Monumentos de Tango em circuito temático

 

O bairro de Abasto – que é na verdade uma parte de Balvanera – é chamado assim por causa do velho mercado central de frutas e verduras, onde hoje funciona o shopping de mesmo nome. Desde 2014, a região conta com o Paseo del Tango, um circuito formado por diversos monumentos de Tango, criado com o objetivo de recuperar o espaço público e difundir a história e a cultura do bairro.

 

Monumentos de Tango em circuito temático

 

 

monumentos_de_tango_04

 

Paseo del Tango é uma iniciativa do Governo portenho para homenagear a música mais representativa de Buenos Aires. Conta com esculturas de diversos artistas tangueros localizadas na Travessa Carlos Gardel (Pasaje Carlos Gardel) – entre as ruas Jean Jaures,  Anchorena, Carlos Gardel e Zelaya.

 

Monumentos de Tango: escolha popular 

 

monumentos_de_tango_08

Os homenageados com monumentos de Tango foram eleitos pelos moradores do bairro por meio de votação nas redes sociais. Foram mais de 1500 participantes que escolheram entre 40 opções de artistas.

 

Monumentos de Tango: Aníbal Troilo

 

monumentos_de_tango_11

 

Paseo del Tango foi aberto oficialmente com a escultura de Aníbal “Pichuco” Troilo, de autoria da artista Lucía Pacenza, em comemoração aos 100 anos de seu nascimento. Troilo foi um dos mais famosos diretores de orquestra de tango, compositor e bandoneonista. Nasceu próximo do local, na rua Cabreras, 2937.

 

Monumentos de Tango: Goyeneche, Castillo,Tita Merello e Piazzolla

 

Astor_Piazzolla_estátua

 

O segundo artista a estar no circuito de monumentos de Tango foi Roberto Goyeneche. Vieram depois Alberto Castillo, Tita Merello e Astor Piazzolla, o quinto mais votado. O Paseo del Tango conta também com uma escultura em bronze de Carlos Gardel sobre um pedestal de granito do artista Mariano Pagés.

 

Monumentos de Tango:

ao lado do shopping

 

monumentos_de_tango_14

 

Além do Paseo del Tango, a região conta com outros atrativos turísticos, como o já citado shopping Abasto – cuja fachada mantém o estilo original do antigo mercado –, restaurantes, lojas de discos especializadas e locais de souvenir relacionados ao tango.

 

 

Veja mais:

Conheça a Buenos Aires de Carlos Gardel

Almagro, o tranquilo residencial bairro de Buenos Aires

Homero Manzi: um dos berços do tango portenho

Astor Piazzolla: o reinventor do tango

Melhor show de tango em Buenos Aires? Como esoclher?

 

 

 

By | 2016-10-03T17:39:42+00:00 outubro 3rd, 2016|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMPRAS + DINHEIRO, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Monumentos de Tango em circuito temático

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.