Centro Cultural Kirchner: um gigante da Cultura

 

Inaugurado em maio de 2015, o Centro Cultural Kirchner pode ser comparado aos mais completos espaços culturais do mundo. Com mais de 100 mil metros quadrados construídos e salas dedicadas a diferentes atividades, está ao nível de referências mundiais, como o L’Auditori, de Barcelona; o Tate Modern, de Londres; ou o Georges Pompidou, de Paris.

 

 

CENTRO CULTURAL KIRCHNER: UM GIGANTE DA CULTURA

 

Centro_Cultural_Kirchner_sala-ballena-azul

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

Instalado onde antes funcionou o edifício do Palácio dos Correios e Telégrafos, declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o Centro Cultural Kirchner conta com uma grande variedade de salas. Entre as principais, destaca-se a Ballena Azul (Baleia Azul, em português), um imponente espaço dedicado à música sinfônica com capacidade para 1.750 espectadores.

 

 

MÚSICA DE CÂMARA NO CENTRO CULTURAL KIRCHNER

 

 

Centro_Cultural_Kirchner_sala-argentina

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

A Música de Câmara também tem seu lugar, a Sala Argentina, toda revestida em madeira e que acomoda até 540 pessoas. É considerada a “irmã mais nova” da Ballena Azul e destaca-se por sua excelente acústica.

 

GRAN LÁMPARA

 

Centro_Cultural_Kirchner_la-gran-lampara

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

A Gran Lámpara (Grande Lâmpada), no coração do Centro Cultural Kirchner, é uma estrutura com dois níveis diferentes dedicados a exposições artísticas. Toda envidraçada, parece uma enorme lâmpada pendente do teto, daí o nome com que foi batizada.

 

 

CENTRO CULTURAL KIRCHNER TAMBÉM TEM UM MIRANTE

 

 

Centro_Cultural_Kirchner_la-cupula

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

Na parte superior do Centro Cultural Kirchner, La Cúpula (A Cúpula), é um espaço de 500 m2 que serve a diferentes usos. Também toda envidraçada em sua parte externa, está equipada com palco levadiço e luzes cênicas. Daí se tem uma das mais belas vistas da cidade.

 

 

VIAGEM AOS TEMPOS DE EVA PERÓN

 

 

Centro_Cultural_Kirchner_sala-eva-peron

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

Trata-se da sala onde a famosa e polêmica ex-primeira dama da Argentina despachava no antigo Palácio dos Correios, quando estava à frente da Fundación de Ayuda Social. No local, o visitante pode fazer uma verdadeira viagem à intimidade de Eva Perón, através de recursos cenográficos e sensoriais.

 

 

SALA NESTOR KIRCHNER

 

Centro_Cultural_Kirchner_sala-nestor

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

Até o momento, a Sala Néstor Kirchner tem sido um espaço dedicado à memória do ex-presidente argentino, que governou o país entre 2003 e 2007. Desde que assumiu Maurício Macri, em dezembro de 2015, diz-se que existe a proposta de rever o objetivo do espaço, para que seja dedicado à memória de todos os ex-presidentes do País.

 

 

SALAS MULTIMÍDIA

 

Centro_Cultural_Kirchner_salon-de-los-escudos

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

O Centro Cultural Kirchner conta também com o Salón de los Escudos (Salão dos Escudos) e seis auditórios multimídia, dedicados a diversas atividades.

 

HISTÓRIA DO EDIFÍCIO DO CENTRO CULTURAL KIRCHNER

 

Centro_Cultural_Kirchner_plano-frente-principal_palacio

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

O projeto do edifício do Palácio dos Correios e Telégrafos foi encarregado em 1887 ao arquiteto francês Norbert-Auguste Maillart. No ano seguinte, ele apresentou uma primeira proposta. Entre 1911 e 1912, foram feitos alguns avanços nas obras, mas então o projeto sofreu algumas modificações, como a incorporação de um esqueleto de aço que tornou o edifício um dos mais modernos do país na época. A obra foi finalmente finalizada em 1928, sendo inaugurada pelo então presidente Marcelo T. de Alvear.

 

 

RESTAURAÇÃO DO PALÁCIO DOS CORREIOS

 

 

Casa_Rosada_Buenos_Aires_Correos

Foto: Antigo Palácio dos Correios. Domínio Público

 

 

Já os trabalhos de restauração do edifício do antigo Palácio dos Correios para abrigar o Centro Cultural Kirchner demoraram 5 anos. Entre as mudanças, foram restauradas as quatro fachadas do edifício e seu interior, incluindo os salões cerimoniais, recuperação de luminárias, elevadores, telhas francesas, entre outros. Também foram incorporados novos espaços.

 

 

VISITAS GUIADAS AO CENTRO CULTURAL KIRCHNER

 

 

Centro_Cultural_Kirchner_la-ballena-azul02

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

 

Quem quiser saber mais sobre a história e a arquitetura do antigo Palácio dos Correios e Telégrafos e atual Centro Cultural Kirchner pode fazer uma visita guiada. Às quintas-feiras, elas acontecem a cada meia hora, a partir das 15h e até às 18h. Às sextas, sábados e domingos, acontecem a cada quinze minutos, começando a partir das 14h15 até às 18h.

 

 

As visitas duram uma hora e as entradas, gratuitas, podem ser retiradas na mesa de entrada, por ordem de chegada.

 

“HÁ UMA BALEIA NO PALÁCIO”

 

Centro_Cultural_Kirchner_1er-festival-de-arte-para-chicos-la-ballena-azul

Foto: Centro Cultural Kirchner

 

O Centro Cultural Kirchner conta com uma visita guiada especial para as crianças, embora os adultos também possam participar. A proposta é convidar os pequenos visitantes à aventura de descobrir a arquitetura do edifício, com sua baleia e sua estrutura pendente. “Hay una Ballena en el Palacio” é realizada aos sábados e domingos, às 16h e às 17h e dura 50 minutos.

 

As entradas são distribuídas gratuitamente na mesa de entrada, a partir das 14h, por ordem de chegada.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

O Centro Cultural Néstor Kirchner tem uma programação variada e em constante mudança nas diversas áreas em que atua. Veja na pagina oficial a programação atualizada.

 

Serviço:

Aberto ao público de quinta a domingo, das 14h às 20h. Fechado de segunda a quarta.

Oferece serviço de tradução na Língua de Sinais Argentina.

As entradas para os espetáculos realizados nas salas La Cúpula, La Ballena Azul, Sala Argentina e Sala Federal podem ser reservadas às segundas e terças anteriores aos espetáculos, das 10h às 18h, por telefone (011.6841.6400) ou na página web do CCK, na seção Entradas.

Podem ser reservadas até duas entradas por pessoa e até quatro no caso de espetáculos infantis. É necessário informar nome, sobrenome e número de documento de todos os que compõem o grupo.

Para os demais espetáculos realizados nas outras salas, as vagas são limitadas e até esgotar a capacidade do espaço.

Todas as atividades e exposições do Centro Cultural Kirchner são gratuitas.

 

 

Aproveite a visita ao Centro Cultural Kirchner e conheça também a Casa Rosada.

Saiba mais:

Conheça o Centro Cultural Recoleta.

Aproveite que estará no bairro da Recoleta e conheça a Flor Metálica.

Passeios em Buenos Aires: Ofertas e descontos.

Ofertas de Shows de Tango com desconto.

By | 2016-04-18T11:39:17+00:00 Abril 18th, 2016|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.