El Zanjón de Granados: tesouro histórico

Visitar El Zanjón de Granados é mergulhar em quatro séculos da história de Buenos Aires, em meio a túneis e relíquias descobertos acidentalmente em 1985. Esse tesouro fica embaixo de uma típica casona de 1830, que também faz parte do complexo, além de outras construções.

El Zanjón de Granados: tesouro histórico

El-Zanjón-de-Granados-túneis

El Zanjón de Granados era um córrego que cortava Buenos Aires onde hoje fica o bairro de San Telmo e desembocava no Rio da Prata. As águas do córrego não só causavam inundações quando chovia, mas também traziam restos de animais que eram abatidos nas redondezas da cidade e limpos para consumo. Por causa disso, com o passar do tempo, o Zanjón de Granados acabou sendo entubado.

El Zanjón de Granados: A descoberta

El-Zanjón-de-Granados-patios02

Com o passar dos anos, foram sendo feitas construções nessa área, que terminaram por esconder essa parte da história portenha. Nos anos 1980, a casa de que falamos anteriormente foi adquirida por um empresário. Ele deu início a um processo de reformas do lugar com a intenção de transformá-la em um local dedicado a apresentações de tango. E veio a descoberta. A fachada e os pátios da mansão de estilo italiano datam da primeira metade do século XIX, mas também foram encontrados restos de uma casa do século XVII, bem como os túneis e objetos da época colonial.

Breve história da mansão

El-Zanjón-de-Granados-casa-fachada

Foram os arqueólogos que trabalharam nos descobrimentos que estimaram que a mansão data de 1830. Construída para abrigar uma família abastada de comerciantes espanhóis, a mansão tinha 20 aposentos, mas teria sido abandonada por volta de 1860, quando houve uma epidemia de febre amarela no País. Anos depois, já no século XX, foi usada como cortiço, até ser abandonada definitivamente.

Visitas guiadas em inglês e espanhol

El-Zanjón-de-Granados-visitas

Hoje, esses espaços cheios de história, destacados pela Unesco, podem ser visitados por turistas e curiosos em geral. Há visitas guiadas em espanhol e inglês. De segunda a sexta, as visitas têm duração de 60 minutos. Aos domingos, a duração é de 40 minutos. Aos sábados o local não abre para visitação.

Serviço:
El Zanjón de Granados
Rua Defensa, 755.

De segunda a sexta (duração de 60 minutos)
Espanhol: 13h
Inglês: 12h, 14h, 15h

Valores:
Geral: $300 (pesos argentinos)
Residentes na Argentina: $200 (pesos argentinos)

Domingos (visitas a cada media hora, com duração de 40 minutos)
Espanhol e inglês: 11h às 17h30

Valores:
Geral: $250 (pesos argentinos)
Residentes na Argentina: $180 (pesos argentinos)

Aos sábados não está aberto à visitação.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-05-28T08:33:56+00:00 maio 24th, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em El Zanjón de Granados: tesouro histórico

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.