Centro Cultural Kirchner: um gigante da Cultura

Centro Cultural Kirchner: um gigante da Cultura

Inaugurado em maio de 2015, o Centro Cultural Kirchner pode ser comparado aos mais completos espaços culturais do mundo. Com mais de 100 mil metros quadrados construídos e salas dedicadas a diferentes atividades, está ao nível de referências mundiais, como o L’Auditori, de Barcelona; o Tate Modern, de Londres; ou o Georges Pompidou, de Paris.

Centro Cultural Kirchner

Instalado onde antes funcionou o edifício do Palácio dos Correios e Telégrafos, declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o Centro Cultural Kirchner conta com uma grande variedade de salas. Entre as principais, destaca-se a Ballena Azul (Baleia Azul, em português), um imponente espaço dedicado à música sinfônica com capacidade para 1.750 espectadores.

Música de câmara

A música de câmara também tem seu lugar, a Sala Argentina, toda revestida em madeira acomoda até 540 pessoas. É considerada a “irmã mais nova” da Ballena Azul e destaca-se por sua excelente acústica.

Gran Lámpara

A Gran Lámpara (Grande Lâmpada), no coração do Centro Cultural Kirchner, é uma estrutura com dois níveis diferentes dedicados a exposições artísticas. Toda envidraçada, parece uma enorme lâmpada pendente do teto, daí o nome com que foi batizada.

Mirante

Na parte superior do Centro Cultural Kirchner, La Cúpula (A Cúpula), é um espaço de 500 m2 que serve a diferentes usos. Também toda envidraçada em sua parte externa, está equipada com palco levadiço e luzes cênicas. Daí se tem uma das mais belas vistas da cidade.

Viagem aos tempos de Eva Perón

Trata-se da sala onde a famosa e polêmica ex-primeira dama da Argentina despachava no antigo Palácio dos Correios, quando estava à frente da Fundación de Ayuda Social. No local, o visitante pode fazer uma verdadeira viagem à intimidade de Eva Perón, através de recursos cenográficos e sensoriais.

Sala Nestor Kirchner

Até o momento, a Sala Néstor Kirchner tem sido um espaço dedicado à memória do ex-presidente argentino, que governou o país entre 2003 e 2007. Desde que assumiu Maurício Macri, em dezembro de 2015, diz-se que existe a proposta de rever o objetivo do espaço, para que seja dedicado à memória de todos os ex-presidentes do país.

Salas multimídia

O Centro Cultural Kirchner conta também com o Salón de los Escudos (Salão dos Escudos) e seis auditórios multimídia, dedicados a diversas atividades.

História do edifício

O projeto do edifício do Palácio dos Correios e Telégrafos foi encarregado em 1887 ao arquiteto francês Norbert-Auguste Maillart. No ano seguinte, ele apresentou uma primeira proposta. Entre 1911 e 1912, foram feitos alguns avanços nas obras, mas então o projeto sofreu algumas modificações, como a incorporação de um esqueleto de aço que tornou o edifício um dos mais modernos do país na época. A obra foi finalmente finalizada em 1928, sendo inaugurada pelo então presidente Marcelo T. de Alvear.

Restauração do Palácio dos Correios

Já os trabalhos de restauração do edifício do antigo Palácio dos Correios para abrigar o Centro Cultural Kirchner levou 5 anos. Entre as mudanças, foram restauradas as quatro fachadas do edifício e seu interior, incluindo os salões cerimoniais, recuperação de luminárias, elevadores, telhas francesas, entre outros. Também foram incorporados novos espaços.

Visitas guiadas ao Centro Cultural Kirchner

Quem quiser saber mais sobre a história e a arquitetura do antigo Palácio dos Correios e Telégrafos e atual Centro Cultural Kirchner pode fazer uma visita guiada. Acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 14h e 15h30. 

As visitas duram uma hora e as entradas, gratuitas, podem ser retiradas na mesa de entrada, por ordem de chegada.

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!