El Zanjón de Granados: tesouro histórico

El Zanjón de Granados: tesouro histórico

Visitar El Zanjón de Granados é mergulhar em quatro séculos da história de Buenos Aires, em meio a túneis e relíquias descobertos acidentalmente em 1985.

Esse tesouro fica embaixo de uma típica casona de 1830, que também faz parte do complexo, além de outras construções.

El Zanjón de Granados: tesouro histórico

El-Zanjón-de-Granados-túneis

El Zanjón de Granados era um córrego que cortava Buenos Aires, onde hoje fica o bairro de San Telmo e desembocava no Rio da Prata.

As águas do córrego não só causavam inundações quando chovia, mas também traziam restos de animais que eram abatidos nas redondezas da cidade e limpos para consumo. Por causa disso, com o passar do tempo, o Zanjón de Granados acabou sendo entubado.

Descubra outros segredos no bairro de San Telmo

 A descoberta

El-Zanjón-de-Granados-patios02

Com o passar dos anos, foram sendo feitas construções nessa área, que terminaram por esconder essa parte da história portenha. Nos anos 80, a casa de que falamos anteriormente foi adquirida por um empresário. Ele deu início a um processo de reformas do lugar com a intenção de transformá-la em um local dedicado a apresentações de tango.

Foi quando descobriram a fachada e os pátios da mansão de estilo italiano, que datam da primeira metade do século XIX, mas também foram encontrados restos de uma casa do século XVII, bem como os túneis e objetos da época colonial.

Breve história da mansão

El-Zanjón-de-Granados-casa-fachada

Foram os arqueólogos que trabalharam nos descobrimentos que estimaram que a mansão data de 1830, construída para abrigar uma família rica de comerciantes espanhóis.

A mansão tinha 20 aposentos, mas teria sido abandonada por volta de 1860, quando houve uma epidemia de febre amarela no país. Anos depois, já no século XX, foi usada como cortiço, até ser abandonada definitivamente.

Visitas guiadas em inglês e espanhol

El-Zanjón-de-Granados-visitas

Hoje, esses espaços cheios de história, destacados pela Unesco, podem ser visitados por turistas e curiosos em geral.

Há visitas guiadas em espanhol e inglês, as sextas e domingos são 50 minutos.

Nossa dica: recomendamos consultar os dias e horários com antecedência e confirmar necessidade de reserva.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!