Bar 36 Billares: sinuca, história e tradição

 

O Bar 36 Billares é um dos mais tradicionais de Buenos Aires. Inaugurado em 1894, na Avenida de Maio, tem como diferencial um subsolo equipado com mesas de sinuca, bilhar e snooker. Encontra-se numa zona declarada como Lugar Histórico Nacional, por conta de seus bares e restaurantes antigos e seus belos edifícios.

 

Não sabe a diferença entre sinuca, bilhar e snooker? Veja aqui.

  

Bar 36 Billares:

sinuca, história e tradição

 

Los 36 Billares_02

 

Assim como muitos bares e restaurantes ao longo da Avenida de Maio, o Bar 36 Billares era frequentado por importantes personagens da cultura e das artes no final do século XIX e início do século XX, como o escritor espanhol Federico García Lorca.

 

Decadência e renascimento 

 

Los 36 Billares_04

 

O edifício onde funciona o Bar 36 Billares foi construído no estilo academicista francês pelos arquitetos Tiphaine e Colmegna. Apesar de ter vivido um período de decadência e abandono, passou por uma reforma e reabriu em 2014, mantendo a beleza e o estilo originais e atraindo novamente aos seus salões portenhos e turistas.

 

Para comer

 

Los 36 Billares_10

 

Com um ambiente amplo e acolhedor ao mesmo tempo, o Bar 36 Billares tem como especialidade as pizzas e empanadas (uma delícia típica da argentina, parecida com pastel, mas com uma massa diferente, que pode ser frita ou assada no forno). Mas oferece também uma variedade de pastas e outras opções, com preços acessíveis. Confira aqui.

 

 Bar Notable

 

Los 36 Billares_03

 

O Bar 36 Billares faz parte da lista de bares notables da cidade de Buenos Aires. Uma distinção outorgada pelo Governo da Cidade aos locais que trouxeram importantes contribuições ao cenário cultural, artístico e histórico de Buenos Aires. São reconhecidos como Patrimônio Cultural por seus vínculos com a população, relevância cultural, antiguidade e arquitetura.

 

Bar e Escola de Bilhar

 

Los 36 Billares_09

 

Se você tiver um tempinho, vale a pena visitar o subsolo do Bar 36 Billares e jogar umas partidinhas de sinuca. A hora custa $70 (preço de julho de 2016). São ao todo 18 mesas, entre bilhar, sinuca e snooker, com cerca de 120 anos de antiguidade. É frequentada por campeões mundiais e argentinos de bilhar. E tem também uma escola de bilhar e sinuca, a primeira da Argentina segundo eles mesmos.

 

 Reconhecimento

 

Los 36 Billares_07

 

Ao longo do tempo, o Bar 36 Billares tem recebido diversas homenagens, entre elas,  o reconhecimento pelo Museo de la Ciudad como Testimonio vivo de la Memoria Ciudadana (1987); o já citado reconhecimento como Bar Notable pela Secretaria da Cultura do Governo da Cidade(1999), entre outros.

 

 

Veja mais:

As 6 Melhores Empanadas em Buenos Aires

Cafeterias em Buenos Aires: lista das mais clássicas

Principais Avenidas e Ruas de Buenos Aires

Casa Rosada: a história argentina vista de perto

Congresso Nacional Argentino: História e Turismo

 

 

By |2016-07-20T14:04:07+00:00julho 20th, 2016|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Bar 36 Billares: sinuca, história e tradição

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.