Um passeio pela Costanera Norte de Buenos Aires

Costanera Norte de Buenos Aires é mais um daqueles pontos imperdíveis, como tantos outros na capital portenha. Uma zona extremamente aprazível e eclética, com uma incrível diversidade de opções para quem busca diversão. Prepare a máquina fotográfica e desfrute do passeio.

 

 

Um passeio pela Costanera Norte de Buenos Aires

 

Costanera Norte de Buenos Aires_rio_destaque_02

 

A Costanera Norte de Buenos Aires é uma avenida que fica às margens do Rio de la Plata e que vai da Cidade Universitária até o bairro de Recoleta, passando por Palermo. Nesse trajeto, há uma grande variedade de atrações, entre espaços verdes para desfrutar da Natureza, centros comerciais, bares e boates, museus e parques desportivos.

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Cidade Universitária

 

 

Norte Cidade Universitária

 

Localizada no bairro de Belgrano, a Cidade Universitária é um ícone da capital portenha. Trata-se de um dos campi da Universidad de Buenos Aires (UBA), a mais antiga do País, criada em 1821. Na Cidade Universitária encontram-se a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, a Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo, e o Ciclo Básico Comum; diversos centros e institutos que desenvolvem atividades na área científica; além de bibliotecas e hemerotecas.

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Reserva Ecológica Costanera Norte

 

Costanera Norte de Buenos Aires_reserva_montagem

 

Entre o campus da Cidade Universitária e o Río de la Plata existe uma área de proteção ambiental, a Reserva Ecológica Costanera Norte. Aberta ao público, o acesso se dá através de uma ponte conectada aos pavilhões da Cidade Universitária. É um lugar para curtir a Natureza, observar as aves, plantas e insetos e se desconectar da correria do dia a dia.

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires:

Parque de los Niños

 

Costanera Norte de Buenos Aires_montagem_parque_de_los_niños

Um local perfeito para desfrutar da paisagem da Costanera Norte de Buenos Aires e da brisa do Rio de la Plata com a criançada é o Parque de los Niños, para onde vão os amantes da pipa (ou arraia, ou papagaio, ou outro nome, dependendo de onde você mora), graças aos ventos que costumam soprar nessa área. E o melhor é que se você não tem pipa, pode alugar uma lá mesmo.

 

Com 32 hectares de área, o parque atrai muitas aves nativas e está muito bem equipado com ciclovias, brinquedos, caixa de areia, mesas para piquenique, banheiros, bebedores, lojinhas de conveniência (os famosos kioscos) e até enfermaria.

 

Durante o Verão (de janeiro a março), o Governo da Cidade cria uma praia artificial no parque, com areia, sombrinhas, cadeiras de repouso, chuveiro e atividades esportivas para as famílias.

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Parque da Memória

 

Parque_da_Memória_05 

 

Adjacente à Cidade universitária, o Parque da Memória é um espaço que rende homenagem às vítimas do terrorismo de Estado da última ditadura cívico-militar argentina. São 14 hectares de área, com diferentes espaços e formas de homenagem. O monumento propriamente dito reúne quatro estrelas de concreto com 30 mil placas representando os mortos e desaparecidos durante a ditadura iniciada em 1976. Há também esculturas de diversos artistas e uma sala de reflexão sobre o terrorismo de Estado, onde são promovidas mostras, exposições, seminários, conferências e debates relacionados ao tema.

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Terra Santa

 

Terra_Santa_Buenos_Aires_11

 

Uma atração turística diferente pra quem tem tempo sobrando ou gosta de turismo religioso é o Parque Terra Santa, também na área da Costanera Norte de Buenos Aires. Trata-se de uma maquete gigante da cidade de Jerusalém, construída em um terreno de 7 hectares, que reproduz a vida e a obra de Jesus, desde seu nascimento.

 

Entre as principais atrações, a réplica do muro das lamentações, a Via Crucis e a recriação da Última Ceia são os pontos que mais emocionam os visitantes. Espetáculos ao vivo completam o passeio na Terra Santa Buenos Aires e há também ótimas opções para a criançada, como um carrossel temático e teatro de marionetes, entre outros.

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Parque Desportivo Costanera Norte

 

Costanera Norte de Buenos Aires_parque_extremo_montagem

 

Nossa próxima parada é o ponto ideal para os amantes dos esportes extremos: o Parque Desportivo Costanera Norte, que fica dentro de outro parque, que estava em desuso, o Saint Tropez. São mais de sete hectares de área onde se distribuem pistas de skate, longboard e flatland (piruetas na bicicleta); áreas para a prática de inline hockey, bicipolo e inline slalom (modalidade de patinação que consiste em realizar diferentes manobras entre pequenos conos dispostos em fila e sem tocá-los); um circuito de mountain bike; e espaço para realizar slackline (equilíbrio em uma corda estendida entre dois extremos); entre outros equipamentos.

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Aeroparque

 

Costanera Norte de Buenos Aires_aviões_Gobierno

 

Seguindo pela Costanera Norte de Buenos Aires, atravessando a avenida, encontra-se o Aeroporto Metropolitano Jorge Newberry, mais conhecido como Aeroparque. Nesse aeroporto são operados vôos nacionais e internacionais de pequeno alcance, como para o Brasil.

 

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Clube de Pescadores

 

Costanera Norte de Buenos Aires_club_pescadores_Gobierno

 

De volta ao lado do rio, ainda na região próxima ao Aeroparque, encontra-se o Clube de Pescadores, cuja sede fica numa belíssima construção semelhante a um castelo belga, em cima de uma ponte de madeira. O clube e a ponte, mais a imensidão do rio e do céu aberto, os barcos e os pássaros formam uma bucólica paisagem.

 

Datado de 1903, tornou-se um verdadeiro ícone portenho e foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. O clube tem uma clássica sala de estar onde se destaca um piano, biblioteca, museu, aquário de água doce com diversas espécies e uma escola de pesca aberta ao público. Por fim, tem também um restaurante, onde o destaque do cardápio, claro, são os pratos a base de peixes e mariscos.

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Comer à beira-rio

 

Costanera Norte de Buenos Aires_trailers_Gobierno

 

Nessa região encontram-se outros dos restaurantes mais clássicos da capital portenha, mas uma boa alternativa para quem quer algo mais simples e pitoresco é apostar em um dos deliciosos choripanes e afins servidos nos inúmeros trailers que já fazem parte da paisagem da Costanera Norte de Buenos Aires. Para quem não conhece, o choripan é um sanduíche de linguiça churrascada típico da culinária portenha. Não deixe de provar os molhos caseiros oferecidos junto com os sanduíches.

 

 

 

Costanera Norte de Buenos Aires: 

Para curtir a noite

 

Costanera Norte de Buenos Aires_Mandarine

 

Para quem curte a noite, o point na Costanera Norte de Buenos Aires são as imediações do Centro Costa Salguero. O Costa Salguero é um espaço dedicado a todo tipo de eventos, desde exposições e convenções a espetáculos e eventos desportivos, dentre outros.

Próximo ao centro há uma grande concentração de bares e boates, um ao lado do outro. Em boa parte deles, é possível chegar um pouco mais cedo para jantar e esticar a noite dançando lá mesmo. Mas é bom saber que em Buenos Aires as pessoas saem pra dançar bem tarde, ao redor das 2h30 da manhã.

 

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Leia também:

Paseo de la Gloria em Buenos Aires: Homenagem aos atletas nacionais

Puerto Madero: o bairro mais elegante de Buenos Aires

Buenos Aires dia a dia: o que fazer por dia da semana

By |2017-06-09T08:00:04+00:00junho 9th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Um passeio pela Costanera Norte de Buenos Aires

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.