Personalidades argentinas que fizeram história

Personalidades argentinas que fizeram história

A lista de personalidades argentinas que merecem algum destaque por sua atuação no campo das artes, dos esportes, da política ou do que mais se possa imaginar é, claro, praticamente interminável. Conscientes de não poder esgotar o assunto, decidimos destacar apenas alguns deles, pra que você se familiarize um pouco mais com essa gente tão latina nas paixões e tão europeia em alguns costumes e influências.

Astor Piazzolla

Astor_Piazzolla_Gob_de_la_Ciudad_01

Ao lado de Carlos Gardel, seu nome é um dos mais conhecidos dos brasileiros quando o assunto é o tango argentino. Astor Piazzolla (11/03/1921 – 04/07/1992) revolucionou a maneira de tocar e sentir o tango, fazendo os puristas torcerem o nariz para seu estilo até hoje. Mas seu talento é reconhecido e admirado mundialmente, o que lhe valeu inúmeros prêmios, homenagens e um lugarzinho nesse post sobre personalidades argentinas.

Carlos Gardel

Cemiterio da chacarita

Verdadeiro fenômeno da cultura argentina na primeira metade do século XX, Gardel (11/12/1890 – 24/06/1935) não só cantava e compunha, mas também atuou em filmes e realizou inúmeras apresentações mundo afora, sendo sem dúvida uma das mais conhecidas personalidades argentinas de todos os tempos. Chamado de pai do Tango Canção, teve uma infância pobre e chegou a ter registros na polícia. Encontrou na música seu verdadeiro talento e viveu grande parte de sua vida no bairro de Abasto, onde sua casa é hoje um museu.

metrô de Buenos Aires linha B Gardel

Até pouco tempo, o local exato onde Gardel teria nascido era uma questão bastante polêmica. Em 2012, confirmou-se que nasceu em Toulouse, na França, e veio à Argentina com 2 anos e 3 meses. Faleceu em um acidente aéreo na Colômbia, aos 45 anos de idade.

Che Guevara

personalidades_argentinas_Che_Guevara

Ernesto Rafael Guevara de la Serna (14/ 06/ 1928 – 09/ 10/ 1967), mais conhecido como Che, nasceu em Rosário, a pouco mais de 300 quilômetros da cidade de Buenos Aires. Foi médico, político, jornalista e escritor, mas foi como guerrilheiro que passou à história. É uma das personalidades argentinas mais controversas, despertando paixão e ódio na opinião pública. A revista Time o classificou como uma das cem personalidades mais importantes do século XX.

Lutou na Revolução Cubana e atuou no novo governo como presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria e também na área diplomática. Che Guevara foi responsável pela formação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Acabou sendo capturado e morto na Bolívia, executado pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA.

Veja aqui informações sobre o Museu Ernesto Che Guevara, no bairro de Caballito.

Eva Perón

Eva Perón (07/05/1919 – 26/07/1952) é uma das personalidades argentinas mais conhecidas mundialmente. De infância humilde, saiu de casa aos 15 anos sonhando em ser atriz. Alcançou algum reconhecimento no rádio, no teatro e até mesmo no cinema, mas foi na vida política do País que deixou sua marca. Casada com Juan Domingo Perón, envolveu-se na campanha do marido à presidência da República e foi uma primeira-dama atuante e comprometida com obras sociais.

Adorada por uns, é acusada de populismo por outros e de que a fundação que presidia só beneficiava quem apoiava o Peronismo irrestritamente. Teve também um importante papel na luta pelo voto feminino na Argentina. Faleceu aos 33 anos, de câncer no útero.

Você pode saber mais visitando o Museu Evita

Juan Manuel Fangio

personalidades_argentinas_Juan_Manuel_Fangio

O argentino Juan Manuel Fangio (24/ 06/ 1911 – 17/ 07/ 1995) é considerado um dos maiores pilotos da Fórmula 1, tendo conquistado cinco vezes o título de campeão mundial – façanha superada apenas 47 anos depois, por Michael Schumacher. Ao longo de sua carreira na Fórmula 1, competiu em 7 temporadas, conquistou 2 subcampeonatos e 5 títulos. Disputou 51 corridas, largando na primeira fila em 48 delas (29 pole positions). Subiu ao pódio 35 vezes. Aposentou-se aos 46 años.

Saiba mais sobre o museu em sua homenagem

Maradona

Os argentinos, de uma maneira geral, têm “Deus no céu e Diego Maradona (30/10/1960) na Terra”. Por mais envolvido que esteja em encrencas, polêmicas ou escândalos, seus conterrâneos não o descem do pedestal. Mais ou menos como o Pelé no Brasil, mas talvez com um maior grau de fanatismo.

Já aos dez anos de idade, mostrava a que veio, chamando a atenção dos jornais locais. Aos 15, estreou na primeira divisão do futebol argentino, no clube Argentinos Juniors. Aos 17, jogou pela primeira vez com a camisa da seleção argentina. Jogou na Espanha e na Itália e teve atuações históricas, mas as drogas e envolvimentos em outros escândalos foram prejudicando sua carreira, até culminar na aposentadoria.

Quer saber mais? Visite o Museu Maradona

Messi

No país do Maradona, conseguir impressionar a torcida com jogadas e gols espetaculares não é pra qualquer um. Essa é apenas uma das tantas conquistas de Lionel Messi (24/ 06/ 1987), carinhosamente chamado de Leo pelos fãs. O argentino, naturalizado espanhol, já chamava a atenção de olheiros aos 4 anos de idade. Aos 11 foi diagnosticado com um problema hormonal que lhe retardava o desenvolvimento ósseo e, consequentemente, seu crescimento. Foi assim que acabou indo jogar no exterior, já que os pais não conseguiram apoio para o tratamento do filho entre os clubes locais.

Contratado pelo Barcelona, iniciou um tratamento intensivo para seu problema de saúde e já foi mostrando que o investimento valia a pena: marcou 37 gols em 30 jogos na temporada 2002/2003, quando era apenas um adolescente. De lá pra cá foram muitas façanhas e conquistas. Jogando pela seleção argentina, no entanto, Messi ainda não conseguiu os principais títulos, como o campeonato mundial. Muitos criticam sua atuação quando joga com a camisa celeste e branca, outros o defendem, dizendo que não pode levar um time inteiro nas costas. Messi ganhou cinco vezes o prêmio Bola de Ouro (Ballon d´Or), entre diversos outros prêmios.

Mercedes Sosa

Mercedes Sosa (09/07/1935 – 04/10/2009) foi uma cantora argentina que ganhou projeção internacional, tornando-se uma das mais famosas cantoras latino-americanas. Nascida em San Miguel de Tucumán, inspirava-se no folclore argentino e ficou conhecida como “a voz dos sem voz”. De ascendência indígena e europeia, era chamada pelos fãs argentinos de La Negra. No Brasil ficou muito conhecida, principalmente depois de cantar com Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gal Costa. Apresentou-se também ao lado de outros grandes nomes da música internacional, como Sting, Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti e Pablo Milanés, entre outros.

Papa Francisco

Nascido e criado no bairro portenho de Flores, Jorge Mario Bergoglio (17/ 12/ 1936), agora Francisco, tornou-se o 266º Papa da Igreja Católica. Primeiro pontífice latino-americano, é também o primeiro não europeu em mais de 1200 anos, além de ser o primeiro papa jesuíta da história. Foi eleito papa em 13 de março de 2013. Fez faculdade e mestrado em Química pela Universidade de Buenos Aires (UBA). É também formado em Filosofia e Teologia.

Antes de ser cardeal, foi técnico químico, sacerdote, professor de literatura, presidente da Conferência Episcopal Argentina, além de arcebispo de Buenos Aires. A escolha do nome Francisco, segundo o papa, é uma referência a Francisco de Assis, por “sua simplicidade e dedicação aos pobres”. Além do espanhol, fala fluentemente italiano, alemão, francês e inglês, com algum conhecimento de português. É torcedor fervoroso do San Lorenzo e tem surpreendido o mundo ao tomar posições progressistas em temas polêmicos, como o aborto, a homossexualidade, o divórcio e o abuso sexual na Igreja.

Perón

Juan Domingo Perón (08/ 10/ 1895 – 01/ 07/ 1974) foi um militar e político argentino que presidiu o País em três ocasiões, sempre por meio de eleições democráticas. Foi o fundador do Peronismo, movimento político popular surgido na década de 40. Conquistou o apoio de grande parte do movimento dos trabalhadores com medidas que favoreciam o setor e fortaleciam as leis trabalhistas. Com isso, comprou briga com o setor empresarial, entre outros. Enfrentou a Igreja Católica, defendeu uma terceira posição diferente dos Estados Unidos e da União Soviética durante a Guerra Fria e perseguiu opositores políticos, bem como a imprensa.  Acabou destituído do cargo e passou alguns anos no exílio, a maior parte deles na Espanha.

O retorno ao País aconteceu definitivamente em 1973, ano em que Perón venceu as eleições para Presidente, assumindo o governo em outubro do mesmo ano. Faleceu no ano seguinte e a sua esposa, vice-presidente, não pôde terminar o mandato, tendo sido destituída do cargo. Casou-se pela primeira vez com Aurelia Gabriela Tizón, que faleceu de câncer uterino. Em 1945, casou com Eva Perón, ficando viúvo 7 anos depois. O terceiro casamento aconteceu durante o exílio com María Estela Martínez Perón, conhecida como Isabelita Perón.

Quino e Mafalda

Mafalda_e_Quino_GCABA

Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino (17/ 07/ 1932), é um pensador e desenhista gráfico, mais conhecido por ser o criador da personagem Mafalda. Criador e criatura estão entre as mais conhecidas personalidades argentinas. Desde cedo, mostrou-se interessado pelo desenho. Esse filho de imigrantes espanhóis viveu de perto as dificuldades da guerra e desenvolveu gosto pela política internacional.

Em seus quadrinhos, aborda temas sempre ligados a questões mundiais, como a corrupção política, os direitos humanos, a manipulação da massa pelos meios de comunicação, a guerra, a educação… Sua criação mais famosa, Mafalda, uma garotinha de seis anos inteligente, sarcástica e reflexiva, que questiona o mundo a seu redor e preocupa-se com a humanidade e a paz mundial. Em seus quadrinhos, são as crianças que explicam o mundo para os adultos.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!