Reabertura das fronteiras da Argentina: saiba a previsão

Reabertura das fronteiras da Argentina: saiba a previsão

Todos estamos ansiosos com a reabertura das fronteiras da Argentina e em busca de uma data ou previsão. Por isso, hoje vamos dar um panorama da situação atual. Confira!

Fechamento das fronteiras argentinas

O fechamento de fronteiras para o turismo na Argentina começou em março de 2020, reabrindo final de outubro para os países vizinhos, entre eles o Brasil. No entanto, com o aumento de casos, fecharam novamente as fronteiras em 25/12/2020, seguindo fechadas até a presente data (06/08/2021).

Suspensão de voos com o Brasil

coronavírus em buenos aires

No dia 27/03/2021 a Argentina anunciou a suspensão de todos os voos regulares com alguns países, dentre eles o Brasil. Mesmo assim, alguns poucos voos têm autorização por mês para operar entre os países. No entanto, não estão abertos para turistas, apenas argentinos e residentes. 

Saiba mais sobre a suspensão de voos para o Brasil aqui

Data para reabertura das fronteiras da Argentina

Não há ainda, uma data oficial definida. Durante a pandemia na Argentina, as decisões são feitas à medida que há avanços ou atrasos e, por isso, o decreto que trata das fronteiras é atualizado, em geral, quinzenalmente.

Atual situação na Argentina

No mês de maio de 2021 houve um significativo aumento de casos de COVID no país. Por isso, foi implementada novamente uma quarentena bastante restrita de aproximadamente 10 dias para conter esse aumento.

Atualmente, apesar de uma ligeira flexibilização, ainda há restrições em relação aos locais e atividades onde pode haver aglomeração de pessoas e também ao horário de funcionamento de bares, restaurantes e comércio em geral.

Uma boa notícia é que houve um avanço no plano de vacinação contra o COVID no país e 55% da população já possui a primeira dose da vacina. E mais, já liberaram as inscrições para os menores de idade. Sendo assim, estamos otimistas que o cenário atual está mais positivo para a reabertura das fronteiras da Argentina.

Passaporte sanitário

Em abril deste ano, o Governo argentino lançou um “passaporte sanitário” que comprova a imunização contra a covid-19, bem como reúne informações relacionadas ao tema.

A ferramenta, no momento, serve como documento interno e exclusiva para residentes, mas o governo já sinalizou a possibilidade de, em breve, também ser usada como passaporte sanitário para viagens internacionais e para receber turistas no país.

Mas tem previsão para reabertura das fronteiras da Argentina?

Atualmente, o decreto que regulamenta as ações e restrições relacionadas ao COVID 19 prevê o fechamento do país para o turismo até 01 de outubro de 2021. No entanto, com nossa experiência e vivência no país, podemos dizer que a reabertura das fronteiras da Argentina não deve ocorrer antes de novembro de 2021.

Em algumas entrevistas, o ministro de Turismo, Matías Lammens, anunciou a possível reabertura no último trimestre do ano. No entanto, há a possibilidade de reabertura de fronteiras para o Chile e Uruguai, países vizinhos com campanha de vacinação mais adiantada que o Brasil.

Turistas vacinados

Em uma entrevista realizada no dia 05 de agosto deste ano, a diretora nacional do setor de Migraciones do Ministério do Interior, Florencia Carignano, comunicou que o governo está avaliando autorizar, em breve, a entrada de turistas estrangeiros que contam com o esquema completo de vacinação.

Não foi informada uma data oficial, mas segundo a diretora, pode ser próximo mês ou nos próximos meses, tudo dependerá se a situação sanitária do país seguir estável.

“Estamos muy cerca de flexibilizar las medidas para que puedan ingresar extranjeros con dos dosis” – Florencia Carignano.

Quais vacinas serão autorizadas?

Na mesma entrevista, Florencia Carignano informou que, possivelmente, não haverá restrição por marca de vacina, já que a Argentina vem disponibilizando vacinas de diferentes laboratórios para a população. Segundo ela, isso não será um problema.

Brasileiros poderão entrar na Argentina?

Apesar da imagem do Brasil com relação ao enfrentamento da pandemia não estar boa no resto do mundo, o país é muito importante para o turismo na Argentina.

Por isso, com certeza esse fator será considerado na hora de definir se brasileiros poderão entrar no país hermano, caso ocorra a reabertura das fronteiras da Argentina com outros países.

Flor Metalica linda

Lembrando que no projeto piloto de reabertura das fronteiras, no período de novembro a dezembro de 2020, o Brasil estava entre as cinco nações liberadas para entrar no país. Isso nos dá esperança de que os brasileiros não serão proibidos de entrar na Argentina, em caso de reabertura.

Para os que pretendem viajar ainda em 2021, nossa recomendação é paciência. Mas, se mesmo assim, deseja comprar passagens aéreas ou reservar sua hospedagem, é importante priorizar empresas que trabalhem com flexibilidade na remarcação de serviços e datas, para ter segurança de que, caso imprevistos ocorram, você não se prejudique. A instabilidade do momento é motivo de alerta.

Dica Aguiar

Nesse momento de constantes mudanças, é importante buscar informações em fontes seguras. Por isso, não deixe de acompanhar nos canais oficiais as atualizações sobre o tema. Acompanhe também no Instagram Buenos Aires Dicas onde sempre temos as novidades sobre o assunto. Acima de tudo, se cuidem! Assim que possível estaremos juntos novamente!

*Esse post foi escrito em 07/06/2021 e atualizado em 14/06 e 09/08 de 2021. As informações aqui contidas podem sofrer modificações devido às constantes mudanças neste período de pandemia.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!