Dizem que Buenos Aires é a cidade com mais espetáculos teatrais no mundo, na frente de Nova Iorque e Paris. Não sei se é verdade, mas atualmente há mais de 400 obras em cartaz, divididas em quase 200 espaços doscircuitos oficial, comercial e independente. Não é pouca coisa! Descubra neste post como é o teatro em Buenos Aires.

Teatro em Buenos Aires: entenda os três diferentes circuitos

Buenos Aires tem três circuitos teatrais bem definidos: o “público ou oficial”, formado pelas salas dependentes do Estado, onde são apresentadas – principalmente – obras clássicas de grandes autores. Depois, o “privado ou comercial”, nas imediações da Avenida Corrientes, onde prevalece o bom humor, obras mais leves e de fácil aceitação; e ainda o circuito “independente”, também chamado de alternativo ou off Corrientes, concentrado na zona do Abasto e nos bairros de San Telmo e Palermo, com espetáculos mais inovadores ou de vanguarda.

Para qualquer deles, recomendo o guia Sobre Bue, uma revista de distribuição gratuita que também pode ser consultada nas redes sociais e traz ótimas resenhas sobre as peças em cartaz na cidade.

Teatro em Buenos Aires: circuito oficial

O chamado circuito “oficial” de teatro em Buenos Aires está integrado por espaços de trajetória impecável, grande influência na cultura local e dependência direta do governo da cidade. Como exemplos estão o Teatro General San Martin, o Teatro Colón e o Teatro Nacional Cervantes. Todos eles foram declarados Monumento Histórico Nacional e se destacam também pela arquitetura. Em geral, apresentam obras clássicas ou versões inovadoras do teatro universal.

Leia nosso post especial sobre o Teatro Colón

Teatro em Buenos Aires: o circuito da Avenida Corrientes

Os teatros da Avenida Corrientes e imediações são os chamados do “circuito comercial“, com muitas peças às vezes “testadas” anteriormente no circuito independente, como La Omisión de La Família Coleman, há anos em cartaz.  Entre os mais importantes nesta categoria estão o Lola Membrives, Nacional, Astral, Complejo Teatral La Plaza, Metropolitan, o Gran Rex e o Ópera, para citar alguns. Nesta região você vai poder ver quase tudo de teatro: de comédias musicais a stand up, passando por dramas, clown, espetáculos de tango e infantis.

Avenida Corrientes: a rua que nunca dorme

Teatro em Buenos Aires: o circuito Off Corrientes

club-cultural-matienzo-teatro

Na outra ponta está o circuito off Corrientes, também chamado de alternativo ou independente, caracterizado por apresentar obras mais inovadoras e de vanguarda, com artistas emergentes ou consagrados e custos de entrada mais acessíveis. Muitas das salas deste circuito de teatro estão pela região do Abasto, como Teatro Beckett, El camarín de las musas, Espacio Callejón e Club Cultural Matienzo (foto abaixo)  entre outros. Há também salas deste estilo por San Telmo e Palermo. No sul da cidade, em La Boca e Barracas, existem espaços igualmente interessantes, dedicados ao chamado teatro comunitário ou “de vizinhos”, fechando o circuito de teatro em Buenos Aires.

Em qualquer uma de suas formas, a enorme afeição dos portenhos pelo teatro provoca uma importante rotação de público – e criatividade – em todas as salas. Para o visitante interessado em todas as artes cênicas, Buenos Aires é uma experiência absolutamente imperdível.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?