O que fazer no Tigre: Dicas Especiais

O que fazer no Tigre

O que fazer no tigre? Pergunta comum de quem viaja a Buenos Aires. A primavera é a melhor estação para conhecer a região do Tigre, no Delta do Paraná, um lugar de natureza exuberanteO que a gente chama comumente de Tigre é só a pontinha do quinto maior delta do mundo, que se espalha por 17.500 quilômetros quadrados de área e abriga 14 mil pequenas ilhas. É também o único delta que não deságua no mar e sim em outro rio, no Rio da Prata. Venha descobrir com a gente o que fazer a partir da cidade do Tigre,  que está bem na pontinha, quase caindo do mapa!

delta parana tigre

O QUE FAZER NO TIGRE

Passeio de barco

Com tantas ilhotas, uma vez na cidade a dica número um de o que fazer no Tigre é, obviamente, um passeio pelos rios e arroios, que vão entrando por estes caminhos lindíssimos de água, ou ainda almoçar ou hospedar-se em uma das ilhas que compõem a região. Quanto mais longe, mais interessante e tranquilo. Você pode comprar seu ingresso na estação Fluvial. Várias empresas oferecem o serviço e o preço vai depender da embarcação e do tempo do passeio. Importante: a água é marrom mesmo, não pense que é sujeira!

Quem quer mais comodidade pode contratar um passeio desde Buenos Aires. A Aguiar Buenos Aires tem um tour que inclui o traslado ida e volta do seu hotel, guia brasileiro, um passeio completo na cidade e a oportunidade de passear no barco Premium, o melhor do porto. Veja AQUI o vídeo do passeio!

o que fazer no tigre

O QUE FAZER NO TIGRE

O”basicão”

Se você está indo ao Tigre pela primeira vez, além do passeio de barco aproveite para conhecer esse dúo que é o “basicão” na cidade: o Museu de Arte do Tigre (antigo Tigre Club) e o Porto de Frutos, uma graça. Se sobrar tempo, espie o curioso Museu do Mate. 

O Museu de Arte do Tigre, mais conhecido como MAT, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1979, e conta com uma coleção permanente de obras de arte classificada como argentino-figurativa dos séculos XIX e XX. O acervo divide-se, segundo temas e suportes, nas seguintes categorias: Figura, Paisagem, Natureza Morta, Sala Histórica, Escultura, Tigre, Porto e Aquisições e Doações.  Isso sem falar em sua própria arquitetura, uma história à parte.

Leia nosso post completo sobre o Museu do Tigre 

 

o que fazer no tigre museu

O Porto de Frutos é um excelente lugar para fazer uma paradinha e almoçar. Ao contrário do que diz o nome, não se restringe aos frutos. É um lugar onde você encontra de quase tudo um pouco, de móveis e objetos de decoração e utensílios de casa, até vinhos e outros produtos artesanais. Boa opção para comprar uma lembrança. No Porto de Frutos, minha dica é o  Belinda Café, em frente ao Época de Quesos. Perfeito para almoçar na primavera ou  verão! Além da comida ser super recomendada, a decoração é uma graça. Funciona de terça à sexta, das 10h às 19h, e nos fins de semana das 8h às 19h.

belinda-cafe-tigre

 

Se  sobrar um tempinho, descubra o discreto Museu do Mate, com mais dois mil objetos sobre esta paixão argentina. São cinco salas, com mates de tudo que é tipo; de madeira, plástico, vidro, casca de abóbora, lata e até de silicone. Um dos mais tradicionais e recomendados pelos entendidos é o de “calabaza” (feita com a casca de abóbora). Dizem que por ser um material poroso, ressalta mais o sabor do chimarrão. Mesmo que você não seja chegado nesta bebida, vale a pena conhecer este lugar e aprender sobre a cultura do país. Se você nem tem ideia do que seja uma cuia ou um mate, aí mesmo que você tem que ir!

museu-do-mate-o que fazer no tigre

O QUE FAZER NO TIGRE

Três lugares para comprinhas charmosas

 

Se faz tempo que você não vai ao Tigre, um aviso: há um montão de lugares charmosos para conhecer. . A gente deixa duas dicas: o distrito de arte do Boulevard Saenz-Peña, com a Tienda del Boulevard e o Mercado de Pulgas Toto e o Club Albarellos. 

Boulevard Saenz-Peña é uma mescla de várias coisas. No térreo fica há um restaurante (menu AQUI) e no primeiro piso a Tienda del Boulevard, com milhões de coisas que a gente quer comprar na hora, como sabonetes, coisas para casa e objetos vintage. Importante: não abre todos os dias! Os horários de funcionamento são de quartas a sábados, das 10h30 às 19h, e nos domingos das 10h30 às 17h.

boulevard-saenz-pena-o-que-fazer-no-tigre

gastronomia-oulevard-saenz-pena-o-que-fazer-no-tigre

Outro lugar onde você vai querer comprar tudo é o Mercado Don Toto. Um galpão onde você encontra telefones antigos, latas, relógios, sifões, rádios, louças – objetos carregados de histórias e “recuerdos”. Se você já conhece a Feira de San Telmo e o Mercado de Pulgas, este pode ser seu novo endereço para desvendar.

don-toto-o-que-fazer-no-tirgre

A passos do Boulevard está o Club Albarellos, um espaço de arte super interessante, que merece uma visita. De só uma espiada nesta foto abaixo.

club-albarellos-o-que-fazer-no-tigre

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Gostaram de nossas dicas de o que fazer no tigre? Leia mais: 

Tigre Premium: um passeio completo ao Tigre 

Rio da Prata: um mar de diversão 

Tigre: a cidade vizinha que você precisa conhecer

By |2016-11-22T10:46:19+00:00novembro 22nd, 2016|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, COMPRAS + DINHEIRO, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , , , , |Comentários desativados em O que fazer no Tigre: Dicas Especiais

About the Author:

Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há oito anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.