a armas, por exemplo, estão proibidas não apenas as de fogo ou armas brancas.

Ficam igualmente proibidas as armas de pressão, de choque elétrico ou químicas (mesmo que sejam réplicas ou de brinquedo). Além disso, sprays de pimenta, ácidos, neutralizantes e até mesmo estilingues devem ficar longe da bagagem que você não irá despachar.

Nada de objetos pontiagudos e cortantes

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-proibidos

Outra lista de proibidos na bagagem que o acompanhará na cabine do avião é a de objetos pontiagudos ou cortantes. Não arrisque nem uma simples tesourinha de unha, se tiver ponta: ela será descartada na urna onde vão parar os objetos retidos na esteira de raio-x!

Nada de objetos pontiagudos e cortantes – parte 02

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-proibidos02

Da mesma forma, machados, picadores de gelo, estiletes, navalhas, facas e canivetes não podem ser levados no volume de mão. O mesmo vale ainda para equipamentos de artes marciais ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.

Proibidas também ferramentas de trabalho

Do mesmo modo que os demais, se você comprou aquela furadeira que tanto desejava e mais um conjunto de brocas, saiba que tudo deverá ser despachado. Igualmente, pés de cabra, chaves de fenda e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm seguem essa regra.

Ainda entram nos exemplos da Anac, serras, maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares) e dispositivos de alarmes.

Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis:

nem pensar!

No site da Anac, essa é a lista com mais exemplos do que é proibido levar na bagagem de mão. Além de explosivos, não estão permitidas as munições, espoletas, minas, granadas ou similares, fogos de artifício ou cartuchos geradores de fumaça.

Mais substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-mala-aerosol

Estão igualmente proibidos os fusíveis, detonadores, estopins, dinamite, pólvora, pós-metálicos e similares, líquidos inflamáveis e aerossóis. Para completar, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico e repelentes de animais em aerossol.

Mais proibições

Como não poderia deixar de ser, também estão proibidas substâncias químicas, tóxicas e outros itens considerados perigosos. Por exemplo, cloro e alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos ou materiais infecciosos e radioativos.

Retorno de Buenos Aires: o que é permitido levar na bagagem de mão

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-vintage

Mas afinal, o que é permitido levar na bagagem de mão? A própria Anac esclarece também. Essa lista depende do nível de segurança do voo, então, na dúvida, o ideal sempre é consultar a empresa aérea.

Entre os permitidos estão os saca-rolhas, por exemplo. Da mesma maneira, canetaslápis e lapiseiras inferiores a 15 cm.

Mais sobre o que é permitido levar na bagagem de mão

Ainda segundo a Anac, também são aceitos isqueiros com gás ou fluido inferior a 8 cm. Da mesma forme, fósforos podem ir no volume de mão, desde que em caixa com até 40 unidades por passageiro. Por fim, são igualmente permitidos bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinho usados em exames médicos.

O que é permitido levar na bagagem de mão,

mas costuma causar dúvida

Segundo a Anac, embora causem dúvida entre os passageiros, há objetos cujo transporte é permitido no volume de mão. É o caso dos aparelhos de barbear em cartucho e objetos com lâminas inferiores a 6 cm. Isso inclui canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças.

 

Mais objetos que causam dúvidas

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-celular

Também fazem parte dessa lista os aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal. O limite é de até quatro frascos de, no máximo, 300 ml ou 300 g por passageiro. Também são permitidos termômetros de medição térmica, relógio de pulso com alarme e os eletrônicos permitidos a bordo. Para isso, consulte a companhia aérea.

 

Restrições importantes:  líquidos e géis!

O_que_levar_na_bagagem_de_volta_giselemagretti.com_-1024x576

No caso de voos internacionais, como já dissemos, o transporte de quaisquer líquidos e géis é permitido apenas para embalagens com não mais que 100ml. Por outro lado, o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente, de no máximo 1 litro, com fechamento hermético (tipo ziplock).

Ainda sobre líquidos e géis

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão07-ziplok

A exigência do acondicionamento dos líquidos e géis na mesma embalagem plástica é para facilitar a inspeção pelo agente de proteção. Portanto, não deixe de acondicioná-los dessa forma. A Anac ressalta mais uma vez que líquidos considerados perigosos não podem acessar as áreas restritas de segurança, ainda que seja em quantidade inferior a 100ml.

Sobre medicamentos

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-remédios02

É permitido o transporte de medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais. No entanto, devem atender apenas a quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas). Além disso, deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.

Recomendações da Anac

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-tablet

Finalmente, a Anac recomenda e a Aguiar endossa: evite despachar bagagens que contenham objetos de valor. Joias, dinheiro, eletroeletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras etc.) e outros devem ser transportados na bagagem de mão.

E uma dica bem útil é que você pese sua bagagem antes de sair de casa. Dessa forma, pode se certificar de que ela está dentro do limite que lhe corresponde, evitando assim contratempos. Hoje em dia é muito fácil encontrar balanças caseiras próprias para pesar bagagens.

Bagagem de mão

o-que-é-permitido-levar-na-bagagem-de-mão-balança

Lembre-se de que a franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 Kg. Ou seja, o passageiro pode de levar com ele na cabine da aeronave até 10 Kg sem qualquer custo extra.

No entanto, a empresa aérea poderá restringir esse peso e o conteúdo da bagagem de mão por motivo de segurança ou de capacidade de aeronave. Nesse caso, essas informações devem obrigatoriamente estar esclarecidas no contrato de transporte.

Veja mais sobre as regras para bagagem de mão e bagagem despachada segundo cada companhia aérea

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?